Acesse a Loja

Melhorando sua finalização, aproveite a alta de vendas no mercado de cacau e aumente o valor agregado de suas mercadorias!

Saber explorar as oportunidades de crescimento produtivo é uma habilidade necessária para o sucesso de qualquer empreendimento. No caso do Mercado de Cacau, em 2023, uma importante janela de expansão e fortalecimento se abriu! Você tem feito sua parte para agarrar sua fatia nesse importante segmento?

Com o apoio de soluções e equipamentos da Cetro, melhore as etapas de embalo, processamento e finalização da cadeia produtiva do cacau de maneira única! Desse modo, oferecendo ainda mais qualidade e shelf life aos consumidores, distinga sua mercadoria e aumente os lucros de seu negócio!

Afinal, como apontam os dados do Canal Rural, se na temporada atual o preço do cacau atingiu seu maior nível em 12 anos – no mercado internacional, o cenário deve se repetir no ciclo 2023/2024. Segundo especialistas, a expectativa é que a demanda continuará a superar a oferta, impactando diretamente nos preços dos produtos.

Isso acontece, explica a publicação, devido a uma persistente escassez enfrentada pelo Mercado de Cacau. Um cenário resultado de um déficit na safra global que se mantém há três temporadas consecutivas.

Com o mercado em alta, agora é a hora de investir com segurança e fazer com que todos saibam da qualidade de seus produtos! No Portfólio Cetro, encontre o maquinário ideal para seu negócio, independentemente da categoria e classificação de suas mercadorias.

Do mercado nacional à exportação, sejam versões finas ou cacaus do tipo bulk – otimize seus processos e colha os frutos do investimento estratégico! Conheça os maquinários e as embalagens perfeitas para o seu negócio e transforme sua marca.

“Origem Brasil” é hoje um atrativo valioso no mercado de cacau, explica o estudo “Mercado de Cacau Fino no Brasil e no Mundo”, desenvolvido para a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Essa característica é útil, como aponta a pesquisa, na conquista de consumidores internacionais, principalmente europeus. E provém, entre outros fatores, do fato de chocolates e derivados brasileiros serem comercializados em mais de 80 países.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), somente em 2022, o valor da produção de cacau no Brasil girou em torno de R$ 3.486.143,00, com destaque para a produção paraense.

Como aponta a Ceplac, cultivar cacau vem se tornando uma arte de realçar as notas, os sabores e os aromas originais do fruto. Isso sem perder de vista a importância do respeito ao meio ambiente e a sua biodiversidade.

Felizmente, devido as suas características fisiológicas, o cacau precisa de florestas para sobreviver. Assim, finaliza o estudo, “no Brasil, onde há cacau há floresta preservada, consagrando a expressão ‘conservação produtiva’”.

Característica importante já que, como explica Neyde Marques, pesquisadora da Ceplac ao Canal Rural, o perfil do consumidor brasileiro está mudando – buscando produtos mais saudáveis e chocolates com alto teor de cacau.

Por isso, é importante fortalecer a capacidade de produção nacional! De maquinários para os mais delicados confeitos de chocolate ao transporte de grãos em larga escala, na Cetro, não há necessidade que não seja acomodada.

Entenda como os programas de inovação e incentivo à agroindústria estão transformando a realidade do pequeno e médio produtor agrícola brasileiro.

A Seladora Robusta Pneumática Industrial Inox 304 é ideal para melhorar o embalo de grãos de cacau com qualidade e versatilidade. Desenvolvida para selar pacotes pesados, esse maquinário possui ajustes e regulagens específicas, adequando-se a diversas embalagens.

Aliada no aumento da produtividade e na redução de desperdício de insumos, confira o funcionamento dessa Seladora no vídeo abaixo e entre em contato com a Cetro para agendar uma apresentação presencial!

A produção de cacau em bulk, ou cacau não aromático, corresponde a cerca de 95% do mercado global do cultivo – como aponta o estudo da Ceplac. Nesse estilo de mercadoria, os principais critérios de análise da qualidade são diretamente ligados aos seguintes parâmetros físicos: 1. O teor de umidade; 2. O tamanho do grão; 3. A percentagem de fermentação.

Cultivado em três continentes, é na América Latina, como aponta o estudo acima, que se cultiva a maior quantidade do cacau bulk utilizado nos Estados Unidos – sendo o Brasil o principal produtor.

Nesse competitivo mercado, garantir a qualidade do embalo, da finalização e do processamento do cacau deve considerar a integridade do insumo na embalagem durante todo o tempo de transporte – seja para o comércio interno ou a exportação.

Por isso, investir em processos de selagem a vácuo ou com atmosfera modificada (ATM) pode ser o diferencial para agregar ainda mais valor a sua marca!

Ao retirar o oxigênio do interior das embalagens, o método de selagem a vácuo aumenta o shelf life das mercadorias. Desse modo, se inibe o crescimento de microrganismos que atuam em condições específicas, como explica o estudo “Avaliação da Influência da Embalagem sobre a Qualidade da Erva-Mate para Chimarrão” (Revista Foco). Especialmente no que se refere à água disponível no alimento.

Por isso, ao investir em equipamentos a vácuo, o empreendedor está garantindo o aumento da vida útil de suas mercadorias! Nesse ponto, qual a melhor máquina? Como explica Léo Mello, não há máquina melhor ou pior, o que existe é a sua necessidade e a de seu produto. Por fim, completa o CEO da Cetro, o processo de vácuo garante o sabor e a crocância das mercadorias.

Conheça, abaixo, algumas funcionalidades e vantagens competitivas de máquinas de selagem a vácuo e, no Portal Cetro, confira os dados técnicos e o portfólio completo de Seladoras a Vácuo da empresa!

No estado de São Paulo, o cultivo de cacau saiu da estagnação e está em pleno crescimento, afirma a reportagem do Canal Rural. A aposta da região, segundo dados do Seminário sobre a Cultura Cacaueira (ITAL/APTA), tem sido a produção de cacau fino.

Uma variação que, hoje, segundo dados da Ceplac, abarca cerca de 4 a 5% da produção global de cacau. Definido como um cultivo com aromas especiais, essa qualidade é utilizada por fabricantes de chocolate de todo o planeta, explica o artigo.

Como relatou o Diretor da APTA Regional na abertura do evento – várias regiões paulistas têm demandado o desenvolvimento desse cacau. Nesse sentido, se leva em conta o histórico e o potencial da produção cacaueira, além da evolução de outras cadeias.

Segundo o estudo da Ceplac, uma das práticas comuns da produção global de chocolate é justamente a utilização de cacau de uma única origem. Qualificando o produto pelas suas características específicas de aroma e sabor, consideradas primordiais na decisão de compra da amêndoa e/ou da massa de cacau fino.

A tendência de “cacau de origem” está em plena expansão, como conclui o artigo, uma vez que consumidores buscam por produtos de qualidade. No entanto, ainda que as empresas estejam predispostas a pagar um preço mais elevado por essa matéria-prima, ela exige características próprias que requerem cuidados peculiares na produção.

Além disso, como situa a pesquisa, os produtos ligados à origem possuem uma reputação e qualidade essencialmente relacionadas a esse fator. Representando um potencial de diferenciação sobre o mercado, essa característica pode ser valorizada por meio de uma designação de origem, finaliza o estudo.

Comunicar essas vantagens competitivas demanda uma embalagem segura, integra e finalizada em processos eficientes! Agende já uma visita ao Showroom Cetro mais próximo a você e conheça soluções que transformarão o embalo de suas mercadorias!

Como aponta o estudo da Ceplac, atualmente, cacaueiros brasileiros vendem cacau fino para a Europa, os EUA, o Japão e para o mercado interno. Certos produtores especializados chegam a vender cerca de 97% de sua produção como cacau fino a preços especiais. Indústrias japonesas, por exemplo, que priorizam o desenvolvimento de chocolates com apelo ambiental, chegaram a lançar uma linha de chocolate exclusivamente feita com cacau brasileiro.

Saber explorar essas oportunidades também depende de ter maquinários capazes de entregar às empresas e aos consumidores o que eles buscam. Por isso, em momentos críticos, é importante contar com processos íntegros!

Como exemplo, a finalização de embalagens com atmosfera modificada (ATM). Ideal para o aumento da durabilidade de mercadorias, esse processo é capaz de otimizar o transporte de cacau a longa distância.

Para saber mais sobre essa operação, conheça soluções como a Seladora a Vácuo Automática Industrial com Bico de Sucção e ATM CNVS 600 ou então a Seladora Automática Contínua a Vácuo com ATM e entre em contato com a Equipe Cetro! Conte com o apoio de profissionais especializados e melhore sua jornada de automação com segurança e sem dores de cabeça!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *