Acesse a Loja

Nós sabemos que entregar e atingir bons resultados, no menor tempo possível, é um diferencial de mercado muito importante para qualquer empresa. E a melhor maneira para alcançar esse objetivo é através da automação, possibilitando processos rápidos, padronizados e econômicos, trazendo ganhos para seu empreendimento.

Por essa razão, entender como a automação pode aumentar a produtividade sem atrapalhar a qualidade de produção é a chave do sucesso para alavancar seu negócio.

E como a automação pode ajudar na produtividade? No artigo abaixo iremos responder essa e outras dúvidas acerca da automação na indústria.

O que é automação industrial?

A automação industrial é um processo importante para a produção, afinal, trata-se de um facilitador das atividades. Ao substituir um operador humano por uma máquina inteligente e programada para atuar de forma semelhante. O resultado é um trabalho rápido e padronizado, aumentando a produção.

Equipamentos como Dosadoras Empacotadoras geram maior economia ao separar, com maior exatidão, a quantidade do produto a ser embalado. Portanto, sua utilização com outros equipamentos como SeladorasDatadoresEnvasadoras e Paletizadoras, economizam também com a mão de obra, que é reduzida devido a utilização de máquinas automáticas.

E se você quiser saber como a automação pode te ajudar em momentos de crise, leia o nosso artigo sobre as linhas de produção.

Transformação Digital

A transformação digital é um processo no qual as empresas deixam de realizar atividades de forma manual para fazê-las de maneira automatizada. A aceleração da produção é uma forte vantagem para favorecer a competitividade do mercado, aumentando consideravelmente a qualidade de produção dos produtos.

Mas por que transformar minha empresa?

O primeiro passo visando o aumento da lucratividade industrial é reconhecer a necessidade de transformação digital da cadeia produtiva. Aderir às ferramentas tecnológicas é uma forma prática e eficaz para alcançar o menor tempo de produção.

Afinal, os equipamentos podem ser incluídos em diferentes etapas do processo, desde o início da produção até o envio do produto para o ponto de venda.

Por que automatizar a produção?

Dentro do cenário industrial, contar com maquinários automáticos é essencial para que se desenvolvam atividades seguras, em larga escala e de baixo custo.

Por isso, reflita quantos processos a sua empresa desenvolve e pergunte-se: As tarefas são tarefas repetitivas? Quanto tempo o processo demanda no dia? E no mês? E no ano?

É provável que o seu time esteja desperdiçando tempo (e também dinheiro) em atividades repetitivas que poderiam ser automatizadas. Então por que não utilizar equipamentos tecnológicos para otimizar os processos?

Aumento da produtividade

É muito comum algumas pessoas pensarem que a produtividade está ligada à capacidade de cada colaborador, de modo individual.

Porém, os processos repetitivos e mal elaborados, podem afetar o rendimento e travar a produtividade da sua equipe.

As tarefas operacionais, ao serem automatizadas, permitem que os colaboradores realizem funções que demandam maior esforço ou atenção, impactando na produtividade como um todo.

Contudo, vale ressaltar que o processo de automação deve ser feito do modo correto para evitar retrabalhos e a necessidade de interferência humana.

Mas vale lembrar que, acima de tudo, uma produção automatizada significa uma produção com velocidade.

Redução dos erros

Nós somos seres humanos e isso significa que estamos propensos a errar.

Por isso, uma ferramenta de automação poderá oferecer um sistema de qualidade para uma gestão excelente dos processos, com maior facilidade e menos interferência.

Portanto, quando não há erros na produção das tarefas, o fluxo do trabalho não é interrompido e até os atrasos deixam de existir.

Além disso, sem erros, a qualidade do produto ou serviço tende a ser melhor. Assim, com rapidez e praticidade, o seu relacionamento com os clientes ou fornecedores será melhor.

Leia mais: Como uma máquina pode agregar valor em sua produção?

https://youtube.com/watch?v=T4o-_IR1qGQ%3Ffeature%3Doembed

Automação na prática

Uma empresa automatizada é dividida em duas partes: o controle, responsabilidade humana, e o operacional, destinado aos equipamentos automáticos.

A principal vantagem de incluir esse maquinário no processo é garantir que a qualidade não será prejudicada pelo ritmo constante, tornando a produção padronizada. Além disso, os procedimentos de automação podem ser aplicados de diversas maneiras, desde pequenas etapas até uma linha de produção.

Outra grande preocupação de empresas é a segurança do operador no momento de manuseio. Da mesma forma, para obter maior sucesso de produção, é preciso garantir um padrão produtivo, de modo a evitar riscos aos colaboradores.

Como escolher o equipamento ideal?

Qualidade

A princípio a automação deve levar em conta o maquinário adequado para os processos e a qualidade do equipamento adquirido.

Por isso, optar por equipamentos de maior qualidade é importante para evitar problemas como paradas para manutenção, troca de peças e outros fatores que podem afetar a sua produção.

Automação

O benefício da automação industrial está ligado à redução de gastos tendo em vista a otimização da produção. Dessa forma, é possível atender altas demandas em um curto prazo de tempo para maior rentabilidade do negócio. Mas é preciso atenção ao optar por um equipamento que ajude a aumentar sua produtividade com maior economia de custos.

Um exemplo prático está no embalo manual de produtos, que pode minar a sua produtividade. Ao produzir menos, você pode perder vendas!

Para isso, investir em máquinas seladoras e de embalagem é uma boa solução. Caso trabalhe com líquidos pensar em envasadoras auxiliam no processo produtivo e permitem o aproveitamento da produção.

Dessa forma, é possível atender altas demandas em um curto prazo de tempo para maior rentabilidade do negócio. Mas é preciso atenção ao optar por um equipamento que ajude a aumentar sua produtividade com maior economia de custos.

Acima de tudo, os canais de atendimento da Cetro oferecem uma assessoria completa para ajudar na aquisição dos equipamentos ideias para sua produção e asseguram a alta produtividade.

Acompanhe o Blog da Cetro e garanta que o seu negócio tenha as melhores soluções para automatizar os seus processos.

Quer empreender com os equipamentos corretos e contar com uma assistência completa para qualquer lugar do país? Acesse o nosso site e confira os itens que não podem faltar na sua produção.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.