Acesse a Loja

Confira os dados de produtividade e tecnologia brasileira após a Crise dos Insumos e saiba como preparar seu negócio para 2023 com o apoio da Cetro.

Preocupação com a produtividade, falta de insumos e matérias-primas, alta nos preços, desorganização da cadeia de suprimentos globais. Nenhum desses fatores são novidades aos produtores e empresários de todo o mundo.

O início da normalização da Crise dos Insumos vem transformando pouco a pouco o cenário de produção mundial. Como coloca a especialista Samanta Cunha, Gerente de Política Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em síntese, o recuo na produtividade global nos últimos anos é parte do reflexo da conjuntura econômica. Uma vez que as economias do planeta estão, ao mesmo tempo, se recuperando dos efeitos da pandemia e lidando com os desdobramentos da Guerra Russo-ucraniana.

Desde o início da pandemia de Covid-19 em 2020, a indústria brasileira postulou a falta de insumos e de matérias-primas como seu principal problema. Conforme apontado pelas Sondagens Industriais promovidas pela CNI em seus índices mensais, inúmeras cadeias produtivas foram afetadas, do setor de alimentos ao de eletrônicos.

Além do impacto da crise sanitária e a guerra no leste europeu, os lockdowns na China afetaram os principais centros e rotas comerciais. Acentuando problemas de suprimento em todo o planeta, como explica a economista Samantha Cunha em análise do Índice de Produtividade da CNI.

Entretanto, um momento de crise é também um momento de inovação, inquietação e criatividade, forças motrizes do #DNACETRO. Nos últimos anos, inúmeros setores e empresários brasileiros foram auxiliados pela equipe de profissionais qualificados da Cetro. Por meio do desenvolvimento e da customização de maquinários, do Mercado Farmacêutico ao comércio de geladinhos. Empreendimentos puderam continuar ou iniciar sua jornada de automação e profissionalização.

Entenda como as embalagens conta-gotas auxiliaram o maior mercado fármaco da América Latina

Saiba como a Cetro pode auxiliar sua empresa neste novo momento do mercado global! Fortaleça sua transformação tecnológica com equipamentos capazes de otimizar seus processos produtivos e aperfeiçoar o embalo e a finalização de seus produtos.

O Mercado Global em 2022

A partir da segunda metade de 2022, a situação começou a se estabilizar com a retomada das linhas globais de suprimentos. No entanto, como aponta Paulo Picchetti, apesar do arrefecimento dos problemas nas cadeias de suprimentos, o aumento dos preços é generalizado. Como aponta o relatório “Barômetros Globais em 2022”, produzido pela FGV em parceria com o Instituto Econômico Suíço KOF da ETH Zurique.

Há de se considerar ainda a alta nos preços de energia e a pressão dos últimos anos nos mercados de trabalho na maioria dos países. Segundo o pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia Aplicada (IBRE) da FGV.

Em termos monetários, os 8 trilhões do acumulado do PIB até outubro de 2022, impulsionaram um crescimento na comparação interanual do crescimento da economia de 2,8%. Segundo dados comparativos do Relatório de Acompanhamento Fiscal, desenvolvido pela Instituição Fiscal Independente (IFI), e do relatório do Monitor do PIB da FGV. Segundo o Monitor, o bom desempenho na medição do PIB do país até o período deve-se ao Setor de Serviços e ao estímulo ao consumo.

Destaca-se que ainda não estão disponíveis os dados do mercado influenciado pelo final de ano. Entretanto, o período registra diversos fatores positivos como a alta de consumo estimulada pela Copa do Mundo, festas de final de ano, distribuição do 13º e outros.

Ainda assim, mesmo que modesto, o crescimento positivo em outubro (+0,1%) não deixa de mostrar que a economia brasileira apresenta indícios de crescimento. Segundo Juliana Trece, Coordenadora do Monitor do PIB.

Insumos e Produtividade           

A falta de insumos afeta todos os pontos da cadeia produtiva brasileira, do Agro ao comércio final. Um problema desde o início da pandemia, em 2022, a Crise dos Insumos começou a se abrandar.

No entanto, como aponta a Gerente de Política Industrial da CNI, ainda que uma melhora significativa tenha sido registrada desde o primeiro trimestre do ano. Não é possível afirmar que o problema não existe, ou que “está totalmente solucionado”. Uma vez que, como explica Samantha, a falta de insumos causa a interrupção da produção.

Portanto, sem um dos possíveis fatores que explicam o recuo da produtividade brasileira, 2022 indica uma possibilidade de queda nos índices finais de produtividade nacional. Se as expectativas do estudo de produtividade da CNIse confirmarem, este será o terceiro ano consecutivo na queda de índices.

No entanto, especialistas esperam que a depreciação deva ser inferior à registrada em 2021, quando ficou a 4% no comparativo com o mesmo período anterior. Para a pesquisa, a recuperação da produtividade nacional depende diretamente da recuperação dos investimentos. Proporcionando ao empreendedor e empresário brasileiro um ambiente de menor incerteza, para que voltem a investir.

Saiba como a nova formulação do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac-FGI) irá facilitar o investimento em inovação, aquisição de máquinas, equipamentos e outros bens!

Desafios e Melhorias no Processo de Automação

Comprometida com o desenvolvimento tecnológico brasileiro, a Cetro está presente nos mais diversos nichos e escalas produtivas. Promovendo a automação nas etapas iniciais do processo técnico, por meio de soluções manuais como a Seladora a Vácuo Portátil Minivac Cetro. Bem como nas largas linhas de automação de alta performance.

Banner da Campanha “Seu Negócio Novo” da Cetro, promovida para auxiliar produtores brasileiros a encontrarem maquinários e aumentar sua produtividade.

Campanhas comerciais como “Seu Negócio Novo, facilitam a busca de empresários e empreendedores brasileiros por maquinários que transformam a realidade de um negócio. Afinal, leva-se em consideração a importância do processo transformativo que um bom equipamento traz a um negócio. Seja otimizando o trabalho de um empreendimento caseiro ou de uma empresa com dezenas de trabalhadores.

Aperfeiçoar uma linha produtiva implica diretamente em facilitar a vida, o trabalho e o dia a dia de milhares de pessoas.

Banner da Campanha “Seu Negócio Novo” da Cetro, promovida para auxiliar produtores brasileiros a encontrarem maquinários e aumentar sua produtividade.

Sejam maquinários Para Começar proporcionando o melhor investimento pelo melhor preço. Equipamentos Para Crescer Com Força, apresentando máquinas com garantia e assistência técnica. Ou ainda, Linhas de Produção Completas, desenvolvidas para projetos de alta performance.

Direto de Ibaté, São Paulo, o empresário José Peruchi é um dos inúmeros produtores brasileiros que contam com maquinários Cetro para otimizar a produção. No ramo da apicultura desde 1985, o empresário vem expandindo sua linha produtiva, abarcando novos mercados e produtos. Do mel in natura em bisnagas para venda em mercados ao própolis em spray para o venda em farmácias.

“A gente embalava (os produtos) em balancinha, na mão, tudo com muita dificuldade. A gente resolveu procurar uma empresa que pudesse fornecer o que há de melhor, para se envasar e rotular. E aí que a gente conheceu a Cetro.”
José Peruchi, Néctar Ibaté.

Como explica Peruchi, o processo que era realizado unidade a unidade, da pesagem ao rótulo, hoje, trabalha com maquinários Cetro como a Rotuladora de Frascos Cilíndricos. Equipamento que une alta tecnologia à praticidade, por meio de processos automáticos contínuos de fácil operação. Para o apicultor, a diferença está na prática! Uma vez que, com o apoio da Cetro, seus produtos terão mais valor e irão para o mercado com qualidade e aparência melhoradas.

A Conjuntura Internacional e a Realidade Brasileira

Como empresa meio, a Cetro é responsável pelo desenvolvimento de inovações e tecnologias que atuam diretamente no aumento da produtividade e competitividade de inúmeros mercados. Trazendo à realidade os sonhos e anseios de empreendedores brasileiros, por meio de equipamentos eficientes que atuam para a democratização do acesso tecnológico.

Como coloca o Superintendente de Desenvolvimento Industrial da CNI, o aumento da competitividade industrial do país passa por uma maior integração à rede de comércio internacional. No entanto, como ressalta Renato Fonseca, existem diversos tipos de integração, sendo necessário acompanhar, medir e conhecer como o Brasil se relaciona com o resto do mundo.

Para o economista, é necessário que o país trabalhe com políticas de competitividade para se inserir no mercado internacional com um número maior de exportações. Para se destacar neste meio, é necessário, por exemplo, estar em conformidade com práticas de governança e sustentabilidade (ESG) internacionais. Assumindo compromissos como o uso de energia limpa e renovável utilizada na matriz da Cetro.

Ademais, de norte a sul do país, equipamentos Cetro, como o Datator Inkjet, auxiliam no processo de competitividade e desenvolvimento produtivo nacional. Soluções utilizadas, tanto no interior paulista, no empreendimento de apicultura de José Peruchi; quanto no Rio Grande do Sul!

Como exemplo, confira o teste de datação dos produtos de uma empresa gaúcha realizado na matriz bauruense da Cetro. Os testes de verificação da eficiência dos equipamentos Cetro demonstram a versatilidade dos maquinários da empresa. Levando adiante o compromisso em proporcionar a melhor jornada de compra possível.

Aproveite o vídeo e conheça mais sobre este maquinário capaz de se adaptar a diferentes superfícies, sejam planas ou com curvas cilíndricas. Esta solução é recomendada para empresas com alta demanda de produtividade ou em constante crescimento. Podendo ser utilizada em conjunto com outras máquinas em linhas de produção.

A Confiança e a Produtividade do Mercado

Uma pesquisa do Sebrae-SP aponta que 1,95 milhão de pequenos negócios paulistas serão beneficiados pelas vendas de final de ano. Segundo a entidade, cerca de 44,6% das micro e pequenas empresas (MPEs) e 60,7% dos microempreendedores individuais (MEIs) acreditam que as vendas serão melhores que 2021. Questionados a respeito das perspectivas de vendas para o final de 2022:

44,6% são otimistas;
28,8% esperam faturamento igual a 2021;
18,8% estão pessimistas;
7,8% não souberam opinar.

Fonte: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP)

A projeção analisou respostas de 33,3% das MPEs (674 mil) e 57% (1,28 milhão) dos MEIs paulistas. Marco Vinholi, Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, ressalta que a movimentação do fim de ano exige planejamento e organização dos empreendedores e autônomos.

Acompanhar o otimismo e a confiança das MPEs é necessário para analisar os possíveis desdobramentos econômicos para 2023. Uma vez que, como aponta Marcelo Azevedo, Gerente de Análise Econômica da CNI, empresários confiantes tendem a aumentar as contratações, produzir mais e investir.

No quesito produtividade, Samanta Cunha é taxativa: a variável é peça-chave para o crescimento sustentável da produção empresarial. Uma vez que é um dos mais importantes aspectos de análise para a garantia de um desenvolvimento econômico a longo prazo. A conta é simples, beneficiando todas as partes do processo produtivo, “a empresa mais produtiva consegue reduzir custos, obter maiores lucros e, portanto, pagar melhores salários”. Explica a economista.

Em contrapartida a queda dos índices atuais de confiança, portanto, é necessário levar em conta a perspectiva a longo prazo. Especialmente a capacidade de desenvolvimento e investimento por meio de dados como os de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF).

Como demonstra o gráfico da Taxa de Investimentos, produzido pelo IBRE, o índice de investimento de outubro de 2022 foi de 20,6%. Este resultado apresenta uma taxa acima do registrado na média mensal. Considerando o período desde 2000 e a média a partir de 2015.

Índice de produtividade de investimento, desenvolvido pelo IBRE para o Relatório de Monitoramento do PIB.
(Fonte: Monitor do PIB – Dezembro de 2022/ FGV IBRE)

Conte com a Cetro!

Por fim, conte com os profissionais e colaboradores da Cetro para auxiliar seu processo nesta busca por produtividade e profissionalização!

Afinal, como coloca Josefher Rodrigues, vendedor da matriz da empresa: “Você também pode vir aqui, trazer os seus produtos, testar nosso equipamento e fazer uma compra segura!”


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, as entrevistas e as produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *