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Confira os dados econômicos do continente, entenda as oportunidades e as demandas do comércio exterior latino-americano, e saiba como a Cetro pode auxiliar o seu negócio!

O segundo semestre de 2022 está abalando as estruturas do comércio exterior brasileiro, alavancando as vendas e a busca por uma maior produtividade em toda a América do Sul. A Copa do Mundo, segundo maior evento esportivo do planeta, unida a consagração da Black Friday e ao início da normalização da Crise dos Insumos, criou uma janela de vendas que se estenda da Colômbia ao Uruguai.

Seja do ramo alimentício, de bebidas, cosméticos ou bens duráveis; o aumento do consumo, da expectativa e da confiança do consumidor nos próximos meses é fato constatado pelos mais importantes índices econômicos e banco de dados do mundo. Seja pelas pesquisas do Sebrae, pelos índices da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), pelos levantamentos do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE-FGV) ou ainda pelos dados do Google. A realidade é que as pesquisas apontam que o mercado está diante de um aumento palpável na demanda de consumo.

Neste cenário, em que o aumento de demanda está posto pelas circunstâncias e pelo mercado, como sua empresa está se preparando?

Confira os dados econômicos do continente e saiba como a Cetro pode auxiliar o seu negócio! Reduza seus custos e agregue valor ao seu produto-final ao investir em máquinas adequadas a sua linha produtiva. Profissionalize sua produção com soluções desenvolvidas especialmente para atender as mais diversas necessidades e escalas produtivas, do grande empresário ao microempreendedor.

Da crise a oportunidade

Desde meados de 2020, o principal problema apontado por empresários dos mais diversos países do continente é a desorganização das cadeias logísticas de insumos, a chamada Crise dos Insumos. Em que a alta dos preços e a falta de entrega regular afetou inúmeras indústrias por todo o mundo, situação influenciada principalmente pela pandemia de Covid-19, pela guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Além de fechamentos sanitários em diferentes países-chave do mercado global, como a China.

No entanto, como apontado nos últimos dados de Confiança Empresarial Industrial da CNI, a tendência para os próximos meses é um retorno gradual da confiança em investimentos, aquisição de maquinários e tecnologia por todo país. Situação que se espelha ao longo do continente, uma vez que o último Índice de Clima Econômico da América Latina (IBRE-FGV) aponta que empresários dos mais diversos países latino-americanos esperam que a situação se normalize até o primeiro semestre de 2023.

Índices de investimento brasileiro em uma representação dos dados a respeito de comércio exterior apresentados ao longo da matéria
Um dos dados apresentados no relatório trimensal de monitoramento do PIB é a taxa de investimento nacional, em que é avaliado a intenção de empresários brasileiros em investir em inovação tecnológica, renovação infraestrutural,aquisição de maquinários etc.  (Reprodução: Monitor do PIB – Outubro 2022/IBRE-IGV).

As exportações de máquinas e equipamentos, por exemplo, aumentaram cerca de 20%, gerando um faturamento de 5,6 bilhões de dólares durante o primeiro semestre de 2021. A expectativa é que, mesmo com a desaceleração econômica prevista para 2023, a janela de vendas proporcionada pela Black Friday, Copa do Mundo e período natalino influencie uma taxa semelhante pela América do Sul.

De maneira geral, durante o primeiro semestre, a América Latina correspondeu a 44% das exportações brasileiras no ramo de equipamentos e máquinas, com crescimento de 39% somente para países ligados ao Mercosul.

Como coloca o CMO da empresa, Pedro Quissack, as soluções Cetro não são um fim, mas um meio para que os negócios próprios possam se desenvolver e se expandir exponencialmente. De maneira clara, um equipamento Cetro é comprado pela funcionalidade direcionada. Por isso, atuar em uma área meio cria, para a empresa, a oportunidade de trabalhar com as mais diversas escalas e nichos produtivos do continente.

O Comercio Exterior na prática

Segundo os dados oficiais da COMEX STAT, sistema oficial do Ministério da Economia (ME) para consultas públicas de dados a respeito do Comércio Exterior Brasileiro, somente no período de janeiro a setembro de 2022, o Brasil exportou cerca de 607 milhões de dólares na categoria de Máquinas e Equipamentos Elétricos (NCM 8422). Uma variação positiva de 19,3% em relação ao mesmo período anterior, com destaque para a Argentina que somente neste período concentrou cerca de 38% das vendas do setor.

A plataforma, atualizada mensalmente com dados extraídos do SISCOMEX e baseados na declaração dos exportadores e importadores, coloca São Paulo como destaque federativo nas exportações e importações de maquinários. O estado concentrou, respectivamente no período de janeiro a setembro de 2022, 52% e 37% das operações de Comércio Externo do país relacionadas a Máquinas e Equipamentos Elétricos.

Não à toa a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil), ligada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), vem intensificando o desenvolvimento de iniciativas como o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) para a capacitação e atuação de empresas brasileiras no mercado internacional.

Segundo Rita Albuquerque, coordenadora de Qualificação da ApexBrasil, o setor de máquinas e equipamentos foi escolhido como uma oportunidade de investimento após a detecção de uma vantagem e potencial brasileira no setor. Vide o aumento de cadastros e empreendimentos brasileiros por meio da base de dados da PEIEX entre 2017 e 2022.

Vendendo para vizinhos: conexões da América Latina e do Mercosul

Em entrevista à Agência de Notícias da PEIEX, o Chefe de Operações da ApexBrasil na Colômbia reforçou a proximidade tanto geográfica quanto cultural com países vizinhos, como um dos fatores que facilitam o processo de negociação comercial. Marcello Martins destaca ainda os processos de industrialização bolivianos como parte das oportunidades a empresários brasileiros que atuam em escala continental. Uma vez que, segundo o profissional, há cada vez mais procura por maquinário industrial no país.

Com foco na atração de investimentos e de apoios a empresários brasileiros na América Latina, a filial colombiana da Apex facilita também o contato nacional com as necessidades Paraguaias. Como aponta Marcello, hoje, o Brasil é o 4º maior investidor estrangeiro do país com possibilidades de aumentar sua participação. Uma vez que, em certos setores, ganha vantagens diretamente ligadas a baixa produção local e a isenção tarifária possibilitada pelos tratados comerciais do Mercosul.

Entre as oportunidades do mercado paraguaio está a franca ampliação da indústria farmacêutica, combinada à intenção de investimentos em infraestrutura. Neste contexto, empresários brasileiros têm a sua disposição o conhecimento técnico e operacional de quem está acostumado a lidar com as demandas e necessidades da maior produção farmacêutica do continente.

Quer saber mais? Acesse nossa matéria “O impacto das embalagens conta-gotas no Setor Farmacêutico!”

Um dos principais setores afetados pela Crise de Insumos e interrupção de cadeias de abastecimento internacional, a indústria de fármacos é responsável por algumas das maiores taxas de investimento no Brasil, apresentando índices de 9% de crescimento ao ano no setor.

Aproveitar a oportunidade para expandir a atuação em nível continental tem por base a disposição do conhecimento técnico e qualificado tanto de maquinários quanto de profissionais especializado nas necessidades do setor. A exemplo, a Cetro proporciona equipamentos adaptados as necessidades especificas do setor que lida com uma das piores crises de abastecimento logística das últimas décadas.

O Comercio Exterior e as soluções da Indústria da Transformação

Como reforça o presidente da CNI, Robson de Andrade, em entrevista à Agência de Notícias da Indústria, o processo de integração econômica brasileira é fundamental para garantir a retomada do crescimento econômico do país hoje, além de estimular o desenvolvimento tecnológico e a produtividade da indústria nacional pós-pandemia.

Para Constanza Negri, gerente de Comércio e Integração Internacional da CN, os efeitos da pandemia e as questões ligadas à logística de comércio exterior, como os desafios o suprimento de insumos das cadeias produtivas, foram acrescentadas as adversidades estruturais que a Indústria Brasileira já enfrenta.

Segundo o último Informe Conjuntural da CNI, o balanço comercial positivo pode ser entendido também a partir da “reorganização de algumas cadeias e pela forma como parte dos empresários contornaram e minimizaram os seus impactos”. O documento aponta as oportunidades, internas e externas, criadas pela indústria nacional no movimento de reorganização e substituição de recursos externos. O que, segundo a Confederação, fez com que a Indústria da Transformação aumentasse seu potencial de exportação e, ao mesmo tempo, sustentasse a alta demanda produtiva do mercado interno.

Nesse contexto, uma das saídas do mercado sul-americano para contornar a Crise de Insumos para embalagem do setor fármaco foi apostar em formatos que diminuam a quantidade de processos industriais, como o modelo conta-contas. Reduzindo, assim, o elevado custo de certos processos de embalo, além de apostar na facilitação do processo produtivo e o armazenamento.

Os parceiros Cetro do universo fármaco contam com equipamentos ideais para este momento do mercado. Soluções adequadas para a manipulação de embalagens conta-gotas como a Rosqueadora Automática em Linha CARCM S ou então opções de maquinários de envase que, após adaptações, são capazes de atender as carências do setor com precisão e agilidade, como a Envasadora de Líquidos Cetro 10-100ml.

Demandas e oportunidades do Comércio Exterior brasileiro

A janela de produção e consumo criada pela junção da Black Friday à Copa do Mundo e às vendas de final de ano causam um efeito dominó, aumentando a demanda de produtividade nos mais diversos setores produtivos. Segundo uma pesquisa do Google a respeito do mercado brasileiro no período mencionado, o consumidor da Black Friday irá, em média, comprar em pelo menos cinco diferentes categorias:

  • Roupas e acessórios (47%);
  • Livros e itens de papelaria (43%);
  • Calçados (38%);
  • Celulares (36%); 
  • Eletroportáteis (33%).

O estímulo de compras deve se estender, especialmente, para vendas por e-commerce. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) apontou um crescimento de 5% no setor em comparação a 2021. Projetando uma média de R$ 91,5 bilhões em vendas para o segundo semestre de 2022, um aumento de 18 milhões em relação aos primeiros seis meses do ano.

Um exemplo da ampliação da transformação digital nos mais diferentes nichos produtivos, um dos grandes impactos da pandemia de Covid-19 nas relações comerciais, é o tratado de facilitação de comércio eletrônico entre países do Mercosul assinado em 2021. Na época, o ME e o MRE apontaram que a decisão visava aprofundar a integração regional, regulando temáticas cada vez mais relevantes no comércio global.

Com o objetivo de impedir a criação de obstáculos e barreiras comerciais pelo avanço tecnológico, o marco jurídico teve como base recomendações de fóruns internacionais do G20 e da OCDE, segundo o Itamaraty e o ME. Outra medida tomada em 2022 foi a redução em 10% da Tarifa Externa Comum (TEC), responsável pela taxação conjunta de produtos de origem exterior ao bloco e a eliminação de tarifas aduaneira para a circulação de produtos dentro da zona do Mercosul. Esta é a primeira diminuição da tarifa desde a criação da taxa no início do Mercosul em 1994.

A atuação local e continental da Cetro

A construção de um sistema de negócios cada vez mais inovador e tecnológico é parte do compromisso e da missão da Cetro com empresários e produtores brasileiros e de todo o continente há cerca de uma década.

Para atender as necessidades dos mais diversos nichos e setores produtivos de toda América Latina, ligados ao mercado interno e ao comércio exterior, a Cetro promove constantemente o desenvolvimento e a customização personalizada de soluções e maquinários. Provendo ao mercado o comprometimento e o empenho em adaptar os mais diferentes equipamentos com o intuito de criar a melhor experiência de consumo antes, durante e depois da venda.

Para isso, a Cetro investe cotidianamente na profissionalização dos colaboradores, gestores e no fortalecimento da marca em larga escala. Seja por iniciativas internas de consolidação do #DNACETRO, ou ainda pela participação em diferentes feiras de tecnologia e maquinários a nível continental. Seja em eventos na capital paulista, como a FCE Pharma, a Fispal Tecnologia 2022 ou ainda a Pack Expo International 2022, em Chicago (EUA).

Portanto, a criatividade e a inquietação, que movem a Cetro, auxiliam na concretização da busca por contínuas melhorias e no empenho de cada profissional em levar ao mercado uma maior democratização do acesso às tecnologias e soluções disruptivas que atuem na otimização dos processos produtivos de empresas e empreendimentos por todo o continente.


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, as entrevistas e as produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

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