Acesse a Loja

Confira o almoço especial repleto de pratos típicos da comida de boteco na matriz da Cetro em Bauru!

Nesta terça-feira, 22 de agosto, o cotidiano de almoço da Equipe Cetro foi quebrado por um evento em homenagem à Comida de Boteco brasileira. No “Boteco da Nutri!” em meio à petiscos como o tradicional pastel de carne, sanduíches de pernil e bolinhos de arroz, os colaboradores da matriz bauruense aproveitaram um almoço saboroso e com a cara do paladar nacional.

“Comidas simples da culinária regional brasileira, preparadas por cozinheiros que vivem no anonimato” – de um ponto a outro do país, inúmeros pratos compõe o que o artigo “Significação do consumo em botecos cariocas” descreve como Comida de Boteco.

Mas comida de onde?

Como explica o estudo publicado na Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECAM), a essência dos botecos é o fato desses estabelecimentos reunirem as pessoas. Favorecendo a sociabilidade que ocorre em meio ao consumo de bebidas, petiscos e comidas “de sabor tradicionalmente caseiro”.

A alimentação fora do lar faz parte o dia a dia das pessoas, seja para um café no começo do dia, um salgado, um prato feito para o almoço ou petiscos ao final do dia e em inúmeras iguarias presentes no imaginário e cotidiano do país.

Para se ter uma ideia do impacto deste nicho culinário denominado de “baixa gastronomia”, há 23 anos, o concurso “Comida di Buteco”, criado em Belo Horizonte, movimenta mais de 40 cidades brasileiras e centenas de estabelecimentos comerciais. Como aponta o artigo, esse movimento valoriza os botecos. Desse modo, os pequenos estabelecimentos se viram à frente de novos desafios: da profissionalização e contratação de chefs a “valorização da comida de raiz com certa sofisticação”.

Em linhas gerais, conforme explica a pesquisa, o concurso incrementou os negócios e ampliou o faturamento desse tipo de empreendimento. E se tem uma coisa que a Equipe Cetro aproveita tanto quanto uma boa comida é a oportunidade de transformar e inovar empresas Brasil à fora!

Comida, Cultura e Sabor!

Segundo o estudo da RECAM, a gastronomia pode ser entendida como a articulação da vivência de um local com as atividades culturais daquele espaço. Nesse contexto, a “baixa gastronomia” da comida de boteco surge como alimentos caseiros e populares, além de porções bem servidas em estabelecimentos simples.

Ovos cozidos coloridos, compotas de picles e batatas, vinagrete e molhos de pimentas; entre os pratos servidos ao time da Cetro, as raízes populares típicos desse espaço valorizam as tradições culturais – destaca o artigo.

Não à toa, o especial cardápio preparado pelas profissionais da Nutrisaude teve um sabor especial! Parte das iniciativas de valorização da equipe Cetro, os almoços temáticos proporcionam aos colaboradores um ambiente mais integrado e conectado ao cotidiano da empresa!

Confira as fotos desse momento especial do #teamcetro:


Para saber mais sobre a rotina e a cultura da Cetro, aproveite as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *