Acesse a Loja

A situação financeira dessas empresas do setor industrial também melhorou e empresários continuam otimistas

Durante o segundo trimestre de 2022, houve um avanço em relação ao contexto financeiro e desempenho das pequenas empresas do setor industrial nacional.

Desempenho esse que mostrou ser o melhor para o período mencionado em onze anos. É o que mostra o Panorama da Pequena Indústria, levantamento trimestral produzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A performance registrada no segundo trimestre (abril, maio e junho) deste ano de 2022 foi de 47,4 pontos, número acima do mesmo período de 2021 (46,5 pontos) e mais que o primeiro trimestre de 2022 (45,5 pontos).

Para esclarecer, o Panorama da Pequena Indústria é composto por quatro parâmetros: desempenho, índice de confiança, perspectivas e situação financeira. A pontuação segue uma escala de 0 a 100 pontos: quanto maior ela for, melhor o desempenho do setor.

Por sua vez, a pontuação destes índices reúne alguns fatores, incluindo:

  • Facilidade de acesso a crédito;
  • Plano de contratações e investimentos;
  • Probabilidade de evolução da demanda;
  • Quantidade de empregados;
  • Satisfação com a situação financeira e lucro operacional;
  • Uso da capacidade instalada;
  • Volume de produção.

É importante entender que a área da “pequena indústria” é compreendida por indústrias de pequeno porte. Neste caso, estão inclusos os setores de construção, extrativo e de transformação.

Otimismo continua em alta

De acordo com o Panorama da Pequena Indústria, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) nesta área permaneceu em 57 pontos no mês de julho, acima da média histórica (52,8 pontos).

Enquanto isso, o Índice de Perspectivas da pequena indústria, que faz uma avaliação do ponto de vista dos empresários para os meses seguintes, ficou numa média de 51,5 pontos.

Situação financeira também melhorou

Outro ponto que apresentou aumento, comparado com o segundo trimestre de anos anteriores, foi o Índice de Situação Financeira. No segundo trimestre de 2022, este indicador obteve uma melhora, chegando em 41,2 pontos e superando a média histórica de 37,9 pontos.

Juntamente a isso, o setor industrial brasileiro em geral está com uma excelente previsão para este ano. Fique por dentro deste assunto, lendo nosso artigo “Indústria brasileira: qual a perspectiva para 2022”.

Com a Cetro o desempenho da sua empresa estará sempre no máximo!

Por fim, conclui-se que o segmento de micro e pequenas empresas do setor industrial continua com boa performance geral. Apesar dos desafios enfrentados, como o alto custo de matéria-prima, os empresários desta área mostram-se positivos com relação a este segundo semestre de 2022.

Para sua empresa estar com a linha de produção no nível mais alto, conte com os equipamentos da Cetro Máquinas!

Temos a linha mais completa do Brasil em máquinas para embalar seus produtos com a qualidade que seu negócio merece! Oferecemos diversas opções de Datadores, Empacotadoras, Rotuladoras, Seladoras e muito mais!

Acesse nosso site clicando aqui e confira nosso portfólio completo.

Acompanhe mais dicas, conteúdos e tutoriais para sua indústria se desenvolver com excelência aqui, no blog da Cetro!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *