Acesse a Loja

Se você busca aumentar a sua produtividade, saiba que a melhor maneira de fazer isso é através da automação industrial, que possibilita modernizar os processos e oferecer segurança a sua produção.

A automação permite o aumento da produção para suprir as necessidades do processo. 

Porém, essa estratégia deve aliar as demandas da produção com a realidade do negócio.

Ou seja, de nada adianta investir altos valores em equipamentos sem compreender o modo com que afetarão a sua produção. 

O que é Automação Industrial?

A Automação Industrial é um processo importante para a produção, afinal, trata-se de um facilitador das atividades

Portanto, é importante saber que cada setor de uma empresa possui as suas necessidades e demandas.

Dessa forma, a automação pode estar presente em diversos modos e etapas, visando a melhoria do sistema produtivo.

Além disso, cada etapa conta com o equipamento ideal para ampliar a produção, como é no caso de selarenvasardosar e até fechar caixas.

Isso porque há máquinas específicas que permitem finalizar os produtos de forma prática, dependendo do tipo de produção.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, no Brasil, anualmente, são registrados ao menos 700 mil acidentes laborais, em que mais de 5 mil resultam em outras fatalidades.

Outra vantagem da automação industrial é a diminuição considerável dos acidentes operados em máquinas de modo manual. 

Ao introduzir a automação em processos repetitivos, através de máquinas inteligentes e programáveis, o resultado é um trabalho rápido e padronizado. O que resulta no aumento da produção e diminui desperdícios.

tecnologia proporcionou diversos benefícios na cadeia produtiva, transformando a produção e também a economia.

Mas, com uma imensa gama de equipamentos, é importante se atentar aos modelos ideais para cada segmento.

Assim, podem gerar mais recursos para a empresa e atuar nas necessidades específicas da demanda de produção.

Vantagens da Automação Industrial

Nos dias atuais, é fundamental adotar sistemas de automação industrial nos processos produtivos. Logo, a automação permite adotar práticas que aumentem a produtividade e também tragam benefícios como a economia no processo com mão de obra.

E para te ajudar a entender mais sobre o assunto, separamos algumas vantagens para você automatizar a sua produção. Confira!

Controle da produção

A utilização de equipamentos automatizados permite que o sistema produtivo seja mais rápido, consequentemente, gera maior lucratividade e oferece melhorias consideráveis para a empresa.

E a vantagem não acaba aí.

Os sistemas de automação industrial estão em constante evolução tecnológica. Assim, o controle de produção se torna cada vez mais simples e integrado, podendo ser controlado e operado por uma equipe reduzida.

Vantagem competitiva

Ao contar com um aumento de produção e diminuição dos erros, o resultado dos processos e a qualidade dos seus produtos tendem a melhorar, oferecendo assim uma vantagem competitiva para a sua empresa.

Afinal, o trabalho das máquinas permite reduzir os ciclos produtivos e fornecer mais capital para realizar investimentos de melhoria, além de economizar recursos importantes.

Precisão nas etapas

Além disso, a eficiência produtiva é evidenciada nos produtos. Os equipamentos tecnológicos permitem maior precisão nos ciclos de produção, gerando produtos com mais qualidade e que atendam às necessidades do consumidor.

Com a redução dos problemas de qualidade, a precisão na operação assegura um melhor controle da produção, evitando erros de processos e com o aumento da quantidade, percebe-se uma produção de qualidade.

Redução de custos

Outra vantagem da automação é a economia gerada por diversos fatores.

Afinal, a tecnologia alinhada com o equipamento ideal permite diminuir os custos com mão de obra para serviços repetitivos, aumenta a qualidade e precisão dos produtos e reduz os desperdícios dos materiais utilizados.

Segurança

A utilização de máquinas inteligentes também representa o aumento de segurança para dos colaboradores

Os equipamentos automatizados proporcionam maior segurança aos colaboradores durante os processos e operações.

Esses equipamentos são desenvolvidos em sua maioria em função de normas regulamentadoras.

Afinal, visam reduzir e eliminar possíveis riscos durante os processos que possam causar danos humano ou material. 

Além disso, para os sistemas de produção que trabalham com materiais perigosos, a automação também favorece a saúde e segurança dos funcionários ao evitar o contato humano com os produtos de risco.

Leia mais: O que é Manutenção Preventiva? 

Ferramentas da Automação Industrial

A automação é uma importante ferramenta para quem busca ampliar a sua produtividade.

Por isso, investir em uma máquina automatizada pode ser mais vantajoso para as produções de larga escala.

Afinal, em uma empresa de pequeno porte a automação pode não ser tão utilizada e acaba se tornando um desperdício.

Contudo, as ferramentas de automação industrial são eficientes para otimizar os mais diversos processos, beneficiando o trabalho da equipe de funcionários. 

E apostar nos dispositivos tecnológicos é sempre uma boa escolha.

Máquinas Automáticas

Ao substituir os trabalhos manuais por máquinas automáticas, a sua equipe de produção pode concentrar esforços em outras atividades que demandam menos mão de obra e mais atenção. 

Assim, com o equipamento correto, em pouco tempo, a estratégia pode se reverter em lucros, além de acelerar os processos.

Controladores Digitais

Os processos da sua produção podem ser melhor administrados através da ajuda de máquinas que controlam a operação.

Um exemplo prático dessa prática é evidenciada pela utilização dos Controladores Lógicos Programáveis, dispositivos digitais similares aos computadores. A diferença está na estrutura física, com hardwares e softwares dedicados à automação das indústrias.

Além disso, o dispositivo pode ser integrado em sistemas complexos, comunicando-se através de canais seriais. Isso permite que sejam monitorados por computadores, operando em uma rede de comunicação com um protocolo comum.

Portanto, permitem realizar o controle e também o suporte das operações, em especial aquelas produções de alto risco.

Leia mais: O que é um CLP? 

Internet das Coisas

Se você já ouviu falar da Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT), sabe que o processo envolve conectar equipamentos a uma rede de internet para criar uma interação à distância.

Sua aplicação dentro de uma linha produtiva é importante para auxiliar nos processos, um exemplo disso são os beacons.

Esse dispositivo emite sinais via Bluetooth e possibilita vários níveis de interações, ajudando nas etapas de rastreamento acompanhamento das fases de produção.

E mais: a junção da automação industrial com esses beacons facilita a identificação de falhas rapidamente, permitindo o ajuste e correção dos problemas para evitar danos maiores.

Leia mais: O que é Indústria 4.0? 

Como a Automação ajuda a sua empresa?

Investir em equipamentos que podem ser inseridos na sua linha de produção ajuda a acelerar diversas etapas da empresa, equilibrando e padronizando as demandas.

Porém, antes de adquirir uma máquina é preciso compreender cada necessidade dos setores, avaliando analisando as opções para encontrar a que melhor se encaixa no seu orçamento.

Isso porque deve-se pensar em um equipamento não apenas para um setor, mas também de acordo com o perfil da empresa. Por isso, é importante considerar a demanda da produção, o espaço reservado e o tipo de produto desenvolvido.

Mas como um equipamento pode te ajudar a crescer e economizar?

Reduzindo os desperdícios

Há diversas máquinas que possibilitam a redução de matéria prima durante a produção de produtos alimentícios, como as dosadoras, envasadoras e empacotadoras. 

Além disso, em uma produção manual o controle da quantidade utilizada pode ser diferente do que a exigida pela lei ou aplicada em excesso, gerando desperdício e prejuízos.

Diminuindo mão de obra

Para sua empresa crescer e lucrar cada vez mais é preciso otimizar os processos, e com uma gestão mais enxuta é possível obter maior lucratividade.

Através da automação, é possível reduzir custos e desperdícios nos processos repetitivos não automatizados. Pois, os equipamentos realizam um trabalho automatizado, o que diminui a demanda de recurso humano.

Aumentando a produção

Automatizar a produção garante que a produtividade seja acelerada e o tempo de produção também é reduzido sem a perda de qualidade.

Logo, quanto mais rápida a produção, maior será a quantidade de produtos prontos para vender.

Melhorando a segurança

Com a implementação de equipamentos de automação, a segurança dos profissionais envolvidos nas operações é aumentada.

Afinal, os sistemas automáticos podem prever problemas operacionais e emitir alertas ao sistema de controle para os supervisores.

Dessa forma, as atividades podem ser monitoradas à distância e os riscos são avisados com antecedência.

Prevenindo riscos

Além disso, por se tratar de automação industrial é válido ressaltar um dos seus maiores benefícios: a redução de riscos de acidentes.

O risco de funcionários se acidentarem é minimizado com os sistemas de controle e dispositivos de segurança proporcionados pela automação. 

Para os equipamentos que são produzidos ou posteriormente adequados a NR 12, os requisitos de segurança são mais rigorosos. Esses equipamentos possuem dispositivos e ajustes com grau maior de segurança em relação aos que não contemplam a NR 12.

E se você quer empreender com os equipamentos corretos e contar com uma assistência completa para qualquer lugar do país, saiba que a Cetro oferece soluções completas para automatizar sua produção de maneira prática e rápida.

Continue acompanhando o Blog da Cetro para novos conteúdos que podem contribuir com seu crescimento pessoal, profissional e empresarial.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *