Frutas desidratadas: agregue valor às embalagens com a Cetro!
Profissionalize sua produção de frutas desidratadas apoiando-se nos processos de embalo eficientes e seguros dos equipamentos Cetro!
Empreendedores do ramo alimentício precisam conhecer as diferentes cadeias produtivas de seu segmento para identificar as possibilidades de crescimento no setor. O mercado de frutas desidratadas, por exemplo, mesmo pouco explorado por produtores, apresenta tal diversidade comercial que, ao longo dos anos, tem demonstrado um grande potencial, conforme dados da Mordor Intelligence.
As frutas desidratadas, também chamadas de secas, são definidas como o produto obtido após a perda parcial de água de frutas maduras, inteiras ou em pedaços, possibilitando a permanência de no máximo 25% de umidade – explica o estudo “Produção de frutas desidratadas: estado atual, procedimentos e perspectivas futuras” (Revista Científica Semana Acadêmica).
Além disso, o estudo “Viabilidade técnico-econômica da instalação de uma unidade industrial de desidratação de frutas” (Unisul) afirma que as técnicas de desidratação são empregadas para melhorar a estabilidade dos alimentos através da diminuição da água. Dessa forma, é possível minimizar reações químicas e enzimáticas, reduzindo problemas microbianos e melhorando a conservação das frutas, relato o artigo.
O estudo ainda ressalta que a produção de frutas desidratadas é uma alternativa para o melhor aproveitamento dos excedentes da fruticultura, agregando valor ao produto com baixo investimento e possibilitando a geração de novos empregos. Por isso, para aumentar o valor de seu negócio, é importante que o empreendedor invista em maquinários que otimizem seus processos produtivos e tragam qualidade a suas mercadorias.
Com o apoio da Cetro, o empresário brasileiro encontrará o equipamento ideal para transformar sua produção de frutas desidratadas com segurança e, assim, atender as principais demandas de seu negócio para você se destacar da concorrência!
A produção brasileira de frutas
A fruticultura nacional, além de valorizar a riqueza vegetal e cultural do país, preserva a biodiversidade, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento regional. Afinal, conforme afirma a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a produção brasileira de frutas ultrapassa 41 milhões de toneladas anuais, ocupando em média 2,6 milhões de hectares.
A região Sudeste, por possuir microrregiões com clima e relevo variados, aponta o CNA, cultiva tanto frutas de clima temperado quanto as tropicais, o que a torna a maior produtora do segmento com 51% da produção nacional.
Em contrapartida, o Nordeste, segunda principal região produtiva, responsável por 24% da produção nacional, possui um diferencial. Englobando os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Piauí, o território é líder em inovação tecnológica na fruticultura no Brasil, ressalta o CNA.
Além disso, em 2021, a atividade frutícola empregou 193,9 mil trabalhadores formais, um aumento de 9% em relação ao ano de 2020. Esse número corresponde a 11,5% do total de postos de trabalho na agropecuária, segundo dados da entidade.
Com inúmeros territórios produtivos, a Fruticultura Brasileira vem desenvolvendo grande papel na indústria internacional. Clique e confira!
Por isso, seja para escalar sua produção ou iniciar um empreendimento, na Cetro, você encontra o equipamento ideal para transformar o embalo de diferentes produtos da cadeia produtiva da fruticultura nacional!
A Seladora a Vácuo CCVS 300 T M, por exemplo, foi desenvolvida para embalar mercadorias que ficarão armazenados em refrigeradores e freezers por longos períodos. Além disso, ela remove efetivamente o ar da embalagem e mantém o frescor do alimento selado cinco vezes mais que um método de preservação convencional.
O mercado de frutas desidratadas
Um estudo realizado pela Technavio, líder global em pesquisa e consultoria de tecnologia, mostrou que o mercado global de produtos desidratados cresceu em torno de 6% entre 2018 e 2022. O número pode ser explicado pela procura das pessoas por alimentos de fácil e simples consumação, aponta o relatório.
Por isso, muito além do aumento na venda de alimentos desidratados por serem produtos prontos para consumo imediato, o livro “Brasil Food Trends 2020” (ITAL) aponta para a busca dos consumidores por opções mais saudáveis.
Nesse sentido, o estudo da Unisul destaca que o consumo de frutas desidratadas se relaciona com a demanda crescente por produtos sem adição de conservantes químicos. Além disso, são alimentos compactos, simples de manipular e transportar, e possuem alto valor nutricional concentrado – afirma a pesquisa.
Outro fator relevante está em sua baixa umidade que, por consequência, aumenta a estabilidade da fruta, ou seja, garante maior vida útil, explica o artigo da Unisul. Por isso, aproveita essa oportunidade comercial e invista no shelf life de seu produto com Seladoras especializadas!
Acesse o site da Cetro e confira as informações técnicas das soluções que ajudam empreendedores das mais diversas escalas de produção a transformarem a qualidade de suas mercadorias – sejam maquinários iniciais de bancada ou projetos customizados conforme as necessidades específicas dos produtores.
Dada a variedade de insumos da cadeia produtiva da fruticultura nacional, a Seladora a Vácuo de Bancada VAC-PRO CCVS 240 B mostra-se o equipamento ideal para elevar a produtividade do setor! Não só pela alta eficiência e versatilidade operacional, mas também por garantir agilidade e segurança na selagem das mercadorias.
Afinal, ela melhora a apresentação e a aparência das embalagens de frutas desidratadas, por exemplo, facilitando a exposição para venda, reduzindo o espaço ocupado na armazenagem e eliminando o risco de contaminação por manuseio. Confira!
Diferenciação: embalagens para produtos desidratados
Além das funções tradicionais de proteção, conservação, transporte e fornecimento de informações das embalagens, as frutas desidratadas devem ser acondicionados em recipientes que constituam verdadeiras barreiras. Assim, será possível garantir a excelência em proteção contra fatores ambientais, microrganismos e ações mecânicas – ressalta o estudo publicado na Revista Científica Semana Acadêmica.
Atualmente, segundo o artigo, existem diversas opções de embalagens para os produtos desidratados, como as embalagens a granel, normalmente utilizadas como recipientes primárias, além das embalagens a vácuo ou com atmosfera modificada, passiva ou ativa.
Especializada na selagem a vácuo tanto de embalagens gofradas quanto lisas, a PROPACK+ CPVS 400 R da Cetro possui dois mecanismos de retirada de ar, realizando o processo por bico de sucção ou por uma cavidade de vácuo.
Outro exemplo de inovação é a Seladora de Bandejas com Molde Customizável CMSM T-170 T, um maquinário amplamente utilizado para preservar o sabor, a aparência e o visual dos alimentos com uma vedação hermética e simples. Ela pode ampliar a produtividade do seu negócio de frutas desidratadas ao realizar os processos com muita agilidade e segurança.
Além disso, essa solução Cetro é portátil e ideal para trabalhos em bancada. Acompanhe, abaixo, o funcionamento da Seladora de Bandejas e veja como esse maquinário pode transformar o seu empreendimento!
Aperfeiçoe sua produção com a Cetro!
Visando democratizar o acesso à tecnologia e às inovações em maquinários, dos empreendedores iniciais ao grande empresário – explica Léo Mello, fundador e CEO da Cetro – todos irão encontrar soluções para o seu negócio no portfólio da companhia!
Na linha de soluções para dosagem, por exemplo, o produtor de frutas desidratadas pode se apoiar tanto na Dosadora de Balança Semiautomática CSDM W-1000 T – indicada para médias produções – quanto na Empacotadora Pneumática para garantir uma alta produtividade ao negócio!
Além dos maquinários a pronta entrega, o parceiro Cetro conta com uma equipe de colaboradores especializada em atender demandas específicas, desenvolvendo projetos e soluções customizadas e inovadoras. Então, se você tem um objetivo produtivo, da dosagem de produtos as mais diversas etapas, e não consegue enxergar como atingi-lo, entre em contato com a Cetro!
Faça como o Sr. Serafim e marque uma visita a um dos Showroons Cetro – na matriz em Bauru ou nas filiais paulistana, carioca e belo-horizontina. Confira na prática a eficiência e os benefícios das soluções Cetro para a cadeia produtiva de frutas desidratadas!