Acesse a Loja

Explore a diversidade produtiva do Mercado de Goiaba brasileiro com o apoio da Cetro!

Às vezes, a oportunidade de crescimento está em olhar de maneira empreendedora para elementos da própria cultura. O Mercado de Goiaba brasileiro é um dos nichos em que a inovação se faz presente, dando vazão a um grande interesse comercial que abarca a transformação e o aproveitamento de cascas, brotos, folhas, raízes, frutos e galhos da Psidium guajava L.

Soluções eficazes e práticas, como a Seladora de Bandeja CTSM 450 melhoram a aparência e o visual de mercadorias in natura e ajudam a preservar o sabor e a integridade dos alimentos! (Créditos: Comunicação/CETRO)

Estudos, como “Perspectivas para o Mercado da Goiaba: cenário atual e principais desafios”, apontam o aumento significativo da produção de goiaba em território nacional nos últimos anos. Abarcando, não apenas o consumo in natura, mas, principalmente, produtos industrializados como sucos, néctar, polpas, geleias, fatias em calda e desidratadas – destaca a pesquisa da Fatec Taquaritinga.

Além do crescimento do mercado nacional, o estudo publicado na Revista Interface Tecnológica ressalta o aumento da importância econômica global da goiaba. Em especial, nas regiões tropicais e subtropicais dado à grande presença de derivados da fruta nos alimentos consumidos pela população.

Observando as oportunidades e os vácuos produtivos no país, não deixe essa chance passar! Saiba como a inovação e o maquinário ideal podem transformar a sua participação no mercado da goiaba e otimizar sua produção.

Do embalo em larga escala a manipulação da fruta em pratos da culinária nacional, na Cetro, o empreendedor brasileiro encontra o maquinário ideal para aperfeiçoar sua participação no Mercado de Goiaba! Conheça os lançamentos e as soluções da Cetro e aproveite essa oportunidade.

Aproveite as oportunidades do Mercado de Goiaba!

Um alimento com diversas formas de utilização, como aponta o estudo da Fatec, a versatilidade da fruta reflete em seu grande e promissor mercado de consumo. De acordo com dados da pesquisa “Importância econômica da cultura da goiaba” (UFV) e levantamentos de grandes CEASAS brasileiros, a partir de 2001, demonstra-se um aumento de mais de 500% na movimentação de goiabas no país.

Com climas e solos favoráveis ao cultivo e à produção comercial da goiabeira, o estudo da UFV ressalta, no entanto, a importância da incrementação agrícola da produção de goiabas no país, bem como a ampliação da atividade industrial ligada à cultura e ao potencial de exportação da fruta.

Além disso, as oportunidades do setor unem-se a uma conjuntura macro. Dado que, de modo geral, tanto a área cultivada quanto a produção de frutas tropicais têm crescido no país devido, principalmente, à modernização e à gestão dos fatores de produção, explica o estudo da Fatec.

Otimize sua produção com inovadoras embalagens para frutas e conte com o apoio dos maquinários especializados da Cetro para transformar seu empreendimento!

Nesse sentido, beneficiando-se do momento e das oportunidades do Mercado de Goiaba nacional, independentemente da cadeia produtiva, na Cetro, empresários do setor encontram equipamentos e embalagens para otimizar suas produções!

Da manipulação da fruta in natura ao fortalecimento da agroindústria, conheça soluções como a Envasadora de Produtos Pastosos Cetro 100-1000 ml – um equipamento excelente para o envase de mercadorias pastosas, como geleias e pastas de goiaba.

Esse maquinário opera de maneira exata, eficiente e com a garantia de higiene e integridade durante toda a manipulação dos insumos. Tranquilizando empresas alimentícias e de outros setores produtivos que requerem eficácia e segurança nas operações.

Entre em contato com a Equipe Cetro e invista no maquinário ideal para sua produção! Com a solução adequada, além de reduzir seu custo produtivo, eliminando gastos ocultos e desnecessários, você investe na geração de valor para sua mercadoria, aumentando o lucro e a rentabilidade de seu empreendimento.

Acompanhe a diferenciação produtiva brasileira

Ainda que, no Brasil, goiabas de polpas branca e vermelha sejam cultivadas, cada vertente tem uma finalidade própria. Conforme aponta o estudo da Fatec Taquaritinga, enquanto as de polpa branca são mais valorizadas internacionalmente e possuem maior índice de produtividade, as vermelhas são as preferidas do mercado nacional e, por isso, são as mais industrializadas.

De modo geral, o Nordeste e o Sudeste concentram a produção de goiaba no país – com destaque para os estados de Pernambuco e São Paulo, segundo dados do IBGE. Os polos produtivos, no entanto, possuem diferentes características produtivas e mercadológicas, conforme explica o artigo “Vantagem Competitiva Sustentável e Internacionalização: O Caso da Goiabrás” (IFBAE).

Confira algumas das particularidades de cada região:

Nordeste – Pernambuco
Produção voltada
para o consumo in natura, cujos principais atrativos foram justamente a rapidez no retorno dos investimentos e as variadas formas de aproveitamento da goiaba.

Sudeste – São Paulo
Diversificada, a produção paulista tem forte participação do mercado e do processamento industrial – no entanto há pouca comercialização internacional ou exportação das mercadorias.

Fonte: Perspectivas do Mercado da Goiaba – Cenário Atual e Principais Desafios (FATEC) eVantagem Competitiva Sustentável e Internacionalização: O Caso da Godiarás (IFBAE)

Cultivada e consumida por todo o país, a goiaba teve sua produção in natura notadamente impulsionada por agricultores de origem japonesa, conforme registra o estudo da Fatec. Especialmente por meio do investimento e desenvolvimento de tecnologias de produção e da criação de variedades mais adaptadas às exigências dos consumidores. Inclui-se aqui técnicas de poda, irrigação e adubação desenvolvidas por produtores locais.

O impacto da cultura e do mercado da goiaba em regiões de imigração nipo-brasileira é tal que cidades com forte presença dessa comunidade até hoje destacam-se na produção do fruto. É o caso de Valinhos, cidade localizada no interior paulista, onde famílias de origem japonesa estão no ramo há mais de 50 anos, aponta o estudo acima, seguindo como a cidade que mais produz goiaba de mesa no Brasil.

Nesse contexto, destaca-se ainda que a expressiva colaboração do interior paulista no Mercado de Goiaba deve-se, principalmente, à grande concentração de indústrias do ramo no estado – explica a pesquisa da Fatec.

Explore os equipamentos para ampliar sua produtividade!

Foto de um Ultracongelador Blastfreezer CBFM 2500 da Cetro, como exemplo de maquinários para o Mercado de Goiaba brasileiro.
Compacto e poderoso, o Ultracongelador Blastfreezer CBFM 2500 preserva as características originais dos insumos e evita contaminações, além de possuir fácil utilização e configuração. (Créditos: Comunicação/CETRO)

Independentemente do estado do produto, os consumidores elevam cada vez mais seu nível de criticidade e exigência na escolha das frutas. No caso do consumo in natura, tanto o mercado quanto o público exigem um alto padrão de qualidade, com frutas grandes e aparentemente bonitas, reforça a pesquisa da UFV.

A coloração dos frutos, por exemplo, é um importante atributo de qualidade, dado que, ao gerar uma boa aparência, acaba por influenciar o consumidor, afirma o estudo “Estádios de Maturação e qualidade pós-colheita de goiabas ‘Pedro Sato’.” A pesquisa explica ainda que, quando colhidas completamente maduras, as frutas da goiabeira possuem somente de um a dois dias de conservação, dificultando o manejo da goiaba e sua comercialização internacional.

Por isso, uma oportunidade de geração de valor para o setor no país está justamente na produção de mercadorias industrializadas. Especialmente porque esse tipo de produto é considerado exótico e muito valorizado no exterior, embora a participação brasileira no segmento de exportação seja baixa.

Com o apoio de equipamentos especializados, como os Ultracongeladores da Cetro, em união a maquinários de otimização de embalo, como as variadas Seladoras a Vácuo da companhia, aproveite a oportunidade de agregar valor a sua mercadoria à base de goiaba!

Confira a experiência de quem já trabalha com as soluções Cetro para otimizar sua produtividade! Direto de Goiânia, o empresário Divino Silvano trabalha com polpas de frutas tropicais, como a goiaba e o maracujá, em sua empresa familiar Polpas Ouro do Cerrado.

Buscando melhorias para seu empreendimento e uma maior capacidade produtiva, incluindo a possibilidade de variação dos sabores, o produtor goiano encontrou na Empacotadora Automática de Líquidos CS 500 da Cetro o equipamento ideal para seu negócio!

Inovações Cetro para mercados em expansão!

Por todo o país, a busca por produtos mais saudáveis, naturais e com ingredientes funcionais incentiva o crescimento do mercado de sucos, conforme dados da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP).

Seja para dar o primeiro passo rumo à profissionalização ou então para desenvolver projetos personalizados; conte com o apoio das soluções Cetro – como a Rosqueadora Automática em Linha CARCM S.

Mas o que de fato significa “produtos saudáveis”, no olhar do consumidor? Segundo a Pesquisa de Alimentos e Saúde de 2020, desenvolvida pela International Food Information Council Foundation, consumidores classificam os produtos como mais saudáveis quando estão livres de elementos artificiais, são compostos por vegetais e possuem poucos ingredientes.

Nesse sentido, sucos naturais apresentam uma exponencial oportunidade de crescimento e investimento tecnológico! Segundo o relatório “Crescimento, Tendências e Previsões do Mercado de Bebidas Saudáveis (2023-2028)” da Mordor Intelligence, o setor deve crescer cerca de 7,8% na Taxa de Crescimento Anual Composta até 2026. Por isso, aproveite essa oportunidade do Mercado de Goiaba e encontre os equipamentos ideais para otimizar sua produção de sucos na Cetro!

Atenda as demandas e buscas do mercado!

Após o processamento da fruta, as principais mercadorias do setor são as goiabadas, os sucos, as geleias e as polpas, conforme aponta o estudo da Fatec. Além dos tradicionais produtos, há inovações como o ketchup de goiaba – ou guatchup – e outros molhos a base da fruta.

Segundo a pesquisa apresentada no IFBAE, na visão da Associação Brasileira de Produtores de Goiabas (Goiabrás), caso o molho agridoce (guatchup) consiga 1% do mercado de ketchup no país, a área de cultivo da goiaba terá de ser duplicada para conseguir atender a demanda. Mostrando, dessa maneira, as vastas oportunidades de crescimento para o Mercado de Goiaba nacional.

O artigo conclui que a profissionalização e a atenção para o mercado e suas exigências, aliadas ao conhecimento e à integração com a cadeia produtiva da atividade, são essenciais para a obtenção de vantagens para qualquer um que esteja no agronegócio.

Com o equipamento correto empreendedores brasileiros agregam valor aos seus produtos, elevando as mercadorias que fazem parte da cultura e da história da culinária nacional ao nível comercial de mercadorias ligadas aos segmentos premium e à alta gastronomia.

Na Cetro, o empreendedor tem a certeza de otimizar sua produção e ampliar a qualidade de seus processos, seja com soluções para o envase de produtos pastosos ou para a manipulação gastronômica. Confira a experiência completa de Ademir e Junior, da Bananinha Santa Branca, na unidade paulistana da Cetro e veja, na prática, os benefícios de soluções que atendem as demandas produtivas brasileiras!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *