Saiba como o Mercado Farmacêutico Brasileiro cresceu 13,7% ao investir em tecnologia
Conheça as soluções e equipamentos Cetro que auxiliam o maior mercado farmacêutico da América Latina a aumentar sua produtividade e rentabilidade.
Uma das principais indústrias para garantia da segurança e da soberania nacional, o mercado farmacêutico brasileiro passou por diversos projetos de investimento e inovação nos últimos anos. Visto que, a pandemia de Covid-19 reforçou o papel vital da inovação na estrutura econômica e produtiva do país, segundo a InterFarma e outras entidades ligadas a indústria farmacêutica.
Além disso, a instituição, uma das principais do ramo no país, defende o avanço do investimento tecnológico e a aquisição de equipamentos e maquinários para o desenvolvimento de pesquisas no setor. Posto que, somente em São Paulo, o setor emprega, hoje, cerca de 62mil profissionais, segundo dados do relatório “A evolução da indústria farmacêutica no Estado de São Paulo” (SEADE/2022).
Nesse contexto, confira as soluções em maquinários da Cetro que estão transformando a jornada de automação da indústria farmacêutica. Bem como auxiliando na eliminação de gastos ocultos e agindo diretamente para o aumento da capacidade produtiva de laboratórios brasileiros.
O Mercado Farmacêutico Brasileiro
Em 2021, pela primeira vez na história do país, o mercado farmacêutico nacional movimentou R$ 146,7 bilhões, segundo dados do Guia InterFarma 2022. O valor representa um crescimento de 13,6% em comparação ao ano anterior, ou seja, é uma indústria em franco desenvolvimento.
Ademais, seu mais lucrativo nicho é o chamado Mercado Institucional, referente a venda para governos, clínicas e hospitais; que registrou um crescimento de 74% desde 2017. Já no Varejo Farmacêutico, em que 75% das compras são feitas pelo público final, o crescimento foi de 55% – comparando dados dos últimos quatro anos.
O processo de Start Técnico da Cetro tem como objetivo garantir a segurança e a capacidade de operação de nossos clientes, por meio de uma metodologia própria de pós-venda criada para atender às necessidades e às particularidades dos parceiros da empresa. (Créditos: Comunicação/Cetro)
Atualmente, o estado de São Paulo concentra a maior parte das indústrias farmacêuticas do país. O último levantamento do SEADE-SP aponta que a Região Metropolitana e a Região Administrativa de Campinas são as principais zonas produtivas do setor hoje.
Em contrapartida, Minas Gerais e Goiás aparecem em seguida, visto que incentivos fiscais estaduais vem atraindo diversas unidades de produção farmacêuticas de grande porte nos últimos anos. Segundo o SEADE, as unidades mineira e goiana estão ligadas especialmente a logística, a embalagem e a distribuição de medicamentos.
Com efeito, a Cetro assiste, hoje, a diversos laboratórios e arranjos produtivos do setor farmacêutico em Minas Gerais. Contando, assim, com todo o apoio da equipe de profissionais qualificados da filial de Belo Horizonte para tirar as dúvidas no processo de automação tecnológica.
É o caso, por exemplo, do Labtest Diagnóstica, cujo Supervisor de Produção Dêner Mendes pôde conhecer a matriz da empresa em Bauru. Na visita, ele encontrou, na Rotuladora de Frascos Cilíndricos em Linha, o equipamento ideal para atender suas necessidades. Como aponta Dêner, a parceria com a Cetro e a implementação de novos equipamentos vem com a expectativa de aumento da capacidade produtiva do laboratório.
Além disso, o profissional acompanhou o Processo de Entrega Técnica, em que o colaborador Webster Batista realizou a instalação plena do equipamento e auxiliou a equipe local no Start Técnico da produção. Para garantir, assim, a melhor execução do projeto.
Tecnologia e Inovação: Soberania, Segurança e Expansão
Hoje, o maior mercado de medicamentos da América Latina, o Brasil possui uma balança comercial desequilibrada e em déficit. Sendo que a maior parte das necessidades do setor são atendidas por importações, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI).
Dessa forma, pesquisas sobre a realidade atual do país, voltadas ao desenvolvimento tecnológico da indústria farmacêutica, apontam a necessidade de apoio estatal para o setor. Haja visto que as intervenções de incentivo no início dos anos 2000 não foram suficientes para romper a dependência comercial, científica e tecnológica da área.
Entretanto, atualmente, a fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos no país está em 8º lugar no ranking de pesquisa e desenvolvimento das indústrias de transformação, segundo dados do último relatório de Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC-IBGE).
Como visto, São Paulo concentra a produção econômica do setor, mas também se destaca pela organização de um sistema de arranjos produtivos ligados ao desenvolvimento farmacêutico do país. Posto que concentra unidades de pesquisa, ensino superior, indústrias, laboratórios públicos e privados e a atuante participação de startups na área da saúde. Como aponta a pesquisa do SEADE.
É o caso, por exemplo, da Myralis Pharma, que após conhecer as soluções Cetro por uma indicação, organizou uma equipe multidisciplinar com profissionais de P&D, Produção, Design e Engenharia para conhecer a matriz bauruense.
Há mais de 30 anos no setor, o Farmacêutico Industrial Zanata pôde conhecer os equipamentos da Cetro. Bem como consultar especialistas no desenvolvimento de projetos personalizados que irão atender especificamente as necessidades da Myralis.
Como resultado, da adaptação de maquinários aos produtos e matérias primas a elaboração de novas máquinas e desafios, o cliente Cetro tem ao seu lado um parceiro comprometido com a automação e o desenvolvimento tecnológico brasileiro.
Soluções e Tecnologia no Mercado Farmacêutico: FCE PHARMA 2023
Todo ano no mês de junho, empresários e produtores de todo o setor farmacêutico reúnem-se no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center para a FCE Pharma. O maior evento da área em toda América Latina reúne expositores ligados a automação industrial, a insumos e a produção química, além de representantes da área de embalagens, transporte e logística.
Por isso, a Cetro esteve na edição de 2022, apostando em dois pontos da missão central da empresa: a inovação e o investimento no pequeno e médio produtor. Com maquinários versáteis, uma equipe bem-preparada e um estande repleto de equipamentos 100% operacionais, a Cetro se destacou na exposição que reunia mais de 500 empresas do setor.
O apoio Cetro ao Mercado Farmacêutico Brasileiro
Como coloca Wallysson, da Medcenter Laboratórios, com a evolução do mercado, um empresário busca, atualmente, não só tornar-se cliente de uma empresa de soluções e tecnologia, como a Cetro. Mas também um parceiro de negócios com olho no crescimento e expansão a longo prazo. Por isso afirma: “Acredito que a Cetro torce pelo nosso sucesso e desenvolvimento a nível nacional.”
Seja na filial mineira, carioca, em nossas unidades paulistas ou, então, por meio do catálogo on-line, o empresário brasileiro tem a certeza de encontrar nas soluções Cetro o equipamento ideal para transformar sua linha produtiva.
Nesse sentido, a Medcenter contou com a assistência dos profissionais da Cetro para testar sua matéria prima na Envasadora Líquidos no Showroom de Belo Horizonte. Por meio da jornada de automação e transformação tecnológica em parceria com a Cetro, Wallysom pretende triplicar a capacidade produtiva de sua empresa, buscando o crescimento, a rapidez e um maior dinamismo.
Como visto, a Cetro é comprometida em entregar ao mercado o que há de mais inovador e disruptivo na produção de maquinários e soluções tecnológicas. Contando, assim, a todo momento, com profissionais especializados e dispostos a levar a democratização da produtividade a máxima potência.
Portanto, não deixe de conhecer os maquinários Cetro para encontrar soluções customizadas que irão atender diretamente as necessidades do seu negócio!