Acesse a Loja

Um assunto que tem gerado grande interesse em uma parte elevada da população mundial é a chegada do 5G. Isso porque sua chegada tem a projeção de transformar o meio digital, causando evoluções na economia, na tecnologia, na produtividade das empresas e para o dia a dia das pessoas.

Com sua chegada, espera-se a geração de mais de 600 mil vagas de emprego, de acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal e a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais.

Além disso, para o meio industrial, espera-se que o 5G seja capaz de multiplicar a produtividade de inúmeros setores, modificando a maneira que as empresas lidam com a sua produtividade e com a capacidade produtiva de suas máquinas. Com o 5G, a integração entre os equipamentos pode ser integral, os relatórios de produção serão completamente fiéis e qualquer corporação poderá facilmente corrigir os gaps que ainda estão presentes em seus processos.

Dentro dessa transformação, espera-se que layouts de fábricas inteiras sejam revistos e reconfigurados de forma rápida, para aumentar sua eficiência e produtividade. Bem como que ramos como o da telemedicina, da educação a distância e do agronegócio tenham uma evolução exponente, já que a tecnologia está preparada para massificar a internet das coisas e otimizar o crescimento da inteligência artificial.

Conexão integral

O 5G traz a capacidade para o mundo se manter inteiramente conectado à internet e entre si, desde as máquinas de uma indústria, seus futuros robôs, os meios de locomoção, a iluminação das cidades, até os dispositivos pessoais, como os computadores e os celulares.

Outra questão da tecnologia que poderá ganhar força com a chegada do 5G é o polêmico Metaverso e as consequentes tecnologias de imersão em realidade aumentada. Elas vêm ganhando espaço mundial e causaram até a mudança de nome da empresa Facebook, que agora se chama Meta.

Os últimos anos também foram importantes para a evolução de todos os âmbitos da internet acelerando a chegada do 5G à sociedade e trazendo ainda mais o sentimento de que ele será necessário. Com o crescimento do trabalho em home office e com grande parte da população em casa, a maioria das pessoas buscou conexões mais estáveis e confiáveis para trabalhar, para se comunicar e até mesmo para seu lazer individual.

Ademais, o meio empresarial está sentindo a necessidade de melhorar seus processos. Com a diminuição da latência (tempo entre o envio e resposta de um acionamento), os processos ou serviços de uma empresa que dependam de uma boa qualidade de internet tendem a aumentar significativamente. Visto que a velocidade de internet do 5G, que pode ser até 10x maior que o 4G, pode entregar cerca de 1Gbps (gigabits por segundo).

Será inegável que, com a alta taxa de velocidade da rede 5G, grandes empresas de automação irão melhorar seus processos produtivos e suas transmissões de informações. Ao que tudo indica, na área da saúde, o 5G poderá democratizar o atendimento em regiões afastadas na realização de exames, como: ultrassom, radioterapia, ressonância magnética, raio-x, e mais processos em locais em que esses procedimentos sejam inviáveis.

A inserção

No Brasil, a tecnologia de conexão com velocidade ultrarrápida deve funcionar em 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal em Julho de 2022, segundo edital do leilão aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Porém, o próprio edital do 5G prevê a instalação de poucas antenas (estações de rádio base), assim o sinal cobriria apenas uma pequena parte das capitais.

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou as datas de ampla implementação do sinal 5G. Para todas as cidades do Brasil com mais de 30 mil habitantes, por exemplo, poderá ser necessário aguardar o prazo de até julho de 2029. 

Fique ligado no Blog da Cetro para saber mais sobre o mercado e sobre as novidades que podem multiplicar a sua produtividade e transformar os processos da sua empresa.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *