Acesse a Loja

Aproveite o crescimento nas vendas de panetones neste final de ano e invista em inovação com as Seladoras com ATM da Cetro!

Final de ano é tradicionalmente o período de produção e distribuição de um item clássico para as festividades: o panetone. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), cerca de 33 milhões de lares brasileiros consomem, em média, dois panetones por ano.

Esse dado mostra a importância desse produto para a indústria de alimentos e a economia do país no período. “É uma categoria que movimenta milhões e alcança milhares de lares em todo o Brasil, gerando empregos e contribuindo para o nosso desenvolvimento econômico”, afirma Claudio Zanão, Presidente-executivo da Abimapi em entrevista à entidade.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o panetone é um produto fermentado preparado obrigatoriamente com farinha de trigo, açúcar, gordura, ovos, leite e sal. Com ou sem uva-passa, frutas cristalizadas ou lascas de chocolate, essa iguaria é um elemento essencial nas mesas de muitos consumidores durante as festividades de final de ano.

Dentro desse mercado, independentemente do porte da empresa, a inovação e a criatividade são fundamentais para quem deseja se destacar da concorrência. Nesse sentido, aproveite as oportunidades de crescimento e invista em maquinários especializados para otimizar as embalagens de panetones!

Fortaleça sua jornada de transformação com o apoio da Cetro e aproveite os benefícios de maquinários como as Seladoras com ATM! Equipamentos ideais para aprimorar a apresentação e a aparência dos produtos, preservando as características dos alimentos.

Com o auxílio de profissionais e soluções Cetro especializados em otimizar empreendimentos das mais diferentes escalas produtivas – embarque no aumento de vendas de panetones e eleve sua marca neste final de ano!

Em 2022, o faturamento do mercado de panetones no Brasil chegou a R$ 806 milhões, com a venda de 48 mil toneladas de produtos. Para o período sazonal – de novembro de 2023 a janeiro de 2024 – com a queda da inflação e o aumento do poder de compra, a perspectiva é que a categoria cresça cerca de 5% em faturamento e 3% em volume de vendas, pontua Zanão.

A venda de panetones como presente e em atacarejos foram os destaques da pesquisa da entidade, graças às variadas e diferenciadas opções do mercado. O panetone como presente mostrou um crescimento em volume de 3,4%, o que representa mais de 1/3 do volume disponível para vendas, aponta a associação.

Em relação aos perfis de compradores, o estudo destaca os lares com indivíduos independentes e os monoparentais. Juntas essas categorias representam ainda 67,4% da população presenteada com panetones.

Esses números são reflexos do esforço da indústria, que inova em sabores e embalagens personalizadas todos os anos. Entretanto, explica Zanão, o formato tradicional sem recheio ou cobertura continua a liderar o mercado por ser uma opção com bom custo-benefício.

O panetone tradicional representa 87,7% do volume comercializado no Brasil, sendo a versão de frutas a mais produzida da categoria, representando 53,9% em 2023 – afirma a Abimapi. Já os recheados correspondem a 12,1% do volume, com a versão trufada sendo a mais relevante (33,7%), seguida pelos panetones de chocolates (21,5%).

Não fique de fora dessa oportunidade de vendas e crescimento! Conheça a Seladora Automática Contínua com ATM, um equipamento completo que sela e data de forma contínua!

Realizando a injeção de atmosfera modificada (ATM), ela se adequa às necessidades de diferentes linhas de produção. No caso dos panetones, a ATM contribui para o aumento do shelf life, mantendo as propriedades naturais do alimento.

A indústria de alimentos investe constantemente em tecnologias de conservação, a fim de agradar um consumidor cada vez mais exigente e atento a aspectos como textura, sabor, aroma, cor e valor nutricional das mercadorias. Por isso, um elemento chave nessa jornada é a embalagem.

Nesse sentido, as finalizações com atmosfera modificada são um ótimo exemplo de inovação. Com a retirada de oxigênio e a inserção de diferentes gases – conforme explica o Food Connection, a embalagem com ATM trabalha como um inibidor bacteriológico, impedindo o crescimento de microrganismos nos alimentos.

Desenvolvido com foco não apenas na conservação do produto, mas também na manutenção da qualidade e do aspecto fresco, esse processo de embalo têm recebido cada vez mais atenção. Afinal, embalagens com ATM mantêm a crocância e as características naturais de produtos – como o panetone – minimizando o uso de conservantes.

Na Cetro, você encontra Seladoras com ATM para diferentes demandas, como o modelo Industrial com Bico de Sucção e ATM CNVS 600! Essa Seladora Automática otimizará a produtividade de seu negócio, garantindo, simultaneamente, um acabamento premium e a extensão da vida útil de seus panetones.

Entre em contato com um especialista, marque uma visita ao Showroom mais próximo do seu empreendimento e confira, na prática, as vantagens desse investimento!

Uma empresa especializada no desenvolvimento de maquinários e tecnologias, na Cetro, além dos equipamentos a pronta entrega, o cliente conta com um time de colaboradores qualificados e prontos para atender demandas específicas.

Torne seu objetivo produtivo realidade com o apoio da Cetro! Acesse o Portal da empresa e confira o portfólio completo de soluções disponíveis para transformar sua produtividade. Seja na matriz em Bauru ou nas filiais belo-horizontina, paulistana e carioca – a Equipe Cetro está pronta para solucionar as mais diversas carências do mercado de panetones!


tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *