Acesse a Loja

Do mercado de marmitas ao preparo de alimentos para sua casa, conheça as inovações Cetro que otimizam a alimentação brasileira!

Há 74 anos, a fundação da Associação Brasileira de Nutricionistas iniciava um novo capítulo no acompanhamento da alimentação brasileira. Por isso, a cada 31 de agosto, como parte do calendário oficial da Federação, comemora-se o Dia do Nutricionista.

Mas você conhece o papel desse profissional? Conforme dados do Ministério da Saúde (MS), o nutricionista é responsável pelo planejamento de ações capazes de incentivar a promoção de uma alimentação adequada e saudável, através do monitoramento do cenário alimentar e nutricional da população.

Nesse contexto, é necessário projetar a importância dessa profissão ao longo das mais diversas cadeias e arranjos produtivos nacionais. Do industrial acostumado a operar em larga escala ao empreendedor que inicia sua jornada no mercado de alimentação, o nutricionista expande cada vez mais sua presença por diferentes etapas do desenvolvimento produtivo.

Especialmente dada as crescentes tendências de consumo ligadas à alimentação saudável e à saudabilidade. Somente o mercado de alimentos orgânicos, por exemplo, tem uma projeção de crescimento anual estimada em 16,44% (CARG) até 2026, conforme relatórios da Mordor Intelligence.

Uma carreira especializada na promoção da saúde, por meio da alimentação adequada e saudável, o papel do nutricionista ganha peso considerando como os hábitos alimentares são, por todo o mundo, reconhecidos como um dos principais determinantes da saúde, apontam dados do MS.

Fazendo sua parte para facilitar e otimizar o cotidiano de nutricionistas, empreendedores e profissionais do ramo da alimentação, a Cetro disponibiliza os mais variados equipamentos para a manipulação de alimentos! Conheça, abaixo, algumas das principais soluções Cetro para o mercado brasileiro e saiba como transformar seus sonhos e objetivos produtivos em realidade com o apoio de profissionais especializados!

Aproveite ao máximo as oportunidades do mercado!

Para além do papel dos insumos, é preciso entender que a alcunha de alimentos e mercadorias saudáveis envolve o cuidado com a qualidade e a segurança dos produtos em todas as etapas de uma linha de produção. Tal como coloca o relatório “Como Montar uma Fornecedora de Refeições em Marmita” do Sebrae:independentemente do cardápio e da matéria-prima, é necessário investir na boa conservação dos alimentos.

Consciência especialmente necessária nesse setor, visto que 94% dos empreendimentos que trabalham com alimentação para consumo domiciliar são microempreendedores individuais (MEI), segundo dados da entidade. Além disso, como recorda a publicação, apenas o preço de um produto não é o suficiente para conquistar consumidores. A qualidade da refeição, a variedade do cardápio e o bom relacionamento com o cliente também são essenciais para o sucesso de um negócio.

Como explica a publicação “Mercado de marmitas cresceu mais de 130% nos últimos cinco anos” (Sebrae), o público desse mercado divide-se em dois principais grupos. O primeiro é focado na compra de marmitas frescas e prontas para consumo, voltadas especialmente para o consumo no intervalo do expediente – em geral, no próprio local de trabalho.

Já o segundo grupo busca comidas congeladas e nutricionalmente balanceadas. Nesse caso, as marmitas estão relacionadas, normalmente, às necessidades específicas, sejam elas ligadas à saúde, ao bem-estar, a restrições alimentares ou a opções alimentares, como o vegetarianismo ou o veganismo.

Nesse caso, as marmitas são, muitas vezes, comercializadas em kits semanais ou mensais, facilitando a continuidade da alimentação saudável – afirma o artigo. Pensando nas necessidades de segurança, praticidade e alto custo-benefício desse setor em franco desenvolvimento, a Cetro possui uma linha completa de Seladoras de Bandeja capazes de auxiliar os mais diferentes objetivos produtivos. Entre elas, a especializada Seladora de Bandejas com Molde Customizável, cujo funcionamento você confere no vídeo ao lado!

No Dia do Nutricionista, invista em processos seguros para seus alimentos!

Se destacar no mercado é uma necessidade para estar um passo à frente da concorrência em diferentes setores. Na cadeia alimentícia, a situação não é diferente! Como explica o relatório do Sebrae, adotar estratégias de diversificação e agregação de valor, seja nos produtos ou na marca, é fundamental para que uma empresa possa se destacar no ramo das fornecedoras de refeições em marmita.

Fotografia da Seladora de Bandejas com Molde Customizável ao lado de marmitas seladas, representando os diferentes maquinários da Cetro para o beneficiamento de alimentos.
Sejam Seladoras, processos a vácuo, Envasadoras ou então um projeto customizado; na Cetro, você encontra a solução para atender seu objetivo! (Créditos: Comunicação/CETRO)

Uma missão difícil, porém, necessária em meio a um competitivo mercado. Para se ter uma base da realidade do segmento, entre os dias 13 e 14 de julho de 2022, uma pesquisa realizada pela Sodexo Benefícios e Incentivos, especializada na facilitação de cartões de benefícios trabalhistas como Vale Refeição e Alimentação, constatou que 65% dos entrevistados costumam levar marmitas para o trabalho. Destes, 51,72% afirmaram que levam marmita todos os dias, enquanto 20,63% levam até 3 vezes por semana.

Desenvolvida para auxiliar empreendedores, a Seladora de Bandejas com Molde Customizável da Cetro auxilia na ampliação da produtividade ao garantir a vedação das mercadorias com agilidade e segurança. Uma solução utilizada, principalmente, para a preservação do sabor e da aparência dos alimentos – essa Seladora trabalha com uma vedação hermética e simples, por meio do embalo com filme. Ideal para bancadas, esse equipamento pode ser transportado com facilidade entre diferentes ambientes sem complicações.

Acesse o Portal Cetro para conferir na íntegra os dados técnicos dessa solução especializada e da linha completa de Seladoras de Bandeja! Entre em contato com a Equipe Cetro, agende um teste com suas mercadorias e encontre o equipamento ideal para seu empreendimento!

Soluções Cetro no dia a dia da alimentação brasileira

Outro importante setor produtivo ligado à alimentação cotidiana da população brasileira é o setor de açougues. Aqui, repete-se a importância da agregação de valor e da necessidade plena pela segurança no embalo das mercadorias. Além da eliminação ou diminuição do desperdício de insumos.

Dada a contínua elevação da competitividade e das exigências do mercado, otimizar processos produtivos – sejam aqueles ligados ao embalo ou ao preparo de alimentos – é uma ação essencial para manter-se no mercado.

Nesse sentido, o estudo “Açougues de Luxo: Nichos de Mercado da Carne Bovina Premium” mostra que o fracionamento e a customização de cortes foram apontados pelos consumidores como diferenciais de mercado, configurando ações que justificam a agregação de valor dos produtos.

A venda de kits de carne semanais ou voltados a eventos especiais ajuda tanto na organização de uma alimentação diária mais saudável e balanceada quanto na otimização de empreendimentos nacionais. Afinal, como situa a tese da UFRGS, o desenvolvimento de novos produtos torna-se indispensável quando o cliente passa a desejar mudanças. Tais transformações podem se relacionar ao desejo por mais conveniência, variedade ou mesmo às preocupações com a saúde pessoal ou o bem-estar animal.

Confira como os equipamentos Cetro auxiliam na operação cotidiana da Casa de Carnes DeBettio, no fortalecimento de processos de agregação de valor para os empreendedores e, simultaneamente, no incentivo a uma alimentação saudável e balanceada.

A gente tem uma demanda muito alta nos condomínios de Bauru, onde a gente entrega os kits semanais, todos fracionados com a máquina a vácuo. Kit Churrasco – que vai desde o pão de alho, da pancetta, da coxinha, da carne bovina e da farofinha – que a gente faz para o cliente só ter o trabalho de ascender e preparar o churrasquinho família.” Diego DeBettio, Casa de Carnes.

Congelados e Saudáveis?

Desenvolvida pela Mintel, a pesquisa “Tendências em Alimentação Saudável: Incluindo Impacto da Covid-19 – Brasil” apurou o crescimento do consumo de comidas prontas e congeladas pela população do maior país da América do Sul. Dos 1.500 entrevistados pela empresa, 16% revelaram terem consumido mercadorias do gênero em algum momento na pandemia.

Nesse sentido, o estudo “Brasil Food Trends” – realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) – afirmou ainda que alimentos congelados ou semiprontos são os produtos alimentares que mais despertam o seu desejo de consumo quando lançados ao mercado.

De olho nas oportunidades do mercado de alimentos, a Cetro possui equipamentos ideais para atender empreendedores que apostam no setor de congelados! Parte da Linha Suprême Freeze, os Ultracongeladores da Cetro se adequam tanto ao ambiente doméstico quanto ao comercial!

Auxiliando a diminuir perdas de matérias-primas e insumos por conta do armazenamento inadequado, o ultracongelamento age diretamente na redução do desperdício de alimentos! Preparados para atender a diferentes necessidades, cada tipo de Ultracongelador possui singulares capacidades de congelamento e padrões estéticos que unem a tecnologia, praticidade e alta eficácia comum aos maquinários Cetro.

Em homenagem aos profissionais que se dedicam a transformar a saúde de pessoas de todos os cantos do país, conheça alguns processos desenvolvidos especialmente para otimizar a segurança de seus alimentos! No vídeo abaixo, acompanhe o funcionamento pleno do compacto Ultracongelador CBFM 2500 e as amplas dimensões do modelo CBFM 4000, e encontre a solução ideal para seu empreendimento ou sua casa!

“Posso colocar peças de carne, de carnes maiores, pescados e ele me avisa quando estiver no ponto certo, do jeitinho que eu preciso. Eu posso depois guardar no meu freezer, para ir descongelando aos pouquinhos, e isso pode me ajudar na produção do restaurante, do bar – para que eu consiga agilidade na produção e, com isso, ganhar muito mais!”
Chef Daniel Martins

A Cetro otimizando a alimentação brasileira

A partir do trabalho de dedicados nutricionistas e demais profissionais da saúde, são desenvolvidas, por exemplo, iniciativas como o “Guia Alimentar para a População Brasileira” – importante instrumento que apoia, a nível individual e coletivo, práticas alimentares saudáveis da população.

Feito para todos os brasileiros, como aponta o Ministério de Saúde, o guia reúne um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que contribuem para a promoção da saúde de pessoas, famílias, comunidades e da sociedade como um todo!

Neste Dia do Nutricionista, a Cetro faz sua parte para incentivar hábitos saudáveis e todos aqueles que buscam otimizar a cadeia de beneficiamento de alimentos. Sejam equipamentos para cozinhar, extratores de sucos, processadores de alimentos, soluções de embalo a vácuo ou tantos outros maquinários para a gastronomia – na Cetro, o empreendedor brasileiro encontrará a solução para transformar seu sonho em realidade!

Acesse o Portal Cetro, confira o portfólio completo da empresa e conte com o apoio de profissionais capacitados para auxiliar sua jornada tecnológica. Confira, na prática, o funcionamento dos equipamentos e das embalagens Cetro! Agende uma visita à matriz bauruense ou então às filiais belo-horizontina, carioca e paulistana e veja ao vivo o funcionamento de uma Seladora de Bandeja!

Foto ambientada da Seladora de Bandejas com Molde Customizável, representando os diferentes maquinários da Cetro para o beneficiamento de alimentos. no dia do nutricionista
(Créditos: Comunicação/CETRO)

Dos modelos premium ao aumento do shelf life, confira as principais transformações e inovações das embalagens brasileiras e otimize seu empreendimento!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *