Acesse a Loja

A linha de produção é um método de organizar o fluxo de produção. Este sistema se mostra efetivo e se destaca com a automação das etapas de fabricação.

Organizar um trabalho de fabricação de produtos é um desafio diário, pois engloba diversas etapas que precisam ser executadas com total eficiência e alto padrão de qualidade.

Afinal, uma linha de produção é o coração da indústria!

Logo, é na linha de produção que encontramos possibilidades de otimização de processos e aumento da eficiência.

E se você acha que aumentar a produtividade demanda altos investimentos, está enganado! Com algumas dicas é simples otimizar sua linha de produção para tornar sua empresa mais competitiva.

Linha de produção: o que é?

Antes de iniciar uma linha de produção, é preciso entender o conceito.

A linha de produção foi popularizada pela Ford em 1913, em que a fabricação dos produtos era feita em série.

Nesse modelo, cada funcionário cuidava de uma parte da produção, contando com o auxílio de máquinas ou trabalhando manualmente. Por exemplo em uma fábrica de doce de leite há três etapas de produção: disposição de embalagem, envase e fechamento da embalagem (fluxo reduzido para demonstração).

Um funcionário colocaria as embalagens na esteira. Outro, se houvesse necessidade, acionaria a Envasadora e o último, colocaria a tampa e lacre. Assim é possível embalar mais doces, comparando com apenas um trabalhador realizando todas as etapas.

E é aí que mora a eficiência da linha de produção, ou seja, a introdução da tecnologia das máquinas, foi um dos marcos da era industrial.

Leia o artigo: “Como organizar uma Linha de Produção em sua empresa?”

Como a linha de produção pode ajudar seu negócio?

Além de ser uma boa maneira de aumentar a produtividade da empresa e facilitar a fabricação, o sistema oferece outras vantagens:

  • Menor custo com treinamento, visto que o funcionário só precisará saber qual é a sua função na linha produtiva;
  • Embora seja necessário o cuidado com a ergonomia e segurança do trabalho, não é necessário um local com espaços para locomoção de trabalhadores, pois a maioria das funções é executada diretamente em seu local;
  • Como há uma etapa para cada trabalhador, cada um deles faz muito bem a sua função e não precisa se preocupar com outros pontos relacionados à fabricação.

Confira como a Automação pode te ajudar nos momentos de crise.

Aperfeiçoe sua linha de produção

A tecnologia contribui com o monitoramento das atividades e a integração das etapas produtivas. Além disso, permite a criação de relatórios para identificar e corrigir problemas. A automatização facilita o gerenciamento dos pedidos, entregas e o desenvolvimento de produtos.

Layout adequado

Para ampliar a produtividade é preciso um layout adequado para os processos. E se preocupar com esse fator traz benefícios:

  • Estoque preciso;
  • Otimização do espaço físico;
  • Supervisão dos processos;
  • Diminuição do deslocamento de produtos.

As máquinas podem ser alocadas próximas para diminuir o deslocamento de produto e matéria-prima, contribuindo para a agilidade das demandas.

Equipamentos de qualidade

As máquinas devem estar atualizadas e atender as demandas da empresa.

Equipamentos obsoletos geram perdas de matéria-prima e de tempo. Com a automação e o uso de sensores permitem a integração das máquinas, favorecendo processo contínuos, monitoramento da eficiência e a necessidade de realizar manutenção para evitar paradas na linha de produção.

Gestão de qualidade

Com tantos produtos e serviços surgindo diariamente no mercado, investir na qualidade é um fator de extrema importância para qualquer negócio. Por isso, para garantir a satisfação dos clientes e qualidade dos seus produtos, é preciso estabelecer um padrão de qualidade.

Existem métodos que podem ajudar nesse sentido, como a criação de um padrão de qualidade específico para o seu empreendimento, tornando a gestão mais prática. Além disso, criar um padrão poderá contribuir significativamente para a melhoria contínua dos processos de gestão.

Os padrões de qualidade estabelecem uma estrutura para guiar o gerenciamento das atividades principais da empresa. Com um padrão de qualidade, é identificado a melhor maneira de se fazer algo, como criar um novo produto, gerenciar os processos produtivos ou realizar a entrega de um serviço.

03 Dicas para criar um Padrão de Qualidade

Como a Cetro pode te ajudar?

Otimizar sua linha de produção requer comprometimento, mas, com algumas ferramentas, a tarefa se torna simples! Pensando nisso, a Cetro desenvolve soluções personalizadas para a melhoria dos processos focado na sua atividade.

Por isso, para que sua produtividade seja a melhor possível, os equipamentos devem acompanhar a eficiência da empresa.

Esse é o pensamento da Cetro. Oferecemos as melhores soluções para embalagens com qualidade para que sua empresa cresça cada vez mais.

Quer empreender com os equipamentos corretos e contar com uma assistência completa para qualquer lugar do país? Acesse o nosso site e confira os itens que não podem faltar na sua produção.

Acompanhe o Blog da Cetro e garanta que o seu negócio tenha as melhores soluções para automatizar os seus processos.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *