Acesse a Loja

Valorize a produção de açúcar brasileiro com maquinários inovadores especializados em agregar valor a suas mercadorias!

O adoçante mais popular do mundo está em toda parte! Seja no seu café ou em doces de confeitaria, a produção de açúcar sustenta grande parte do agronegócio nacional. Com 49% das exportações mundiais, destinadas às indústrias alimentícia (tanto para consumo direto quanto como matéria-prima para outros alimentos), de bebidas e farmacêutica; atualmente, o Brasil é o maior produtor global dessa matéria-prima, aponta a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

A safra 2023/24 de cana-de-açúcar no Brasil, ainda em andamento, deve bater recordes de produtividade, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). No total, o órgão prevê um crescimento de 4,4% em relação ao ciclo 2022/2023, chegando a 637 milhões de toneladas de cana.

Em consequência da alta na matéria-prima e dos preços no mercado, conforme análise do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção açucareira no Brasil deverá chegar a 42 milhões de toneladas na safra atual, um salto de 4 milhões em relação à produção de 2022/2023.

Nesse cenário, o papel da Cetro é crescer com a produção de açúcar nacional, fornecendo maquinários especializados em otimizar e agregar valor às mercadorias do segmento açucareiro. Por isso, confira, nesta matéria, como o seu empreendimento pode estar um passo à frente de da concorrência com a inovação e a tecnologia de soluções que vão mudar o processo de embalo do seu negócio!

Os números da produção de açúcar

Opções de açúcar não faltam nas prateleiras dos mercados: cristal, refinado, mascavo, orgânico, frutose e light. Dada à diversidade produtiva e às alternativas de utilização como matéria-prima, a expectativa para esse ano é de uma maior produtividade destinada à indústria.

Em 2023, segundo dados do 4º Boletim da Safra da Cana-de-Açúcar da Conab, a safra 2022/23 apresentou um crescimento de 5,4%, totalizando uma colheita de 610,1 milhões de toneladas. Desse montante, foram gerados cerca de 37,04 milhões de toneladas de açúcar, 6% acima do volume da safra 2021/22, conforme informações da Companhia.

Nesse contexto de alta produtividade, há de se fortalecer um Ecossistema de Inovação capaz de apoiar o mercado produtivo de açúcar nacional – como a comercialização de maquinários para todas as etapas da cadeia produtiva – com o objetivo de fomentar processos automáticos e contínuos na indústria nacional.

Em exemplo, a Empacotadora Pneumática de Inox 304 da Cetro é um equipamento perfeito para agilizar as produções de açúcar ao dosar, selar e cortar as embalagens em um mesmo processo. Para saber mais, acesse os dados técnicos disponíveis no Portal Cetro e otimize a sua produção!

Além disso, investir em inovações no açúcar convencional – como a adição de melaço para melhorar o sabor e a aparência, formando o açúcar mascavo – é um fator de crescimento não só para a indústria nacional, mas também para o mercado internacional, explica uma pesquisa da Mordor Intelligence.

Outro dado importante fornecido pela instituição é o crescimento global do mercado. Para o período de 2022 a 2025, espera-se uma Taxa de Crescimento Anual Composta de 5,3%, devido, principalmente, à abundância de disponibilidade de cana-de-açúcar, aliada a outras propriedades como inovações em melhor sabor e caramelização, superiores ao açúcar de beterraba.

Saiba como a inovação industrial pode agregar valor a sua mercadoria e transformar o seu negócio em 2023!

O açúcar como alimento e fonte de energia

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a cana-de-açúcar é uma matéria-prima de grande versatilidade e viabilidade econômica. Ela pode ser utilizada desde a forma mais simples, como ração animal, até sua forma mais nobre, como o açúcar.

“A cana-de-açúcar é uma das culturas agrícolas mais antigas do Brasil e permanece altamente estratégica por sua capacidade de diversificação e de aproveitamento de resíduos”, destaca Evandro Gussi, Presidente da Unica.

Extraído através do caldo proveniente do esmagamento da cana, de acordo com o “Estudo nutricional e sensorial de açúcares cristal, refinado, demerara e mascavo orgânicos e convencionais” (UFScar), o açúcar é fabricado posterior ao branqueamento, decantação, evaporação, flotagem e cristalização.

Dessa forma, é possível obter diversos tipos de açúcares para diferentes destinos, seja para o consumidor final ou como matéria-prima da indústria de alimentos e bebidas, “cada qual com seu valor”, destaca o estudo.

Nesse sentido, se você está em busca de dosagens ágeis e extremamente precisas para otimizar o seu empreendimento, a Dosadora Automática FLG 5000 da Cetro pode te ajudar! Com um sistema operacional moderno e tecnológico, ela realiza um trabalho profissional e muito produtivo, dosando diferentes pós e farináceos em grandes quantidades.

A produção de energia também se destaca entre as possibilidades de utilização da cultura da cana-de-açúcar, sendo a principal fonte renovável do país segundo o Balanço Energético Nacional (BEN). A publicação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) mostra que a biomassa de cana representa 19,1% da oferta interna de energia (OIE) ou 39,5% de toda energia renovável utilizada no Brasil.

Isoladamente, esse processo torna o país referência global em energia limpa, contribuindo para uma participação acima da média mundial (13,8%) e dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com 11%.

Inovando ao embalar açúcar

Conforme explica o artigo “Agronegócio sucroenergético e desenvolvimento no Brasil” da Revista Franco-Brasileira de Geografia (Confins), os interesses do setor sucroenergético no Brasil não estão atrelados apenas às perspectivas de expansão da produção de etanol para o mundo, mas também de produção de açúcar para o mercado mundial.

Frente a essa realidade, o mercado recorre cada vez mais às novas tecnologias para atingir o aumento de produtividade, a redução de custos e o aumento de previsibilidade do processo, aponta a pesquisa. Por isso, agarre a oportunidade de automatizar e otimizar seu empreendimento! Conheça os maquinários especializados da Cetro e encontre o equipamento perfeito para o seu negócio!

Se a sua empresa precisa intensificar a produção e atingir um alto padrão de qualidade no processo de embalo do açúcar, a Empacotadora Automática CAPM VCF é a solução! Esse equipamento da Cetro é capaz de ampliar sua produtividade ao utilizar tecnologias inteligentes que ajudam a realizar o embalo com muita segurança e agilidade. Confira no vídeo!

Desenvolvido para trabalhar com uma diversidade de produtos, a Empacotadora Automática de 4 Balanças CAPM 4000 pode ser utilizada nas linhas de dosagem e embalo de açúcar, pois é um equipamento personalizável ao tipo de demanda e à mercadoria do cliente Cetro.

Além disso, esse modelo possui formadores de embalagens de diferentes tamanhos, assim, sua empresa poderá trabalhar com inúmeras vertentes de produtos com processos completamente automáticos. Entre em contato com um vendedor Cetro e saiba mais sobre essa solução!

De mãos dadas com a Cetro!

Fora os equipamentos disponíveis no Portal Cetro, sua empresa também pode contar com o serviço de desenvolvimento de projetos customizados! Dessa maneira, sua jornada de transformação tecnológica é impulsionada por soluções personalizadas que atenderão as demandas produtivos específicas de sua produção, visando a evolução do seu negócio!

Seja um maquinário inicial ou uma linha industrial completa, a Equipe Cetro está preparada para sanar às carências dos diferentes empreendimentos brasileiros com a automatização e a otimização dos processos de embalo, dosagem, selagem, rotulagem e muito mais! Não perca essa oportunidade, invista em inovação e tecnologia para se destacar em 2023!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *