Acesse a Loja

Entre a produção e a comercialização, aproveite os benefícios da Cetro para o Mercado de Lubrificantes Industriais em 2023!

Otimizar, aperfeiçoar e aprimorar diferentes processos produtivos é a meta de toda empresa e indústria. Seja a de lubrificantes industriais ou então a de biscuit. No entanto, em relação aos trabalhos e produtos desenvolvidos por segmentos da chamada Industria Meio, o cenário se transforma.

A maior parte dos produtos, inovações e transformações tecnológicas produzidas neste setor são voltadas, não para o consumidor final, mas para a indústria em si. Por isso, é necessário analisar as repercussões produtivas de uma empresa a outra, destacando as conexões. Uma vez que em segmentos como o setor alimentício, a maior parte das inovações têm início em outros setores produtivos.

Ademais no caso dos lubrificantes industriais, a situação não é diferente. Haja visto a importância do item para a produtividade dos mais diversos maquinários e equipamentos utilizados diariamente. Portanto, há de destacar sua presença e importância para a operação de máquinas em diferentes indústrias.

Por isso, conheça o Mercado de Óleos Lubrificantes Industriais brasileiro e o seu impacto na produtividade nacional! Da mesma forma, aproveite e confira as soluções Cetro disponíveis para o setor. Por fim, saiba como a otimização produtiva faz parte de todo segmento industrial.

De que se tratam os lubrificantes industriais?

De modo objetivo,quando uma superfície desliza sobre a outra, há sempre algum tipo de resistência ao movimento. Assim a redução deste atrito é realizada por toda e qualquer substância que atue como lubrificante, seja ela sólida, líquida ou gasosa.

A explicação é do órgão regulamentador máximo no Brasil, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Primordialmente responsável pela fiscalização “do poço ao posto”. Ou seja, de mais de 125 mil empresas ligadas a prospecção e manipulação de petróleo e gás natural em todo território brasileiro.

Ademais, a necessidade de encontrar parceiros confiáveis para a jornada de transformação tecnológica e a otimização produtiva é um dos desafios de toda indústria. Da pré-produção a logística reversa. No Setor de Lubrificantes Industriais, a situação não seria diferente.

Por isso, os profissionais da Cetro desenvolvem equipamentos capazes de auxiliar a lógica produtiva deste Setor Meio. Seção produtiva tão importante para o dia a dia do país. Aprofunde seu conhecimento sobre este setor e encontre as máquinas Cetro que irão auxiliar o aperfeiçoamento de seu negócio.

Antes de tudo fiel ao compromisso de democratizar o processo tecnológico brasileiro. A Equipe Cetro está à disposição para auxiliar e promover a melhor jornada de otimização produtiva. Facilitando o trabalho e a vida de pessoas por todo o país com os maquinários padronizados e personalizados. Seja para envase, selagem e outros processos de embalo que atentem as diferentes escalas e nichos produtivos brasileiros. Ou ainda por meio de projetos adaptados especialmente para o Mercado de Lubrificantes Industriais.

Conheça os equipamentos Cetro responsáveis por transformar sonhos em realidade, otimizando produções pelos quatros cantos do país. Maquinários como a Envasadora de Pastosos Automática em Linha NR12 ou então a Envasadora de Pastosos Automática em Linha com 8 Bicos da Cetro. Facilite seu dia a dia com linhas de produção completas que podem auxiliar seu trabalho com óleos lubrificantes industriais! (Créditos: Comunicação/CETRO)

Sejam maquinários Para Começar proporcionando o melhor investimento pelo melhor preço. Equipamentos Para Crescer Com Força, apresentando máquinas com garantia e assistência técnica. Ou ainda, linhas de produção completas, desenvolvidas Para Projetos de Alta Performance. Conte com a Cetro em seu processo de elevação e produtividade!

Cadeia de Valor e Soberania Produtiva

Como visto anteriormente, lubrificantes são substâncias que auxiliam na diminuição do atrito entre diferentes superfícies. Consequentemente, diminuem o desgaste dos mais diversos maquinários e equipamentos utilizados na indústria.

O óleo básico é o componente principal de um óleo lubrificante, segundo a ANP. Este produto base pode ter original mineral (seja do primeiro refino ou rerrefino), sintética ou ainda vegetal, segundo o órgão regulador. A agência explica ainda que aparte às características bases, cada óleo apresenta propriedades conferidas pelos aditivos adicionados a cada composição. De acordo com as suas funcionalidades. Entre funções promovidas pelos aditivos, se destacam:

– A redução de atritos e desgaste;

– A troca de calor;

– A proteção contra a corrosão;

– A transmissão energética (fluídos hidráulicos);

– A refrigeração.

De acordo com a pesquisa “Riscos Corporativos na Cadeia de Valor: Impactos da Guerra Rússia/Ucrânia Sobre a Distribuição de Lubrificantes Automotivos no Brasil”. Cerca de 48% do óleo básico utilizado pelas indústrias nacionais é proveniente de importação.

De acordo com dados da ANP, dentre a produção nacional cerca de 34% são produzidos pela Petrobras. Uma vez que a empresa detém ao monopólio da produção de óleo básico no país. O restante da demanda de matéria-prima é atendido por meio de empresas especializadas em rerrefino, processo de reciclagem de óleo já utilizado.

A Conscientização Ambiental no Setor

Outro destaque do setor é o desenvolvimento de técnicas da chamada “logística reversa”. Modelo de organização estratégica cujo foco é a redução de resíduos que seriam descartados. Bem como prolongar o ciclo de vida de tais produtos, direcionando-os às fases iniciais da cadeia. Conforme explica a “Análise do Panorama da Logística Reversa no Brasil em Termos de Óleos Lubrificantes”.

A importância do cumprimento da legislação vigente, é destacada pelos pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Uma vez que a documentação é ratificada pela ANP. Visto que o óleo é classificado como resíduo perigoso, é necessário fomentar a conscientização da sociedade para o descarte consciente e responsável. Incentivando, por exemplo, a amplificação de pontos de coleta de óleos lubrificantes industriais já utilizados.

A pesquisa destaca ainda a necessidade de políticas públicas e empresas responsabilizarem-se pelo fornecimento de recursos para minimizar os impactos ambientais dessa atividade. Afinal, é por meio da parceria entre práticas de governança e sustentabilidade (ESG) internacionais que o país fortalecerá sua posição na rede de comércio global. Assumindo compromissos como o uso de energia limpa e renovável estabelecido pela Cetro.

Como aponta o estudo citado acima, o sistema de logística reversa é, hoje, um dos tripés do processo de sustentabilidade. Configurando, de acordo com os pesquisadores, “um importante instrumento para o desenvolvimento econômico e ambiental do país”. Possibilitando, entre os benefícios diretos, a redução no custo de fabricação de novos produtos, além da diminuição da extração de matéria-prima da natureza.

Saiba mais sobre o compromisso Cetro com práticas e metodologias ESG e como isso irá beneficiar os parceiros e clientes da empresa.

Em conclusão, o comprometimento da Cetro com a constante busca por melhorias, passa por desenvolver maquinários capazes de lidar com as necessidades sustentáveis da Indústria de Lubrificantes. Compartilhando, com cada cliente, os frutos da produção tecnológica do que há de mais inovador no mercado. Por fim, mostrando na prática como a preocupação em oferecer a melhor experiência ao cliente transforma o dia a dia da empresa.

Mercado e Produção de Lubrificantes Industriais no Brasil

Atualmente, a Agência Nacional atua diretamente da legislação ao desenvolvimento de metodologias de coleta. Uma vez que, após o uso, explica a pasta, o óleo sofre deterioração e perde suas propriedades, até passar por um novo processo transformativo.

No entanto, ao tornar-se resíduo o óleo industrial abre um novo leque de possibilidades produtiva, com a destinação deste óleo para a logística de rerrefino. Por isso neste processo, a ANP atua como órgão regulador. Estabelecendo requisitos mínimos de caráter técnico, econômico, contábil e de controle de produção dos óleos básicos rerrefinados. Produto que responde por acerca de 18% dos lubrificantes industriais do mercado brasileiro.

Como aponta a pesquisa de Daniel Winter Fernandes. O Mercado de Lubrificantes possui baixa diferenciação de produtos. Por isso, infere-se que a qualidade do serviço logístico influencia diretamente no processo de satisfação e escolha dos clientes.

A tese reforça esta lógica, fortalecendo o aspecto primordial da busca pela satisfação dos clientes para produtores e fornecedores de óleos lubrificantes. No entanto, aponta também a importância do investimento na qualidade das informações disponibilizadas aos consumidores.

Conhecida como estratégia de diferenciação, esta tática de competitividade está ligada aos Processos de Inovação de Marketing. Tendo como foco atender as necessidades e anseios do consumidor. Além disso podendo, segundo o estudo, “auxiliar na busca por retornos financeiros mais elevados”.

Acesse nossa matéria sobre valor agregado e saiba como otimizar seus produtos com o apoio das soluções Cetro

As pesquisadoras da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Ana Paula Avellar e Luciana Carvalho explicam ainda que aquele que investem nesta tática de comercialização está apostando diretamente em Marketing.

Dessa forma, ultrapassar “a barreira do comum e do já existente”, em busca de vantagens competitivas, têm como um dos pilares processuais a inovação. Especialmente para empresas que estão em busca de diferenciação no mercado para manter-se à frente de seus concorrentes. Como explica o artigo “Inovação como Vantagem Competitiva na Indústria Alimentícia”.

A importância de Estratégias Competitivas em meio à Crise de Insumos

A ruptura do fornecimento global de matérias-primas e a subsequente alta dos preços, chamada de Crise dos Insumos, afetou diretamente o Setor de Óleos e Lubrificantes Industriais. A situação já instável foi somente agravada pelas oscilações das rotas de comércio internacionais, após o início da Guerra Rússia-Ucraniana.

O processo foi ainda mais brutal em mercados especializados, como o de lubrificantes de óleos automotivos. Visto que a quebra do fornecimento dos óleos provenientes de importação levou ao desabastecimento do produto durante momentos do segundo semestre de 2020. Explica o pesquisador Fabiano de Andrade Caxito.

Processos de inovação e transformação tecnológica são uma das bases de sobrevivência em momentos de crise. Um processo global de quebra das cadeias e rotas comerciais, afeta as mais diversas indústrias e núcleos produtivos. Como foi o episódio da Crise de Insumos. No Brasil, por exemplo, empresas do Setor Farmacêutico adaptaram-se a novos formatos de embalagem. Visando contornar altas de mais de 123% em certos itens de embalo.

Nesse sentido, para atender as necessidades especificas de cada segmento produtivo, a Equipe de profissionais da Cetro desenvolve projetos personalizados. Seguindo seu compromisso com a transformação tecnológica e entregando, assim, serviços e maquinários únicos, competitivos e ideais para cada carência produtiva.

Entenda como as embalagens conta-gotas têm auxiliado o maior mercado farmacêutico da América Latina. E saiba como empresários tem otimizado suas linhas de produção com maquinários Cetro

É possível também encontrar equipamentos capazes de atender as necessidades de diversos produtos e nichos produtivos. A Seladora Automática de Indução, por exemplo, torna o processo de embalagem mais rápido e eficiente. Ela promove uma vedação e selagem a prova de vazamento e ferrugem que prolonga o tempo de conservação. Auxiliando empresas como a SAS Indústrias e Comércio, cujo teste você confere no vídeo abaixo!

Auxiliando no desenvolvimento de uma linha de produção otimizada e ágil, este equipamento Cetro promove a vedação ideal para produtos que necessitam de selos higiênicos. Item exigido em indústrias como a de fármacos, de alimentos e de cosméticos.

A Jornada Cetro: do teste ao suporte pós-vendas

O processo de atendimento e auxílio tecnológico da Cetro tem como norte o desenvolvimento da melhor experiência de compra aos parceiros e clientes da empresa. Consequentemente, além da concepção e customização de equipamentos capazes de atender o mercado nacional, a Equipe Cetro proporciona uma jornada completa da pré-venda ao pós-venda.

Isto posto, dentro do atendimento ao Setor de Lubrificantes Industriais, é possível, portanto, encontrar os mais diversos equipamentos Cetro voltados ao setor. Desde Seladoras, Automáticas ou Manuais; a maquinários adaptados como as Rotuladoras Automáticas da Cetro.

Ademais, do outro lado do processo de aquisição, na área de pós-vendas, a Cetro disponibiliza tutoriais e assistência remota. Visando garantir o melhor processo de manutenção preventiva. Reconhecendo a importância da prevenção de falhas e defeitos em componentes de máquinas em geral, sejam elas industriais, automotivas, hidráulicas ou outras.

O parceiro Cetro pode contar com profissionais especializados para realizar a troca de óleo em maquinários como a Seladora a Vácuo DZ 280. Um equipamento capaz de auxiliar processos produtivos dos mais diversos segmentos da indústria e do comércio. E que, como todo equipamento, precisa da manutenção de lubrificantes industriais para garantir seu funcionamento adequado.

Hudson Resende, da Equipe Cetro de Belo Horizonte, explica o passo a passo do processo de troca de óleo no vídeo abaixo. Nesse sentido, confira a explicação do vendedor mineiro e veja na prática a facilidade e versatilidade dos equipamentos Cetro!

Simultaneamente, além da assistência remota disponível aos parceiros, a Cetro mantém bases de assistência técnica em suas lojas. Seja por meio da matriz bauruense ou então das filiais de Belo Horizonte, Rio de Janeiro ou da capital paulista. Clientes de todo o país poderão contar com os profissionais qualificados da equipe de técnica da empresa.

Entendendo o consumidor: da pandemia a reconquista da confiança

Diante dos desafios e reorganizações comerciais nesta realidade pós-pandemia. Há de se ressaltar as alternativas e inovações desenvolvidas por empresários brasileiros nos últimos anos. Além de ser uma estratégia, ainda que bem-sucedida, é uma necessidade de reorganização da empresa.

Podendo tornar-se um ímpeto de “sair de um cenário seguro para um futuro não tão bem definido, em que muitas das antigas ações não se aplicam mais”. Como explica o artigo do Boletim de Conjuntura da UFRR.

De modo geral, o objetivo é “inovar, desenvolver e ampliar canais que permitam realizar vendas de forma eficiente, cômoda e segura aos consumidores”. Para, assim, garantir a existência das empresas no período pós-pandemia, aponta o artigo.

Por isso, encontrar o parceiro ideal para acompanhar os processos de inovação e transformação é uma necessidade ímpar e imprescindível.

“Na medida que a gente vai evoluindo, vai crescendo, vem com a gente também a necessidade de, a cada dia, melhorar mais o nosso alimento. E principalmente a apresentação do nosso produto. Foi muito mais do que eu esperava pela perfeição, pela agilidade, pela praticidade da utilização do equipamento. E muito mais pela qualidade da apresentação final do meu produto.” Vanderson Costa, cliente da Cetro.

Banner da Campanha “Seu Negócio” com equipamentos para otimização do trabalho de diversas indústrias, como a de lubrificantes industriais.

Há 10 anos, o objetivo da Cetro é facilitar a vida das pessoas. Buscando, por meio de trabalho, comprometimento e inquietação, desenvolver e customizar os melhores equipamento e maquinários. A fim de levar adiante o processo de transformação tecnológica no sistema de negócios brasileiro.

Por fim, encontrar o maquinário ideal para cada negócio é um desafio, mas com o apoio da Equipe Cetro se torna uma jornada possível. Em primeiro lugar, invista no seu sonho com a Cetro!


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, as entrevistas e as produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *