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Da estratégia ao ataque, confira como foi o planejamento da Black Friday Cetro!

Na última década, a Black Friday mudou o panorama comercial de todo o continente. Como explica o artigo “O surgimento da Black Friday e os impactos da ação promocional sobre as compras de final de ano”, a relevância do evento é tal que levou muitas empresas a considerarem, com grande preocupação e atenção, a construção de seu orçamento anual de vendas, bem como o planejamento e a preparação para a ação.

Essa realidade engloba não somente as vendas presenciais, mas também o boom do comércio online dos últimos anos. Afinal, como situa o artigo publicado na Revista Gestão Contemporânea, somente no e-commerce, entre 2010 e 2020, a Black Friday registrou um crescimento superior a dois dígitos no país.

Foto de uma das Lives da Cetro na Black Friday 2023, com Léo Mello e uma vendedora da companhia.
Quer saber mais sobre os bastidores do Black Friday 2023? Confira a coluna Fala Léo especial sobre o movimentado mês de novembro na Cetro! (Créditos: Comunicação/CETRO)

O comprometimento da Cetro em levar aos consumidores o que há de mais inovador não permitiria a equipe ficar de fora da construção de um novo horizonte de oportunidades comerciais no mercado continental.

Por isso, dentre as iniciativas para proporcionar a melhor temporada de Black possível, os parceiros Cetro contaram com uma vasta produção envolvendo os mais diferentes departamentos da empresa.

Para além das promoções ao longo de novembro – entre vídeos e conteúdos fixos para redes sociais, reels informativos, campanha completa no site, projeto Esquenta Black e as lives de vendas na sexta-feira de 24 de novembro de 2023 – o que não faltou foi dedicação!

Conheça um pouco dessa jornada e saiba como a Black Friday 2023 movimentou o cotidiano da Cetro em novembro!

Mesmo após o período de pandemia de Covid-19, o contínuo crescimento de operações comerciais online influencia o mercado. E, obviamente, a Black Friday não ficaria de fora desse fenômeno!

Segundo uma pesquisa do Google, divulgada pela Revista Exame, em 2023, cerca de 91% dos brasileiros podem ter utilizado canais online para obter informações sobre preços, descontos e produtos da data.

Foto de uma das Lives da Cetro na Black Friday 2023, com um vendedor apresentando a Minivac Cetro.
De pequenos empreendedores a grandes linhas de produção customizadas, no Portal e redes sociais da Cetro, encontre as informações ideais para levar seu negócio a outro nível! (Créditos: Comunicação/CETRO)

Dessa forma, preparar as redes e canais de comunicação Cetro para o fluxo de pesquisas e consultas realizadas por possíveis clientes de todo o continente influencia não só as vendas do cotidiano, mas também o fluxo informacional de quem, mesmo antes da Black, já estava em busca de soluções inovadoras. Especialmente, os 67% da população nacional que, segundo o levantamento do Google, planejou comprar na Black Friday 2023.

Há uma década, a Cetro se fortalece como uma empresa especializada em adaptar tecnologias e soluções para as necessidades de cada cliente e mercado atendido. Por isso, não à toa a empresa sabe como se comunicar diretamente com pequenos e médios empreendedores.

Ou seja, aqueles que buscam nas promoções da temporada Black o desconto necessário para atender suas particularidades e, assim, dar aquele passo para otimizar seu empreendimento com um parceiro seguro.

Além disso, o retorno vale a pena! Afinal, como apurado pelo estudo da multinacional, além do aumento no ticket médio de compra, que atinge agora R$ 473,00; um a cada quatro consumidores brasileiros podem ter gastado mais de mil reais durante a Black Friday 2023!

No entanto, é preciso investir para garantir a preferência do consumidor. Como destacou o Head de Negócios para Varejo do Google: “O cliente está mais exigente. A Black Friday não é só comprar barato, é sobre comprar com segurança e qualidade”.

Fábio Garcia, em entrevista à Exame, ressaltou ainda como, ao adiantar a comunicação de promoções, pequenas e médias empresas encontram uma forma de destacar seu posicionamento para conquistar novos clientes.

Alvoroçadas desde o início do ano, as buscas pela Black Friday 2023 não deram trégua um minuto. Em comparação a 2022, apontam dados do Google, a pesquisa pela data cresceu cerca de 24% ano passado.

Além disso, é preciso levar em conta que, em toda América Latina, cerca de 50% do faturamento de empresas varejistas tem sua origem de recursos e mercadorias vendidas em regime de promoção. Conforme situa o estudo “Estratégias de Preço Promocional no Varejo Brasileiro para Incentivo de Vendas” (FGV).

Em relação aos aspectos positivos da Black Friday para varejistas, o artigo da Revista Gestão Contemporânea ressalta ainda a alavancagem de vendas, a captação de novos clientes e os ganhos em escala, para quem se movimenta e sabe como dialogar com os clientes, sejam eles B2B ou consumidores-finais.

Como explicou o estudo do Google, dentre os brasileiros que compram na Black Friday, metade não possuí varejista, marca ou produto/modelo definido. Ou seja, ganha quem se conectar e conquistar a confiança do potencial cliente.

No Esquenta Black da Cetro – campanha que antecipou em uma semana diversas promoções de soluções Cetro – parceiros e possíveis consumidores puderam antecipar suas compras ou, ao menos, conhecer os dados técnicos de maquinários de seu interesse!

Fruto do comprometimento de centenas de colaboradores, cada detalhe das ações de Black Friday foram pensadas minuciosamente. Afinal, haja engrenagens para girar tamanha operação!

Desde a preparação estratégica e o desenvolvimento do marketing, a verificação de disponibilidade no estoque e envio, passando pelo atendimento com o cliente até o acompanhamento no pós-vendas – o que não falta é trabalho!

Ainda assim, no momento da decisão, na propícia sexta-feira de 24 de novembro, a atenção é imprescindível! Em 2023, a personificação do ataque ficou com o trio de Executivos de Vendas da matriz, Larissa Bertaglia, Isadora Saragnoli e Eriton Ferreira que, ao longo da Black Friday, impulsionaram o boca a boca da identidade Cetro em lives no Instagram da empresa.

Seja instigando o consumidor a agarrar as oportunidades da Black Friday Cetro, como colocou Larissa no anúncio das lives de vendas. Ou então, chamando os futuros parceiros da empresa a “dar um up nos seus equipamentos e ainda economizar” – das oito da manhã às seis da tarde, os colaboradores apresentaram diferentes soluções e grupos de equipamentos em promoção.

De Seladoras a Vácuo Domésticas aos benefícios de máquinas voltadas à produção comercial, como Datadores e Seladores de Indução; ao longo do dia consumidores puderam conhecer dados técnicos e benefícios de inúmeros maquinários Cetro. E, assim, pensar em como transformar a qualidade e a produtividade de seu negócio!

Aqueles que ficaram ligadas nas lives da Black Friday Cetro 2023 puderam ainda aproveitar cupons de desconto específicos. É a conexão do conhecimento especializado, do comprometimento dos colaboradores e o ímpeto de inovação do cliente – que, por meio de comentários, pôde interagir diretamente com o #TeamCetro!

Foto de uma das Lives da Cetro na Black Friday 2023.
(Créditos: Comunicação/CETRO)

Um exemplo claro de segmento disposto a agarrar as oportunidades deste período de final de ano é o setor de Alimentação Fora do Lar. Como contextualiza a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em meio a ondas de calor intenso que atingem o país, uma das opções encontradas pela população para se refrescar tem sido justamente reunir amigos na mesa de estabelecimentos.

A partir de uma necessidade social surge uma oportunidade comercial capaz de se alastrar por toda cadeia produtiva. Afinal, segundo estimativas da Abrasel, esse comportamento deverá impulsionar significativamente o setor, que poderá apresentar crescimento de até 15% nos dias de calor.

Em entrevista à associação, Paulo Solmucci afirmou ainda que, “durante o calor, é natural que as pessoas busquem consumir bebidas mais refrescantes, como cervejas, drinks e sucos gelados. Com isso, a expectativa é de que a procura gere um crescimento de até 40% no faturamento com bebidas, contribuindo no resultado dos bares e restaurantes”.

A fala do Presidente-executivo da Abrasel é apoiada pelos valores de mercado de bebidas, cuja alta inflacionária não foi totalmente repassada ao cardápio de segmentos da Alimentação Fora do Lar.

No caso de cervejas, por exemplo, o varejo teve um aumento de cerca de 1,8%, enquanto bares e restaurantes limitaram-se, em média, a elevação de 0,72% – segundo dados da Abrasel.

No Esquenta Black e na semana de Black Friday 2023, parceiros Cetro e empreendedores da Alimentação Fora do Lar puderam aproveitar soluções e equipamentos especializados na otimização de processos gastronômicos!

Sejam equipamentos para transformar os processos de hamburguerias, pizzarias ou mesmo de sorveterias; com as atualizações do Portal Cetro e a consultoria de profissionais especializados, o que não faltou foram soluções ideais para o empreendedor transformar seu negócio.

Independentemente do segmento, uma coisa é certa: o equipamento ideal está no Portfólio Cetro!

De soluções individuais, capazes de facilitar a profissionalização e os primeiros passos rumo à automatização, a linhas de produção e projetos customizados; com a Black Friday 2023, o parceiro Cetro teve oportunidade de transformar suas perspectivas produtivas!

Além de aproveitar as vantagens competitivas de maquinários e embalagens especializadas, produtores de todo o continente contam com o apoio de um parceiro experiente, capaz de auxiliar em sua jornada de consumo e inovação! Com as promoções e descontos da temporada Black, o caminho para a otimização nunca esteve mais palpável!


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