Acesse a Loja

Invista em maquinários automáticos da Cetro e aumente a produtividade de seu empreendimento de óleos vegetais!

Além da tradicional utilização na culinária como óleo de cozinha, os óleos vegetais são aplicados em cosméticos, produtos farmacêuticos e utilizados como combustível. Da conhecida semente de girassol ao abacate, as fontes de extração dos óleos vegetais são as mais diversas que se possa imaginar!

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os óleos de origem vegetal são definidos como “produtos constituídos principalmente de glicerídeos de ácidos graxos de espécies vegetais”. O estudo “O uso de óleos e gorduras ao longo da história humana” (IFSP) complementa que “o óleo vegetal é obtido através da prensagem ou extração à solvente/água de matérias-primas oleaginosas, as quais podem ser sementes, frutas e cereais”.

Globalmente, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), são produzidas em torno de 204 milhões de toneladas de óleo vegetal. Desse total, o Brasil, conta com uma produção de 9,85 milhões de toneladas anuais e ocupa a sétima posição no fornecimento de óleos vegetais, afirma a entidade.

Nesse cenário de crescimento do mercado de óleos vegetais, não é de estranhar que as mais diversas indústrias e agroindústrias estejam em uma corrida competitiva para otimizar sua produção. Por isso, agarre a oportunidade de melhorar e otimizar seu empreendimento! Conheça os maquinários especializados da Cetro e encontre o equipamento perfeito para transformar o seu negócio!

A diversidade dos óleos vegetais: produção e consumo

Apontados como alguns dos mais importantes derivados da produção agrícola global, segundo o Instituo de Economia Agrícola (IEA), os óleos vegetais têm inúmeras origens. Dentre as principais matérias-primas desses óleos figuram: amendoim, azeitona, caroço de algodão, coco, colza (óleo de canola), girassol, palma, palmiste e soja.

No ranking dos óleos vegetais, atualmente, a produção e o consumo de óleo de palma, ou dendê, é a mais significativa do mundo. Segundo o Instituto, ao final da safra 2022/23, sua produção deve atingir 77,56 milhões de toneladas, dos quais 58,7% são provenientes da Indonésia e 24,7% da Malásia.

O óleo dessa palmeira, conforme explica a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é aplicado na indústria alimentícia, cosmética, de limpeza (sabão, sabonete, amaciante, sabão em pó) e farmacêutica. Além disso, algumas empresas brasileiras já fazem uso do óleo como matéria-prima para fins de biodiesel, afirma a Embrapa.

Nas transações internacionais, o óleo de palma também é o mais comercializado ao responder por 58% das exportações entre todos os óleos vegetais. Os números devem crescer 16,9% em 2023, comparado ao volume registrado no ano passado e alcançar 51,22 milhões de toneladas, aponta o IEA.

No que se refere ao consumo, ainda conforme o Instituto, o dendê também é o de maior importância por responder por 35,7% da demanda industrial mundial. Em 2023, o consumo deve alcançar 75,97 milhões de toneladas – volume mais elevado dos últimos anos, com aumento de 6,9% em comparação aos números de 2022.

O óleo de soja ocupa a segunda colocação no ranking de produção e oferta entre os óleos vegetais no mercado mundial, com participação de 27%. Ao final da temporada 2022/23, a previsão é de que a sua produção alcance 60,21 milhões de toneladas, com crescimento de 2% em comparação à 2021/2022, finaliza o IEA.

Óleo de soja: matéria-prima energética

Como explica o estudo “Aplicação industrial de óleos vegetais em biocombustível: um estudo prospectivo e análise de sinais para apontar tendências do mercado”, de pesquisadores da Embrapa Agroenergia, “a fonte vegetal do óleo determina sua composição química e, consequentemente, sua aplicação”.

Tomando como exemplo, entre 2008 e 2019, a produção nacional de soja aumentou em cerca 80%. Neste contexto de alta disponibilidade da matéria-prima, a produção do óleo de soja subiu em torno de 60%, segundo dados da Embrapa Agroenergia.

Dentre as vastas utilidades do grão, a pesquisa aponta a soja como principal matéria-prima para a produção de biodiesel no Brasil. No entanto, para além do uso como insumo de biocombustíveis, o óleo de soja também está presente nas mais diversas cadeias produtivas – do uso industrial ao cotidiano doméstico. Sendo, por exemplo, amplamente utilizado no setor alimentício brasileiro.

De modo geral, o mercado global de óleos vegetais prevê dados positivos para os próximos anos. Segundo a Mordor Intelligence, espera-se uma Taxa de Crescimento Anual Composta de 5,4% durante o período de 2022 a 2027. Além disso, alguns estudos mostram que a demanda de óleo vegetal aumentou em 5,5 milhões no ano de 2021, podendo aumentar ainda mais ao longo do período analisado, afirma o relatório.

Nesse contexto, atenta ao crescimento do setor, a Cetro oferece soluções em inovação para transformar e otimizar as produções de diferentes empreendimentos! Como a Envasadora de Líquidos Automática em Linha com 10 Bicos, desenvolvida para trabalhar com envases automáticos e contínuos. Esse equipamento é ideal para empresas de diferentes portes, principalmente por ter componentes que são personalizáveis ao tipo de demanda e de produto do cliente Cetro.

A indústria de óleos e a Cetro

Em meio ao crescimento no setor de óleos vegetais, é necessário fomentar a inovação para destacar-se no mercado. A atenção focada na produtividade, no cuidado com o envase e a segurança com o produto e o operador – por meio de investimentos em maquinários específicos e eficientes – pode transformar a realidade do seu negócio!

Frente a esse momento, recorra a novas tecnologias para aumentar a produtividade, reduzir custos e atingir a previsibilidade dos processos: otimize seu empreendimento! Conheça os maquinários especializados da Cetro e encontre o equipamento perfeito para a sua jornada de transformação e inovação produtiva!

Recomendada para trabalhar na formação de embalagens do tipo fardo, a Enfardadeira Semiautomática Budling foi desenvolvida para agilizar a produção, dando qualidade ao processo de finalização dos frascos de diferentes setores produtivos – como o de óleos vegetais.

Garantindo excelência no acabamento, essa solução otimiza o seu negócio, pois ela pode ser facilmente colocada em linha com Túneis de Encolhimento, bem como ser abastecido por uma esteira, tornando toda a produção contínua.

A Rotuladora Semiautomática com Datador é um equipamento muito simples e extremamente eficiente que data e rotula embalagens cilíndricas de plástico, vidro e outros componentes. Além disso, a impressão de seu datador é nítida e inviolável, mesmo sendo exposta a ambientes de baixa ou alta temperatura.

Conheça os projetos e as máquinas personalizadas da Cetro e encontre as soluções ideais para aperfeiçoar a produtividade e a rentabilidade de seu negócio!

Transformação e inovação: a Cetro tem!

Acesse o Portal Cetro e conheça os maquinários que oferecem a facilitação das inúmeras etapas da cadeia produtiva dos óleos vegetais! Além disso, os empreendedores nacionais podem contar com a expertise da Equipe Cetro para desenvolver projetos customizados que atenderão as demandas específicas de suas produções, visando a evolução de seus negócios!

Seja um maquinário inicial ou uma linha industrial completa, a Cetro está preparada para sanar às carências dos diferentes mercados brasileiros com a automatização e a otimização dos processos de embalo, dosagem, selagem, rotulagem e muito mais! Não perca essa oportunidade, invista em inovação e tecnologia para se destacar em 2023!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *