Acesse a Loja

Assim como controles, sistemas, softwares e hardwares, os sensores industriais fazem parte de processos industriais; entenda um pouco mais sobre estes dispositivos presentes em máquinas e equipamentos

Seja na indústria, no comércio ou residência, a tecnologia está evoluindo constantemente atribuindo dispositivos que aumentam esta evolução. Os sensores industriais são componentes que aumentam a eficiência de partes eletroeletrônicas de máquinas, como esteiras, bobinas, balanças, entre outros.

Sensores são dispositivos que captam movimentos e ações de objetos que ocorrem em processos e projetos eletroeletrônicos. Os sensores ópticos emulam essencialmente a visão e tem fabricação de acordo com a tecnologia da emissão, recepção e da radiação infravermelha.

Divisão dos Sistemas de Sensores Industriais

Os sensores industriais basicamente baseiam-se em um feixe de luz o qual é recebido por um elemento fotossensível, utilizados em diversas áreas, como sistemas automáticos de máquinas, sistemas de segurança pessoal e residencial. Com tudo, eles geralmente aparecem divididos em três sistemas mais utilizados, tanto em indústrias, como em residências e comércios:

Sensor de Barreira

Este sensor é composto por duas partes em corpos diferentes, o emissor e o receptor. O emissor tem a missão de enviar o feixe de luz do tipo infravermelho enquanto, do outro lado, o receptor irá recebê-lo. Qualquer corpo ou material que obstruir a “linha” do raio infravermelho fará com que a carga elétrica desligue o sinal entre eles.

O Sensor de Barreira pode detectar objetos a longas distancias com maior confiabilidade sendo extremamente necessário o alinhamento entre o transmissor e o receptor para que o feixe de luz possa estar alinhado e tornar o funcionamento perfeito da operação.

Este tipo de sensor tem aplicações como, por exemplo, em porta de elevador, onde a quebra do sinal faz com que ele não feche e acabe machucando pessoas ou danificando objetos.

Além disso, dentro da indústria é usado para delimitar áreas de uso do operador, como em áreas de operação de braços robóticos, onde ocorrerá a imediata pausa da máquina quando ocorrer a passagem entre os feixes.

Sensor de Difusão

Também chamado de Sensor Fotoelétrico Difuso, este dispositivo possui o transmissor e o receptor em um mesmo invólucro. À medida que um objeto intercepta o feixe de luz, essa luminosidade reflete no objeto e volta ao receptor ocorrendo o acionamento do sensor.

O sensor difuso permite o ajuste de detecção, ou seja, é possível ajustar as distancias dos raios de luz, além de alcançar com mais facilidade objetos claros, transparentes e opacos.

Seu poder de detecção é um pouco inferior aos outros tipos justamente por depender do objeto analisado, lembrando que quanto mais escuro for o objeto, menor a leitura do feixe de luz. Os receptores difusos não bloqueiam luz não polarizadas, permitindo que o mesmo identifique a luz refletida pelo objeto.

Comumente muito utilizado na contagem de peças que interceptam o feixe do transmissor ao passarem na frente do sensor transportados por uma esteira.

Sensor Retro Reflexivo

O Sensor Retro Reflexivo também possui o transmissor e o receptor envolto ao mesmo corpo, mas o seu diferencial está na necessidade do uso de um espelho prismático. O feixe de luz emitido pelo emissor é refletido pelo espelho que retorna ao receptor do sensor.

Quando há interceptação do feixe, o receptor não capta o sinal, logo não há acionamento do componente elétrico. A polarização realizada pelo espelho prismático garante que o receptor do sensor detecte apenas a luz emitida, ignorando luzes não polarizadas.

Uma das vantagens deste tipo de sensor é que ele independe de cor do objeto, podendo detectá-los em uma distância relativamente grande. O sinal emitido pelo sensor tem compreensão por três maneiras, sendo elas:

  • Modulação: Um emissor com um circuito eletrônico integrado é programado para enviar a luz através de um pulso com uma frequência específica. O receptor também tem integrado um circuito semelhante, recebendo pulsos de luz com a mesma frequência.
  • Arranjo Focal: Usadas lentes no emissor e receptor de modo a focalizar o feixe de luz com mais precisão entre eles.
  • Filtro: Os filtros bloqueiam o espectro de luz visível promovendo com mais facilidade a detecção de um sinal modulado.

Características Elétricas

Os sensores industriais possuem características elétricas importantes para o funcionamento exato durante os processos. Hoje há dois tipos de sensores disponíveis: PNP ou NPN. O PNP tem seu uso em sensores que possuem junção positivo-negativo-positivo. Já o NPN tem manejo em sensores que possuem junção negativo-positivo-negativo.

Máquinas Cetro com Sensores Industriais

Sensores Industriais: exemplo de sensor industrial em máquina da cetro.
Sistema de sensor difuso da Dosadora Automática para Pós de Bancada FLG 1000 T da Cetro (Reprodução: Youtube/CetroMáquinas)

A Cetro dispõe uma grande quantidade de máquinas que utilizam sensores industriais para o funcionamento perfeito de suas funções. São envasadoras, dosadoras, empacotadoras e linhas completas que seguem o padrão de utilização destes sensores nas indústrias, como a Dosadora Automática para Pós de Bancada FLG 1000 T.

Essa dosadora, que serve para dosar produtos em pó com extrema precisão, utiliza sensores eletrônicos do tipo difusor que detecta a entrada e saída dos frascos, garantindo mais inteligência operacional ao posicionar as embalagens no lugar adequado para o envase, de modo que seja possível alterar regulagens de altura afim de obter o posicionamento perfeito.

Se você gosta de estar por dentro de tudo sobre automação, tecnologia, indústria e inovação, fique ligado no blog.cetro.com e receba conteúdos que irão desde dicas à cases de sucesso para que você possa garantir a melhor informação.

Acesse cetro.com.br e esteja veja toda a linha de envasadoras, dosadoras, empacotadoras, seladoras, seladoras a vácuo, datadores, rotuladoras e muito mais. Produza mais e com qualidade Cetro Máquinas.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.