Acesse a Loja

Conseguir melhorar a durabilidade e tornar os alimentos frescos por mais tempo é um desejo que faz parte da vida de donos de restaurantes, supermercados, padarias e até mesmo quem apenas cozinha em sua própria casa.

O fato ajuda bastante a economizar, pois as compras rendem e há menos prejuízo. Neste artigo, você vai aprender algumas dicas que irão ajudar a manter os alimentos mais frescos. Confira!

Embalagem a vácuo

Os produtos armazenados em embalagens a vácuo são aliados da indústria alimentícia. Afinal, vale a pena citar seus benefícios como a praticidade para o consumidor, maior conservação do alimento e a rentabilidade para a empresa.

Portanto, se você trabalha com manipulação de alimentos entende a importância de tomar cuidados no condicionamento dos produtos. Por isso, leve em conta fatores como a perecibilidade e qualidade do alimento que é levado à mesa.

Proteínas, por exemplo, sofrem com a perda de suas propriedades quando entram em contato com o ar. Isso acontece devido à proliferação de microrganismos capazes de produzir fungos, responsáveis por diminuem consideravelmente o prazo de validade dos alimentos.

Confira 10 benefícios da seladora a vácuo

Por que embalar a vácuo?

Um produto embalado a vácuo é garantia de qualidade e segurança para o consumidor. Dessa forma, é responsabilidade do fornecedor do alimento garantir que o produto chegue intacto para o consumo, agregando mais benefícios à saúde.

Mas alguns alimentos demandam atenção durante o tratamento e conservação. Pois ao utilizar uma embalagem a vácuo, o produto está protegido contra a perda de características únicas.

Por isso, técnica é uma ótima aliada, principalmente para alguns tipos de produtos e formas de cozimento. Afinal, os alimentos embalados a vácuo se mantém em perfeito estado por mais tempo.

Como utilizar uma seladora a vácuo? 

Dicas para manter alimentos frescos

1. Papel toalha no alface

Intercale algumas folhas de alface com papel-toalha e coloque-as em um pote dentro da geladeira. O contato do alimento com o papel ajuda a absorver a sua umidade, o que evita que ele murche com mais rapidez.

2. Separe a maçã

Você sabia que as maçãs acabam “soltando” um gás etileno que é prejudicial para os outros alimentos? Caso fiquem em contato ou muito próximos, acabam estragando com mais facilidade. Por isso, na hora de armazenar as maçãs, deixe-as longe de outras frutas ou da fruteira. Coloque-as em um saco plástico para manter os outros alimentos frescos por mais tempo.

3. Não separe as bananas

Ao comprar um cacho de banana e colocar em sua fruteira, não as separe. Isso ajuda a proteger o alimento e evita que fiquem escurecidas em pouco tempo. Outra dica é embrulhar os “talos” que unem o cacho com um papel plástico-filme, o que fará com que a entrada de ar seja bloqueada, aumentando a validade do alimento.  

4. Utilize a selagem dos alimentos

Guardar os alimentos frescos em plásticos selados a vácuo ajuda a fazer com que durem mais, retirando todo o ar da embalagem. Isso ajuda a proteger também contra bactérias e outros microrganismos.

5. Use papel-alumínio para o salsão

Faça o salsão durar mais usando um papel-alumínio para embrulhá-lo. O efeito ajuda a eliminar os gases que podem estragar o alimento.

6. Limpe a geladeira e dispensa!

Realizar uma limpeza na geladeira e na dispensa semanalmente evita que alimentos estragados possam contaminar outros — ou até mesmo a ingestão acidental daqueles que já passaram do prazo de validade.

Alimentos frescos: atenção aos sinais

É muito importante prestar atenção aos sinais que os alimentos dão para mostrar que estão estragados. Além de sempre checar e respeitar a data de validade, você pode analisar aspectos físicos, como o odor, textura e, em último caso, sabor.

Quando falamos sobre carnes, a cor do alimento tem muito a dizer. Caso note cores em tons cinza ou esverdeado, não pense duas vezes e descarte! Ovos crus podem ser notados ao colocá-los em um copo com água. Caso ele flutue, significa que está estragado.

A melhor solução

A embalagem a vácuo confere manutenção da texturasaborcor e frescor aos alimentos, com perda mínima de nutrientes, se comparada a outros tipos de embalagens.

Mas é fundamental que se observe as condições de higiene, temperatura ambiente e temperatura de refrigeração. Lembrando que, para determinados alimentos, mesmo embalados a vácuo e congelados, podem apresentar alterações de textura e sabor além de oxidação.

A Cetro oferece soluções completas para todos os itens necessários para organizar seus alimentos, como equipamentos para selar a vácuo e também embalagens próprias para o preparo que atendem todas as certificações internacionais de qualidade.

Acompanhe o Blog da Cetro para conhecer outras técnicas de conservação de alimentos e equipamentos que podem aumentar a produtividade da sua cozinha.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *