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Acompanhe a constante movimentação das engrenagens Cetro e os benefícios da conexão entre diferentes setores e unidades da empresa!

Fortalecer o treinamento, a identidade e a cultura de uma empresa são demandas comuns ao meio empresarial. No entanto, quanto mais um negócio expande sua atuação no mercado, atingindo novos patamares e oportunidades, lado a lado, crescem os desafios. Por isso, estabelecer espaços de aprendizado, canais de comunicação e oportunidades de crescimento e integração são passos essenciais para alcançar e consolidar projetos de melhoria.

Após sua primeira década de mercado, a Equipe Cetro sabe como é trabalhar de uma forma diferente e colhe os resultados ao ver seu esforço e dedicação transformando o cenário comercial do país. Afinal, é a partir do ímpeto de transformação de cada colaborador, característica do #DNACetro, que a empresa pode desenvolver, customizar e adaptar as mais diversas embalagens e maquinários conforme as necessidades de diferentes clientes e parceiros.

No entanto, tornar-se uma das principais plataformas de produção e desenvolvimento de maquinários do país acompanha responsabilidades. Tecnologias, informação, componentes e produtos cada vez mais avançados e eficazes chegam à Cetro para serem melhorados e comercializados para empreendimentos de todo o continente.

Nesse contexto, fortalecer e capacitar toda a equipe é uma trilha feita passo a passo – interligando cada colaborador, departamento e unidade da Cetro. Um desafio e tanto, mas, como coloca Léo Mello, ser inquieto por natureza é uma das bases da empresa!

Chamado de “aprendizado informal”, como explica o “Anuário de Treinamento & Desenvolvimento 2023”, o aprendizado no local de trabalho é uma das prioridades para os profissionais da área de capacitação. Mas como organizar isso de maneira prática para diferentes departamentos e unidades de uma empresa?

Segundo levantamentos da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), a troca de conhecimento entre colaboradores, seja em formato digital ou presencial, atualmente, é o principal método utilizado por empresas brasileiras para a capacitação no local de trabalho.

Na Cetro, entre encontros presenciais, treinamentos, palestras e atividades online, os profissionais das unidades paulistas, em união com as filiais carioca e mineira, realizam diversos processos de capacitação.

O objetivo é criar oportunidades para que os colaboradores das mais diferentes áreas e ocupações abram suas cabeças para novos horizontes profissionais. Assim, a transformação continua a ser motor da Cetro, modificando o cotidiano e a forma de pensar de um time cada vez mais preparado para levar a inovação a novos patamares.

Segundo Geraldo Amorim, os treinamentos realizados pela Cetro ajudam os profissionais tanto a entenderem melhor o tamanho da empresa quanto para olharem além da venda de máquinas – para a interação com as pessoas. “O objetivo é atender bem o cliente e dar uma solução para sua empresa, seja ela pequena, média ou grande” – comenta o profissional.

Foto da colaboradora Beatriz Duarte na Fispal 2023 colaborando para as engrenagens Cetro.
Confira a participação da Cetro em uma das maiores feiras de tecnologia do continente e entenda como os capacitados profissionais da empresa auxiliam empreendedores de todo o continente a transformar seu negócio! (Créditos: Comunicação/CETRO) 

Afinal, ressalta o Gerente da filial de Belo Horizonte, do primeiro atendimento a consultoria especializada, o importante é que o cliente saia da empresa com uma experiência única e se torne um parceiro: “Porque, daí para frente, sempre que precisar de um equipamento, ele irá nos procurar!”

À 583 quilômetros da capital mineira, a colaboradora Beatriz Duarte também aponta a importância dos momentos de integração e capacitação entre os profissionais da Cetro. Segundo Duarte, que há sete anos trabalha na filial paulistana, momentos como o Cetro Corporative Day 2022 são experiências únicas. O evento deu aos colaboradores a oportunidade de conhecerem pessoalmente àqueles com quem trabalham à distância e, assim, ter um momento de conexão entre a equipe.

Por outro lado, eventos como a Fispal ajudam os colaboradores a entenderem onde a empresa está e onde irá chegar, aponta a Supervisora de Loja que esteve presente pela primeira vez na edição 2023 da feira.

Entre convenções, feiras e treinamentos, as inovações e demandas do dia a dia não dão trégua no universo Cetro. Por isso, saber como aproveitar o impulso da inquietação e das experiências ímpares da empresa é importante.

Para Beatriz, os desafios encarados por toda equipe nos últimos anos – especialmente em 2023, com trocas de sistemas e novos processos – foram divisores de água. Afinal, paralelamente às reformas, criam-se diferentes perspectivas: “em meio aos desafios e às mudanças, surgiram as oportunidades”, explica a profissional.

Para Beatriz, esse contexto possibilitou aos profissionais, que como ela são movidos por desafios, “agregar na integração de novos colaboradores, trazer um pouco da experiência de vivência na empresa, compartilhar conhecimento e conectar as pessoas de uma forma clara e objetiva”.

Na prática, segundo Léo Mello, é assim que sabemos que a Cetro está no caminho certo. “Quando a gente junta todo mundo, se olha e fala a mesma língua. A gente se entende, essa é a fórmula do sucesso da Cetro: o que a gente acredita a gente consegue colocar em prática, não é só um discurso, é uma cultura que está na parede e está correndo na nossa veia.”

Levando suas respectivas experiências e habilidades profissionais, Geraldo e Beatriz estiveram recentemente na filial carioca da Cetro. Auxiliando em processos diários da unidade, os profissionais destacam como a visita a diferentes lojas ajuda a compreender a empresa como um todo e, assim, como coloca Duarte, construir seu crescimento.

“Acho muito importante que os gestores conheçam outras filiais”, explica a profissional que descreve a viagem ao Rio como uma das melhores experiências dos últimos anos de casa. Para Beatriz, uma integração como essa possibilita entender como cada unidade funciona no dia a dia. Afinal, “cada filial é em um estado, tem suas regionalidades e traz coisas diferentes ao nosso ambiente de trabalho – isso agrega demais ao nosso profissional”, finaliza a colaboradora.

Foto do colaboradora Beatriz Duarte com a equipe de profissionais Cetro na filial do Rio do janeiro
(Créditos: Beatriz Duarte/Acervo Pessoal) 

Sobre sua estadia na Cidade Maravilhosa, Geraldo ressalta como trazer os funcionários para perto, ter empatia e ajudar no trabalho – tirando as dúvidas e apontando o caminho – é uma das primeiras coisas a se fazer. “É o DNA Cetro! Cada colaborador nas filiais tem que ter a consciência de que todos são importantes. Para encantarmos o cliente, desde sua chegada na loja até o Pós-vendas, temos que solucionar a demanda do nosso parceiro.”

Se, hoje, a Cetro soma centenas de funcionários a uma atuação que cruza o continente, dos EUA ao Paraguai; quando Geraldo e Beatriz entraram na empresa, a história era outra. É dessa comparação, fruto do comprometimento em levar a transformação adiante, que os profissionais encaram o momento atual.

Segundo Amorim, as integrações entre os colaboradores servem para que as pessoas saibam que, por trás de cada função, há uma empresa toda para ajudar. “Temos, por exemplo, um enorme setor de SAC e Suporte Técnico para auxiliar o cliente em qualquer lugar do Brasil e do mundo. Isso ajuda muito!” – comenta o profissional.

“A integração nos aproxima, nos faz trabalhar como uma só empresa, mais coesa e ágil” – Geraldo Amorim, Gerente da filial Cetro de Belo Horizonte

De maneira pessoal e profissional, Beatriz explica que levar um olhar diferente para a situação, ensinando sobre o que gosta de fazer no dia a dia, trouxe um conforto maior na hora de trazer novos processos e mudanças para a unidade carioca.

Segundo a colaboradora, os principais ensinamentos da viagem estavam focados na execução de processos de maneira clara e objetiva. Afinal, trazer conforto aos clientes é uma jornada que envolve cada área da Cetro: “Agradeço muito a equipe do Rio, que me abraçou de uma forma incrível – me senti muito à vontade nesse período. São profissionais incríveis com um futuro brilhante pela frente!”

Após embalar os equipamentos dos clientes, atualizar planilhas e avaliar onde mais é possível melhorar para o próximo mês, enumera Geraldo, quando chega a festa de aniversariantes da Cetro é sempre “um misto de alegria e dever cumprido”. Como situa o colaborador, “fechamento é uma loucura sempre, muita ligação, muito suor!”

Com uma presença especial direto de BH, a comemoração carioca teve um quê a mais: “Como, dessa vez, havia umas carinhas novas no Rio, foi o momento de batermos um papo informal, rir e comer muito”, comenta Amorim.

Foto do colaborador Geraldo Amorim com a equipe de profissionais Cetro na filial do Rio do Janeiro.
(Créditos: Comunicação/CETRO) 

Em clima de dedicação, alegria e conexão, os profissionais aproveitaram os momentos na capital fluminense para construir o futuro da Cetro. Como finaliza Geraldo, seja no Rio, em Bauru ou na filial paulistana, toda visita é uma festa: “sempre trago boas histórias e muito aprendizado”. Sobre a experiência carioca, o colaborador espera ter deixado “uma sementinha, uma palavra amiga – sempre torcendo por eles”.

Afinal, após um contato olho no olho, relata Amorim, a proximidade é maior: “Ver o rosto das pessoas é muito importante. Assim, da próxima vez que voltarmos a falar por telefone, já temos uma imagem da pessoa, lembraremos dos sotaques e saberemos dos times que torcem”.

A cada passo, aula, treinamento e capacitação, giramos a engrenagem da Cetro com o trabalho e o comprometimento de colaboradores conectados a todos os continentes, operações, parceiros e unidades da empresa!


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