Acesse a Loja

Existem uma infinidade de equipamentos que podem auxiliar a aumentarem sua produtividade através de processos seguros e mais higiênicos. Assim, a Seladora de Indução se torna uma aliada ao selar lacres magnéticos em frascos, potes e garrafas.

Portanto, é o equipamento perfeito para vedar frascos e embalagens, aumentando a vida útil do produto ao não permitir a entrada de umidade, evitando assim vazamentos e contaminações que afetam as características do produto.

Quer saber mais sobre as Seladoras de Indução? Acompanhe o nosso artigo!

O que é indução eletromagnética?

O princípio da indução eletromagnética está relacionado ao surgimento de uma corrente elétrica através de um condutor, já imerso em um campo magnético, no momento em que a variação do fluxo atravessa esse campo.

Em 1820, o físico Hans Christian Oersted, por meio de experimentos, notou que, ao passar uma corrente elétrica em um condutor a direção da agulha de uma bússola era alterada. Esse fenômeno é comumente conhecido como eletromagnetismo.

Mas, a partir da constatação, diversos entusiastas buscaram investigar as conexões existentes entre os fenômenos.

Após vários estudos, em 1831, o físico Michael Faraday descobriu que os fenômenos magnéticos poderiam gerar uma corrente elétrica. Com essa ideia, ficou mais fácil entender como a indução eletromagnética ocorria.

Seladora de Indução: o que é?

Também conhecida como Cap Sealer, a Seladora de Indução facilita ao selar embalagens, tornando-as invioláveis em diversas produções.

Afinal, a vantagem de sua utilização é em função do seu funcionamento ocorrer a partir do magnetismo, logo, não envolve nenhum o manuseio direto da embalagem, garantindo que o produto não tenha suas características afetadas.

Ou seja, esses fatores tornam a Seladora de Indução indicada para a indústria farmacêutica, alimentícia e de cosméticos, pois, além de selar os recipientes, evita todas as possibilidades de contaminação que poderiam ocorrer nas etapas da linha de produção.

Confira o nosso artigo: O que é uma linha de produção?

Aquecimento por indução eletromagnética

aquecimento por indução eletromagnética é muito utilizado para o endurecer ou o amolecer materiais condutores de energia elétrica, como o alumínio.

Esse dispositivo é composto por uma bobina de eletroímã, através dela uma corrente alternada de alta frequência é transmitida, sendo responsável por gerar o calor. Assim, a indução produzida movimenta os elétrons, fazendo com que atinjam uma alta velocidade para aquecer o material em até 1200ºC.

Como funciona a Seladora de Indução?

Para proteger um produto acondicionado em um recipiente de material plástico ou vidro, você pode aplicar um selo de segurança na borda da embalagem, sem interferir ou realizar alterações no produto.

E, para realizar esse processo, é preciso uma Seladora de Indução. O equipamento produz um campo eletromagnético, aquecendo o selo de alumínio, de modo que o plástico presente no selo venha a se fundir com o recipiente utilizado.

Assim, você pode selar produtos pastosos, líquidos, secos e até cápsulas. Importante ressaltar que o selo deve ser próprio para o processo, afinal, o selo de alumínio, também conhecido como liner, é responsável por vedar o recipiente, evitando que entre ar na embalagem ou ocorram vazamentos.

Dessa forma, a indução ocorre com o selo presente na parte interna da tampa, sem necessidade de inserir o selo e fixação para depois aplicar a tampa, realizando os processos juntos.

A Seladora de Indução é indicada para garantir a hermeticidade da embalagem, já que a vedação impede que entre ar na embalagem, conferindo maior vida útil do produto e suas características.

Leia mais: Como a qualidade do embalo dificulta a proliferação de bactérias?

As vantagens da Seladora de Indução 

Seladora de Indução funciona por meio de correntes elétricas que emitem um campo de radiação eletromagnética. Dessa forma, o princípio de indução eletromagnética produz calor elevado imediato para derreter o selo de alumínio.

Em seguida, adere ao frasco, atingindo o objetivo de vedação e selagem, sendo à prova de vazamentos e ferrugem.

Algumas características da selagem por indução:

  • Inviolável: A embalagem se torna inviolável e protege o produto contra vazamentos, absorção e oxidação;
  • Fixação: A fixação do selo poderá ser realizada na parte interna da tampa;
  • Proteção: Com o aquecimento uniforme, o oxigênio presente no interior do frasco é eliminado, aumentando a validade dos produtos;
  • Produtividade: O processo de selagem é rápido e permite o aumento da produtividade;
  • Segurança: Em caso de testes, a tampa poderá ser removida após a selagem para conferir a aderência.

Seladoras de Indução

A Cetro oferece soluções completas e inovadoras para você empreender com qualidade e segurança. E se você procura por Seladoras de Indução, confira a nossa seleção de equipamentos ideais para seu negócio.

Seladora de Indução Manual

A Seladora de Indução Manual é ideal para selar recipientes através do princípio de indução magnética elétrica que, ao produzir calor, fixa os lacres de modo eficaz.

Além disso, possui ajustes de tempo da selagem definidos pelo operador conforme a espessura do selo utilizado,  frasco ou embalagem.

Esse modelo é ideal para pequenas empresas, já que a selagem pode ser feita individualmente. Com ótima área útil de selagem, o equipamento é capaz de selar frascos de diversos formatos e tamanhos com alta produtividade.

Conheça a Seladora de Indução Manual da Cetro

Seladora de Indução Automática

A Seladora Automática por Indução evita que o recipiente entre em contato com superfícies quentes,  tornando o processo mais rápido e eficiente.

Com ajustes automáticos a selagem é automatizada através do circuito controlado, permitindo a operação da esteira transportadora em velocidades variáveis.

Esse modelo é utilizado em processos contínuos, podendo ser acoplada a linha de produção. Dessa forma, o operador regula a máquina uma vez e insere as embalagens, aumentando o ganho na produção.

Quer empreender com os equipamentos corretos e contar com uma assistência completa para qualquer lugar do país? Acesse o nosso site e confira os itens que não podem faltar na sua produção.

Acompanhe o Blog da Cetro para conhecer outros equipamentos que podem aumentar a sua produtividade de modo prático e econômico.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *