Acesse a Loja

Saiba como o recurso do Cadastro Positivo pode ajudar seu negócio a obter crédito com os menores juros

Você com certeza já deve ter ouvido falar do Cadastro Positivo, plataforma que atua como um banco de dados relacionado aos compromissos financeiros de pessoas físicas.  

O que você provavelmente desconhece é o fato de que micro e pequenas empresas (MPEs) também podem favorecer-se da plataforma, neste caso para conseguir recursos a juros baixos. 

Sabendo-se disso, acompanhe este artigo para compreender como você, empreendedor, pode conseguir um apoio financeiro com o menor custo.  

Primeiramente, conheça como esta ferramenta surgiu e sua definição. 

Origem do Cadastro Positivo e seu funcionamento  

A criação do Cadastro Positivo aconteceu por meio da Lei n. 12.414/11, sancionada pela Presidência da República em 09 de junho de 2011. O Cadastro Positivo é uma espécie de “currículo” com todas as informações de comportamento de crédito de quem possui um Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).  

O objetivo desta ferramenta é tornar a avaliação de crédito mais exata e precisa, levando em conta tanto ações negativas (restrições e atrasos) quanto os pagamentos em dia. Dentre as informações, estão inclusos os mais variados compromissos financeiros. Alguns deles estão listados abaixo:  

  • Cartões de crédito; 
  • Compras a prazo (parceladas); 
  • Crediários; 
  • Empréstimos; 
  • Financiamentos;  
  • Pagamento de contas de consumo (água, luz, telefone, internet etc.). 

Por sua vez, entre os dados armazenados, estão:  

  • Data de pagamento; 
  • Data de vencimento 
  • Quantidade de parcelas; 
  • Valor das contas, prestações, faturas etc. 

A Lei Complementar nº 166, sancionada em 08 de abril de 2019, foi responsável pela inclusão automática, no Cadastro Positivo, de todas as pessoas físicas e jurídicas com algum compromisso financeiro. Antes dessa lei entrar em vigor, a adesão a plataforma era feita de forma voluntária. Assim, até a data de publicação deste artigo, o Cadastro brasileiro conta com mais de 140 milhões de empresas e pessoas.

Quem administra os dados do Cadastro Positivo? 

Todos os dados de históricos financeiros que compõem o Cadastro Positivo são gerenciados pelos órgãos de proteção (ou birôs) de crédito. Sendo eles: Boa Vista SCPC, Serasa Experian, SPC Brasil, Quod e TransUnion. 

Importante apontar que as três empresas mencionadas não têm relação com o Governo Federal e são independentes, ou seja, cada uma conta com seu próprio banco de dados. Isto significa que caso você tenha alguma dívida, seu nome poderá ou não estar incluído em um ou mais órgãos, pois a inclusão em um banco não necessariamente implica na inclusão em outro.  

Quem pode consultar o Cadastro Positivo? 

A pesquisa das informações contidas no Cadastro Positivo pode ser feita por bancos, comércio, lojas, financeiras e outras instituições, como: cooperativas de crédito, fintechs (bancos digitais) e a Caixa Econômica Federal etc. 

Cadastro Positivo pelo mundo 

O Cadastro Positivo não é uma exclusividade do Brasil. Outros países também adotaram um modelo com o mesmo objetivo e alcançaram ótimos resultados.  Confira alguns exemplos: 

  • Alemanha: acesso a crédito três vezes maior que a média mundial; 
  • Argentina: redução da inadimplência em 75%; 
  • China: crédito equivalente a 150% do PIB chinês, contribuindo para o crescimento econômico; 
  • Estados Unidos: após a implantação, 80% dos consumidores passaram a ter crédito (antes, esse índice era de 40%). Outro dado afirma que 50% das pessoas ficaram dispostas a acertar suas dívidas ao saberem que o histórico de pagamentos interfere na pontuação de crédito. 

Explicada a funcionalidade do termo, saiba como sua empresa pode usar esta ferramenta para obter um financiamento com gastos reduzidos! 

O que minha empresa ganha aproveitando o Cadastro Positivo? 

Diferente do que acontece com pessoas físicas, os benefícios do Cadastro Positivo não são tão difundidos para as MPEs. Desta forma, veja abaixo as vantagens de usar o Cadastro Positivo no seu negócio: 

  • Diminuição da inadimplência, com a possibilidade de redução da taxa de juros; 
  • Estímulo da concorrência entre credores, com outras instituições ofertando serviços e produtos; 
  • Maior poder de decisão para o empreendedor, que passa a ter várias opções de crédito para analisar e decidir qual oferta melhor se encaixa com o negócio; 
  • Mais opções de ofertas e taxas de juros adequadas para o perfil da sua empresa. 

Como consequência, de acordo com o relatório “Análise dos Efeitos do Cadastro Positivo”, publicado pelo Banco Central em 2021, 30% das pessoas jurídicas cadastradas migraram para faixas de menor risco de inadimplência, o que ajuda na avaliação de crédito.  

Em resumo, as instituições financeiras podem oferecer boas ofertas de crédito com juros menores e limites e prazos maiores para pagar.

Aproveite o Cadastro Positivo para investir em seu negócio com mais tranquilidade! 

Após todas as constatações acima, conclui-se que o Cadastro Positivo é uma excelente ferramenta para as MPEs obterem o crédito ideal para investirem no crescimento de seus negócios com melhores condições de pagamento. 

Uma das formas de usar o financiamento para sua empresa, facilitado pelo Cadastro Positivo, é adquirindo um dos equipamentos da Cetro! 

Contamos com a linha de máquinas para embalagens mais completa do Brasil, composta por seladoras, envasadoras, rotuladoras e outras opções para seus processos produtivos ficarem mais rápidos. 

Conheça mais detalhes sobre nossas soluções para seu negócio acessando nosso site. Para isso, basta clicar aqui

Além disso, você encontra mais conteúdos para ajudar o desenvolvimento de sua empresa no blog da Cetro

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *