Acesse a Loja

Entenda como o Mercado de Amendoim e Gergelim cresceu no Brasil e conheça os equipamentos Cetro mais adequados para sua empresa. 

As oleaginosas vêm ganhando cada vez mais espaço no prato do consumidor e na dieta da população mundial em virtude das evidências do consumo desses grãos como o amendoim e gergelim. Elas contêm ácidos graxos, um tipo de gordura que pode fazer bem ao organismo e minimizar alguns riscos à saúde. Essas sementes são pobres em águas e, em algumas delas, pode-se extrair óleos. Não por acaso que o nome vem do latim “oleum”, que significa óleo. 

No Brasil, a cultura de oleaginosas está em pleno avanço e existe um mercado otimista para a infinidade de utilidades dessas sementes. Portanto, se você quer saber mais sobre o desenvolvimento do setor e sobre as máquinas da Cetro que podem atender a esses produtos, não deixe de ler este artigo! 

Muito antes do hambúrguer  

O gergelim é uma das oleaginosas mais antigas e usadas pelo homem e seu cultivo está crescendo, abrindo um leque de grandes possibilidades de mercado para os produtores rurais. Essa planta tem sua origem considerada no Continente Africano, onde se concentra a maioria das espécies silvestres do gênero Sesamum.

Na região nordeste do Brasil, no século XVI, o gergelim foi introduzido pelos portugueses e plantado para o consumo local. Atualmente, ele é cultivado em 71 países, em especial, em regiões da Ásia e África, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ainda segundo a pesquisa, estima-se que a produção mundial seja de 3,16 milhões de toneladas e a superfície cultivada seja de 6,56 milhões de hectares, com uma produtividade de 481,40 kg/ha.

Com vasta facilidade para se adaptar a condições climáticas, essa semente tem um grande nível de resistência a tempos muitos secos e acaba se tornando fácil de ser cultivada. Nesse sentido, o gergelim acaba se transformando em uma excelente opção para os agricultores nos mercados nacional e internacional.

Seu cultivo teve um avanço de 53 mil hectares em 2018/2019, para 175 mil hectares na safra de 2019/2020, um crescimento de 230% em apenas um ano. Já sua produção cresceu 123%, de 41 mil toneladas para 95 mil toneladas da semente.

Para entender essa demanda, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Embrapa conduziu pesquisas para a melhoria do pós-colheita. Nesses trabalhos em andamento, algumas amostras identificaram que esse processo afeta diretamente na qualidade do produto. Bem como que o uso de equipamentos apropriados pode diminuir perdas na colheita. Neste aspecto, a cultura do gergelim está em avanço pelas muitas utilidades da semente e no quesito receita.

Quer saber mais sobre grãos e oleaginosas? Confira nossa matéria “Grãos, Oleaginosas e a inovação do campo brasileiro”. 

Máquinas para o Mercado de Gergelim 

Dosadora com Balança Eletrônica 10-1000 g 

A Dosadora com Balança Eletrônica da Cetro, além de ter balança com alerta de erro na dosagem, pode ser utilizada em vários tipos de grãos e pós, como: farinhas, achocolatados em pó, amendoins, cacau em pó, adubos e outros. Saiba que só a Cetro pode oferecer esse diferencial! 

Este modelo é um equipamento robusto e de uso muito simples, com um painel digital no qual é possível ajustar, de forma prática, a velocidade e a dosagem do processo. Assim, ela consegue fazer com que a sua produção seja precisa.  

Para conferir o funcionamento da Dosadora com Balança Eletrônica, assista o vídeo abaixo: 

Amendoim: o campeão na mesa do brasileiro

O amendoim é um dos alimentos mais populares na mesa do brasileiro e pode ser consumido doce ou salgado. Diferente do gergelim, a origem do amendoim não é certa, mas existem relatos de que ele tenha surgido na América do Sul. 

Apesar de ser uma leguminosa, igualmente como a soja, o amendoim apresenta propriedades semelhantes às oleaginosas e, assim, se encaixa nas mesmas recomendações desse grupo. Ofertando grandes volumes de produções no Brasil.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra de 2010/2011, foram produzidas 242 mil toneladas da semente. Ainda, segundo a estimativa da Companhia, o Brasil deve atingir 746 mil toneladas no período 2021/2022. O número representa um aumento de 115%. 

Maior produtor de amendoim do país, o estado de São Paulo é o principal responsável por esse resultado. Com 92,8%, o número apresenta uma melhora no desempenho da safra, inclusive em diferentes setores. A Conab avalia que esse aumento se dá pelo investimento no aprimoramento dos fatores de produção, como sementes mais eficientes e produtivas, e melhorias nas práticas agrícolas. 

Máquinas para o Mercado de Amendoim 

Se você acompanha diariamente a Cetro, sabe que atendemos todos os tipos de negócios, dos pequenos aos grandes. E, por isso, temos alguns equipamentos que cabem perfeitamente na sua produção para o Mercado de Amendoim. 

Confira, abaixo, um exemplo de Seladora Automática Contínua com Datador da Cetro que tem grande capacidade produtiva. 

Seladora Automática Contínua com Datador Inkjet Integrado Horizontal CASM 900 IP 

Se você trabalha com uma quantidade de produto e quer acelerar a sua produção e ao mesmo tempo ser eficiente, a Seladora Automática Contínua CASM 900 IP vai atender todas as necessidades da sua empresa. 

Ela é equipada com um Datador Inkjet integrado, em que é possível adicionar e ajustar informações que serão impressas, como data de validade e lote, com muita facilidade.  

Assista, no vídeo abaixo, o funcionamento da Seladora Automática Contínua com Datador:  

Transforme a produção do seu negócio! 

Por fim, como visto neste artigo, as máquinas da Cetro são desenvolvidas para atender todos os tipos de produção. Sabendo-se disso, não importa se sua empresa começou há muito tempo ou se está iniciando a produção, você pode contar com a tecnologia das soluções Cetro! 

Além das máquinas mencionadas aqui, a Cetro conta com uma vasta linha de Seladoras, Dosadoras, Datadores e muitos outros equipamentos manuais, semiautomáticos e automáticos. Visite nosso site clicando aqui e conheça as opções ideias para sua empresa! 

Continue acompanhando o Blog Cetro para novos conteúdos que podem contribuir com seu crescimento pessoal, profissional e empresarial! 

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *