Acesse a Loja

Optar por oferecer produtos que não agridam o meio ambiente e nem a saúde humana é uma das melhores vantagens dentro de uma empresa.Por isso, é importante que você saiba quais são os tipos de embalagens sustentáveis para aderir ao seu negócio.

A seguir, você confere algumas opções para escolher aquela que mais lhe agrada.

Importância das embalagens

Mais do que um simples invólucro, a importância da embalagem é perceber que ela desempenha um papel de destaque na proteção e conservação dos alimentos. Afinal, os protege contra adversidades que podem reduzir a sua vida útil. Por isso, as embalagens são desenvolvidas para manter a integridade dos alimentos.

Quando você está fazendo compras e vai escolher um produto nas prateleiras, você prefere levar a embalagem em perfeito estado ou a que tem algum amassado?

Mesmo que o conteúdo dentro de ambas seja o mesmo, optamos pela que está em perfeito estado. Então por que levamos a que não está danificada?

Acontece que os consumidores tendem a comprar o que é esteticamente agradável, apesar de saber que o conteúdo é o mesmo.

Leia mais: Benefícios do ATM na conservação de alimentos

Como escolher a embalagem ideal?

Cada classe de alimentos tem suas especificidades e pede formas diferentes de armazenamento.

Para escolher quais tipos de embalagem são mais adequados para determinado produto, você deve levar em consideração alguns aspectos, como:

  • Textura e umidade do alimento;
  • Capacidade de preservação da embalagem, considerando a temperatura no interior do produto;
  • Se de barreira contra a luz, ar, odores, umidade ou gordura;
  • Fragilidade (se quebra ou amassa com facilidade, por exemplo);
  • Risco de perfuração da embalagem.

Leia mais: 3 máquinas de embalagem para pequenos produtores

Tipos de embalagens sustentáveis

As embalagens sustentáveis ajudam a não poluir o meio ambiente, causam menos danos, se decompõem mais rápido na natureza, podem ser recicladas e não demandam muita energia e recursos naturais em sua produção.

Além disso, há alguns plásticos que podem ser um risco para a saúde, pois possuem propriedades que desregulam o corpo humano e podem, até mesmo, causar algumas doenças.

Portanto, se você quer ser uma empresa amiga do meio ambiente, precisa conhecer alguns dos tipos de embalagens sustentáveis para implementar em seu negócio. Veja:

1. Embalagem de vidro

Uma excelente opção que permite a exposição do conteúdo e muito utilizada em produtos líquidos e pastosos. No caso dos produtos em conserva, molhos e temperos, essas embalagens contribuem para a valorização do produto.

O vidro é impermeável, assim, quando bem vedadas, apresentam grande capacidade de preservação, evitando que odores e umidade afetem o alimento.

A escolha dessa embalagem para proteger alimentos ocorre em função da sua durabilidade e resistência. Dessa forma, é possível manter alimentos isolados contra elementos externos que podem oxidar ou danificar o produto.

Outra vantagem do vidro é o fato de ser reciclável, tornando o material uma opção sustentável para as empresas. Além disso, os consumidores podem reaproveitar as embalagens de vidro para outras finalidades.

2. Embalagem de alumínio

O alumínio é a opção mais indicada para embalar produtos perecíveis e sensíveis à luz.

Devido ao fato de serem leves e duráveis, as embalagens de alumínio são utilizadas para embalar alimentos que precisam ser transportados por longas distâncias ou que ficam longos períodos em exposição nas prateleiras dos supermercados.

Além disso, sua utilização vai desde as latinhas de bebidas até alimentos em conserva.

Entre as principais vantagens dessa embalagem, podemos ressaltar:

  • Durabilidade
  • Resistência
  • Maleabilidade
  • Resistência
  • Capacidade de conservação

3. Embalagem de papel reciclado

O próprio nome já diz muito sobre a sustentabilidade dessa embalagem. Além da reciclagem, também oferecem economia de energia em sua produção e potencialização do tempo de vida do produto.

4. Embalagem de fécula de mandioca

Esse tipo de embalagem é compostável, biocompatível e reciclável. Porém, só podem ser usadas em alimentos secos ou para consumo imediato — caso contrário, correm o risco de se desmancharem com o tempo, por conta da umidade.

Gostou de saber mais sobre estes tipos de embalagens sustentáveis?

A melhor solução

Cetro Máquinas oferece diversas opções de embalagens para selar os alimentos a vácuo que são livres de bisfenol A — composto que faz mal ao organismo, causando desequilíbrio hormonal tanto em animais quanto em humanos, podendo facilitar o aparecimento de diabetes, tumores, problemas de memória, hiperatividade, entre outros.

Além disso, elas seguem os padrões de qualidade internacional e ajudam a evitar o desperdício de alimentos, aumentando seu tempo de vida útil.

Saber qual a importância da embalagem, especialmente no setor alimentício, é essencial para o sucesso. Após reconhecer sua relevância, fica claro por que é tão necessário investir nessa área e contar com bons parceiros de negócio.

Por isso, para que sua produtividade seja a melhor possível, os equipamentos devem acompanhar a eficiência da empresa.

Esse é o pensamento da Cetro. Oferecemos as melhores soluções para embalagens com qualidade para que sua empresa cresça cada vez mais.

Quer empreender com os equipamentos corretos e contar com uma assistência completa para qualquer lugar do país? Acesse o nosso site e confira os itens que não podem faltar na sua produção.

Acompanhe o Blog da Cetro e garanta que o seu negócio tenha as melhores soluções para automatizar os seus processos.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *