Acesse a Loja

Os investimentos da empresa visam melhorias de forma geral; os colaboradores devem estar sempre atualizados da realidade do negócio

Assim como os investimentos são recorrentes no mundo dos negócios, os resultados gerados com responsabilidade estão diretamente ligados aos colaboradores que utilizam técnicas e padrões estabelecidos pela empresa, a fim de gerar lucros constantes. 

Os colaboradores são um dos ativos mais importantes das empresas e são eles que, por objetivo, devem estar alinhados com os valores e a cultura da companhia. Deste modo, a capacitação dos funcionários auxilia a equipe a se desenvolver e melhorar sua atuação no mercado. 

Os colaboradores devem reunir conhecimentos e habilidades técnicas, a fim de transformar suas atividades desenvolvidas em valor financeiro a empresa e, da mesma maneira, em valor pessoal a ele próprio. 

Na Teoria

Uma empresa que dá resultado é uma empresa competente e essa competência é adquirida pelos colaboradores. Investir na capacitação profissional de um colaborador requer conhecimento de cargos e funções bem estabelecidas dentro da organização. 

Investimentos no Colaboradores
Créditos: Comunicação | Cétro Máquinas

Desta maneira, as ações tornam-se mais fáceis e as chances de sucesso aumentam conforme o tempo. A força de trabalho dos empregados refere-se às características desenvolvidas por meio de experiências corporativas, acadêmicas e complementares. 

Todas as empresas com potencial de crescimento constante podem ter como meta a qualificação de seus empregados. A intenção de investir pode transformar suas equipes em times altamente capacitados e com conhecimento suficiente para levar a empresa a uma posição de destaque em seu segmento. 

Os treinamentos são voltados tanto para novos colaboradores, quanto para os antigos, pois o propósito é atualizá-los e introduzir maneiras otimizadas de produzir. 

Se a ideia é permanecer com o colaborador durante muito tempo, o investimento da empresa deve estar relacionado à valorização do trabalho executado, assim a intenção de permanência se torna recíproca.

Por Que Investir em Colaboradores?

Geralmente quando uma empresa investe dinheiro com treinamentos, workshops e especializações, por exemplo, ela estará investindo em, ao menos, quatro áreas muito importantes, em que colaboradores estarão desenvolvendo suas características. São elas:

Produtividade:

Empresário do Varejo, Marquinhos Malaquias realizou palestra motivacional aos colaboradores da Matriz da Cetro em Bauru, SP (Créditos: Comunicação | Cetro Máquinas)

Um funcionário mais produtivo atua melhor, de forma mais assertiva e com mais atenção nos processos. Como resultado, o produto desenvolvido pelo colaborador ganhará mais qualidade em menos tempo de produção. 

Ao participar de cursos, aulas ou reuniões capacitivas, este colaborador tende a exercitar com mais profissionalismo sua função, podendo chegar direto ao ponto necessário para atingir resultados mais precisos e com mais qualidade. 

Competitividade:

Um bom treinamento torna-se uma ferramenta poderosa para tornar o colaborador mais competitivo, assim como a empresa. Uma vez que com informações mais valiosas em mãos, será a chance de ambos montarem processos que causem os melhores resultados para todos. 

Desta maneira, ter o poder de motivar seus funcionários com técnicas e ações que visam o desenvolvimento competitivo é uma arma que, muitas vezes, não está disponível na concorrência.  Independentemente dos segmentos, a competitividade cria estímulos para a inovação constante, a qual ninguém quer ser “deixado para trás”.

Engajamento:

Os treinamentos não servem apenas para transmissão de conceitos técnicos. É possível usar ferramentas de educação para disseminar conceitos importantes para a organização, como a cultura da empresa, assim como objetivos, visão, missão e valores.  Aprender e desenvolver novas habilidades motivam o colaborador. Colocar novas informações em prática com o trabalho diário aumenta a vontade de fazer mais e melhor. O funcionário mais engajado procura resultados melhores para a si e para a própria empresa. 

Investimento no Colaboradores
Palestra sobre Metodologia 5S realizado na Matriz da Cetro Máquinas em Bauru, SP (Créditos: Comunicação | Cetro Máquinas)

Assim, o engajamento de acordo com os objetivos da empresa como um todo, o faz vislumbrar o futuro, de maneira que o motiva a alcançar novos patamares, novos cargos e elevar o nível hierárquico dentro da organização.

Inovação:

Em suma, dispor de pessoas bem treinadas na empresa significa ter por perto pessoas com o potencial de propor soluções novas sobre problemas antigos. Muitas empresas sofrem com a estagnação no mercado por não terem alguém que tenha ideias inovadoras. 

Inovar requer experiência e, mesclado aos conhecimentos, destacam-se aqueles que conciliam técnicas e aprendizados inovadores. As tecnologias avançam e é preciso estar atualizado sobre as tendencias do mercado, assim possibilitará a corporação alcançar objetivos mais ousados. 

Valores Organizacionais

Investir não apenas no colaborador, mas também na competência de desenvolvimento de sua função, está direcionado ao valor organizacional da empresa. Isso porque os cumprimentos das funções devem levar em consideração o que a organização acredita, assim como os seus princípios éticos. 

Os valores organizacionais demonstram o tipo de valorização que a empresa considera e como ela pode desempenhar diante de seus colaboradores e de seus consumidores. 

Um ponto determinante destes valores é o auxílio para diminuição de rotatividade de colaboradores por exemplo. Dessa forma, os princípios praticados pela empresa fazem dela um lugar bom para trabalhar, de forma que assegurem a permanecia dos empregados atuais. 

Valorização do Trabalho

Os colaboradores se sentem satisfeitos em relação ao ambiente de trabalho quando há valorização do serviço designado. A satisfação está replicada ao entender que a empresa pode oferecer desenvolvimento de conhecimentos e habilidades. 

A autoconfiança é um fator necessário para tomada de decisões diárias, assim o engajamento aumenta e o valor dado ao serviço cresce. A autonomia dos colaboradores está ligada diretamente aos gestores. Logo, estes devem incentivar suas equipes, criando laços de confiança a fim de que assumam e decidam sobre suas responsabilidades. 

(Créditos: Comunicação | Cetro Máquinas)

Como resultado de uma valorização organizacional, planos de salários bem estruturados são maneiras seguras de configurar bons investimentos na força de trabalho. A promoção de um colaborador se torna mais vantajosa, visto que ele já está alinhado à cultura da empresa, podendo desenvolver suas tarefas com mais confiança e autonomia. 

O incentivo dos gestores visa, também, o ganho de produtividade da equipe. Dessa maneira, a prática de premiações e bonificações representam uma forma de valorização e investimento, visto que os aprimoramentos são guias para que os colaboradores atuem de forma assertiva e atinjam metas. 

A ideia destas metas é, por sua vez, a equipe usar suas técnicas e habilidades para alcançarem os números designados diariamente, semanalmente ou mensalmente. Essa prática pode unir equipes e dispor de constantes resultados positivos. 

Invista nos Colaboradores

Por fim, não há dúvidas quanto ao fato de que treinamentos e investimentos constantes atraem boas perspectivas sobre o futuro da empresa. Afinal, a capacitação gera crescimento tanto para os colaboradores, quanto para a empresa como um todo. 

No momento em que há uma verdadeira valorização ao funcionário, com benefícios, crescimento profissional, ferramentas de apoio e pilar hierárquico, eles tendem a se manter cada vez mais na empresa, desempenhando funções sempre com muita qualidade e dedicação.

Gostou das informações? Só aqui no blog da Cetro você tem acesso a tudo que acontece no mundo das indústrias, tecnologia, automação e inovação. Entre e confira artigos novos todos os dias.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *