Back To Top

26 de agosto de 2022

A Automação Industrial e os benefícios de produtividade

By
  • 0

Da otimização de funcionalidades a eliminação de custos ocultos, saiba como a Automação Industrial impacta a realidade e a produtividade das empresas brasileiras. 

Em meio ao processo de disseminação e automação industrial da chamada 4ª Revolução ou Industria 4.0, é necessário levar em conta não só dados internacionais, previsões e extrapolações tecnológicas, mas pensar objetivamente na realidade do produtor brasileiro. Afinal de contas, por que investir e atualizar o maquinário de uma empresa é importante?

Conheça os benefícios e as facilidades que a nova realidade da industrialização traz ao pequeno, médio e grande produtor nacional de uma maneira prática e concreta.

Transformação Digital e Industria 4.0

A integração dos equipamentos e soluções do mercado, a utilização de novos softwares e a constante inovação tecnológica, formam globalmente a estrutura da Industria 4.0, transformando o dia a dia de empresas dos mais diferentes nichos e mercados.

Este novo momento do processo de industrialização da humanidade abrange o estabelecimento de novas práticas, diretrizes, competências e responsabilidades nas multiplas esferas e escalas de arranjos produtivos globais. De fato, marcam um maior controle técnico-informacional e a aceleração do ritmo da linha de produção industrial.

A escala da transformação

Do pequeno produtor, que está iniciando a montagem de seu empreendimento, as vezes na compra de sua primeira máquina, ao empresário com fábricas em diferentes regiões brasileiras, que precisa atualizar seus equipamentos em larga escala; quem irá de fato se beneficiar deste processo?

Segundo pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), as áreas que têm o potencial para melhor se beneficiarem da Indústria 4.0 são as de produção (55%), controle da produção (50%), rastreabilidade (38%), controle de qualidade (32%), planejamento (31%), e engenharia de desenvolvimento de novos produtos (31%). Nas grandes empresas, são destacados ainda os setores de manutenção (34%) e de suporte ao cliente (31%).

Na Cetro, o empresário brasileiro irá encontrar uma empresa preparada para lidar com as diferentes escalas de demanda. Seja com grandes linhas de soluções integradas e especializadas ou, então, máquinas semiautomáticas para início da produção profissional.

O parceiro Cetro conta, ainda, com o apoio constante de uma equipe de profissionais preparados para atender às necessidades e às demandas específicas de cada negócio. Dispondo, por exemplo, da personalização de maquinários em projetos desenvolvidos pela equipe especializada de engenharia da empresa.

Os benefícios da Automação Industrial na prática

A otimização e o aumento de funcionalidade – partes integrais da Industria 4.0 e do processo de Automação Industrial – para o micro, o pequeno e o médio empresário se dão de maneira próxima, visível e direta. Como coloca o produtor Vinícius Hungaro, da empresa Artextratos Cosméticos, o objetivo é sempre “reduzir a perda e aumentar a produtividade.”

O empresário bauruense conheceu a Cetro em meio a pandemia da covid-19 quando precisou aumentar sua linha de produção de álcool em gel e encontrou na Envasadora Semiautomática da Cetro a resposta para as suas necessidades. Passados dois anos, o produtor segue na jornada de expansão e aumento da funcionalidade de suas soluções, buscando novos equipamentos, a melhoria da sua linha de produção e maior segurança para seus colaboradores.

 

A experiência de Vinícius e da Artextratos Cosméticos é um exemplo padrão de como o investimento em equipamentos de qualidade transformam o ecossistema de produção, beneficiando diferentes partes do arranjo industrial, do colaborador ao cliente final.

A aquisição de equipamentos de qualidade e de acordo com as melhores práticas da Indústria 4.0 aumentam diretamente a produtividade e a segurança de uma empresa, seja por meio do compliance a normas de proteção e produção industrial nacionais e internacionais, como a NR10 e NR12, ou, então, a integração de novos sistemas de programação industrial por meio de atualizadas Interfaces Homem-Máquina (IHMs) e Controladores Lógico Programáveis (CLPs).

Além disso, podem eliminar os chamados “custos ocultos de produção” – gastos inerentes a defasagem contínua de equipamentos – que resultam em despesas normalmentenão contabilizadas na hora de pesar a necessidade de um investimento em novas máquinas. Entre os gastos ocultos, figuram desembolsos como a manutenção de equipamentos obsoletos, gastos de energia por superconsumo e a diminuição da produtividade por atrasos no maquinário.

Em pequena escala, o impacto de novos equipamentos no dia a dia da linha de produção é evidente na redistribuição de funções. Como é o caso do empresário bauruense: “Nós precisávamos de uma pessoa para ficar batendo produto por produto, com esse equipamento (Envasadora de Líquidos 1-3500 ml) nós vamos ganhar desempenho. O funcionário vai fazer menos esforço e vai ficar responsável pelo controle de qualidade e não por bater tampinha.” O empresário espera que, com o investimento na automação de sua linha de produção, seus colaboradores tenham mais tempo para se dedicar ao controle de qualidade, diminuindo o esforço manual e aumentando o desempenho da equipe como um todo.

Adaptações Cetro

As atualizações e integrações de softwares nas Interfaces Homem-Máquina (IHMs) e Controladores Lógico Programáveis (CLPs), realizadas nos equipamentos Cetro pela equipe de engenheiros da empresa, estão agregadas à lógica da Indústria 4.0 de plena automação e interconexões, fortalecendo nacionalmente o avanço do conceito de fábrica inteligente nas mais diferentes escalas de produção.

Esta maior automação e funcionalidade, proporcionada pelos equipamentos Cetro, possibilita que profissionais se especializem cada vez mais em processos técnicos de operação e gerenciamento de soluções; além de aumentar diretamente o nível e o fluxo de produção dos clientes Cetro.


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, as entrevistas e as produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir! 

Prev Post

A transformação da produção na Apicultura Brasileira

Next Post

Alimentos à base de plantas: conquistando novos consumidores 

post-bars

Leave a Comment