Acesse a Loja

Saber como organizar as finanças do seu negócio é algo essencial para que o empreendimento tenha sucesso e possa crescer. Caso não haja essa organização, é bem possível que a empresa vá à falência ou tenha dívidas por não saber controlar o dinheiro e nem onde aplicá-lo ou cortar despesas.

Por isso, vamos falar mais sobre esse controle financeiro para que você aprenda da melhor forma. Confira nossas dicas!

Você sabe se planejar?

Antes de qualquer coisa, para entender como organizar as finanças do seu negócio, é preciso que você se pergunte “eu tenho um planejamento concreto para minha empresa?”.

Sem saber se planejar, provavelmente você terá problemas futuros — e não só na parte financeira. Portanto, antes mesmo de começar algo novo, você deve ter em mente um planejamento completo que inclua, também, possíveis erros, crises e outros detalhes.

Como organizar as finanças do seu negócio?

O primeiro passo você já aprendeu: precisa planejar cada detalhe!

Agora, vamos às dicas de como organizar as finanças do seu negócio de forma eficiente:

Planejamento orçamentário

Ainda falando sobre se planejar, é importante que, todo início de mês, você faça um planejamento orçamentário. O intuito é entender o cenário da empresa, analisar o quanto teve ou estimar o quanto terá de receita, quais foram e serão os gastos e qual a expectativa de lucro ou prejuízo daquele período. Assim, é possível conseguir apontar erros e fazer melhorias.

Anotações

Tenha suas anotações bem organizadas. Para isso, use um caderno somente para as finanças ou utilize recursos on-line, como planilhas do Excel ou softwares automatizados.

Fluxo de caixa

Tenha controle do fluxo de caixa. Você precisa saber todas as entradas e saídas do dinheiro, bem como os períodos que ocorreram. Isso ajuda a entender o que está dando mais lucro (com relação aos produtos e também aos meses de mais saída, por exemplo), como está o orçamento para a compra de mais mercadorias ou não, se será necessário antecipar os recebíveis, entre outros detalhes.

Balanço

Faça o balanço da empresa para entender sobre estoque, títulos a receber e a serem pagos. Verifique os recursos financeiros do período e analise essas informações com as que você recolheu sobre fluxo de caixa e outras anotações.

Redução de custos e investimentos

Veja bem onde você pode ter uma redução de custos sem prejudicar a qualidade de sua empresa. Tenha bem delimitado quais são os gastos fixos e os esporádicos, além de possíveis imprevistos. Tente deixar a despesa o mais enxuto possível e saiba quando e onde pode realizar investimentos de maneira eficaz, de forma que não prejudique o orçamento e ainda traga bons resultados.

Preços

Saiba definir bem seu preço e custo. Isso precisa ser calculado de acordo com seus gastos e analisando o mercado. Assim, é possível definir preços competitivos e até mesmo analisar quando será necessário fazer promoções ou quanto pode oferecer de desconto.

Continue acompanhando o Blog da Cetro para novos conteúdos que podem contribuir com seu crescimento pessoal, profissional e empresarial.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.