Acesse a Loja

Muito se sabe que em épocas de controle de epidemias o assunto higiene e cuidados pessoais vem mais à tona, e junto a ele, a utilização de produtos que facilitam e são os responsáveis por essa higiene também cresce. O álcool em gel, por exemplo, já acabou em muitas lojas, farmácias e mercados e por isso, crescem na internet receitas caseiras, métodos não convencionais e a indicação de produtos que na verdade não são indicados para a higiene pessoal.

Mas no que acreditar nessas horas, será que tudo isso é apenas uma invenção para vender esses produtos?

A resposta é não. A higiene pessoal e a utilização desses produtos são coisas normais e deveria ser comum todos os dias, mesmo fora da época de pandemia. A gripes normais e resfriados também são vírus e muito provavelmente são adquiridos da mesma forma que o tão temido corona, ou seja, através do ar. Essas gripes e resfriados do dia-a-dia, são conhecidas pelos médicos e especialistas como viroses, e elas, muito provavelmente, podem ser evitadas assim como o Corona, com cuidados com a higiene pessoal e com possíveis áreas por onde o vírus passou, bem como evitar locais onde há acumulo de pessoas.

Por que o álcool precisa ser 70%?

O álcool 70%, como o próprio nome já diz, possui 70% de sua massa formada por álcool e o restante em agua. Essa concentração é necessária porque a composição age em conjunto dentro do organismo do vírus, de forma que a água aja como a porta de entrada para o álcool, que desnatura as proteínas do organismo, desta forma, o vírus bactéria ou fungo é neutralizado muito mais rapidamente. Além disso, os 30% de água na formula faz com que quando o gel entre em contato com a pele, não evapore tão rapidamente.

Os produtos caseiros funcionam?

Depende! Você tem que tomar muito cuidado ao fazer receitas lidas na internet, prefira sempre aquela receita de uma fonte que você confia, ou de quem se diz especialista da área. As receitas caseiras não possuem elementos importantes que estão presentes nos industrializados ou manipulados e muitas vezes não garantem eficácia alguma.

Além disso, muitas receitas caseiras trazem alguns tipos de produto que podem ser prejudiciais à saúde, principalmente a da pele, produtos ácidos como o vinagre, se forem submetidos à luz do sol, podem acabar queimando qualquer área que teve contato com ele. O vinagre também não tem a capacidade de impedir a proliferação dos vírus como o álcool gel, já que ele só possui 5% de ácido acético, que faria o papel do álcool, em sua composição, o que não é, nem de longe, a quantidade necessária.

Mas se não tem nas lojas, como faço?

Os produtos não estão em plena falta. É possível achar o álcool em gel, desinfetantes para a limpeza diária, e outros produtos para a casa nos mercados e vendas. É claro que em muito menos quantidade se comparado a épocas fora da pandemia, portanto, quando encontrar o produto desejado, compre e utilize-o sempre que necessário, mas seja moderado. Além disso, nada substitui bons hábitos de higiene, lavar as mãos em toda sua extensão e pelo tempo recomendado, que normalmente é de 20 segundos.

Onde e como o álcool gel é feito?

O álcool gel pode ser feito em qualquer farmácia de manipulação, ou até mesmo em casa, mas com os produtos necessários: o Carbopol 940 (10g), a Trietalonamina AMP 2000 (10 gotas), o álcool 96% unido a 30% de água (totalizando 1L), ou apenas o álcool 70% (1L).

Para fazer, basta unir primeiramente o carboprol a mistura de água e álcool e esperar a hidratação por 24 horas, quando estiver hidratado, adicionar o AMP 2000 e misturar, até que a combinação de componentes vire uma mistura cremosa e transparente, chegando em seu ph ideal que é de 5,5. A partir daí, basta envasar este álcool em frascos adequados ou em embalagens de refil para os recipientes de parede.

O envase é um dos momentos mais importantes da fabricação. Neste momento, é necessário extremo cuidado e higiene, por isso, empresas deste ramo utilizam, sempre, máquinas produzidas em aço inoxidável e de fácil limpeza para que não exista o risco do acúmulo de impurezas e de corrosão.

Fique ligado no Blog da Cetro e não perca nenhuma dica para o seu dia a dia, ou para o dia a dia da sua empresa, seja para aumentar a sua produtividade ou para você ter uma vida melhor.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.