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Perder consumidores é normal em qualquer empresa, entretanto, não aplicar técnicas para recuperar clientes inativos é um erro. Ainda mais porque é necessário investir mais dinheiro para conquistá-los do que recuperá-los.

Além disso, utilizar essas estratégias não é uma tarefa tão difícil assim. Com as dicas certas você poderá trazer os consumidores para perto da sua empresa. 

O que é um Cliente Inativo?

Cliente inativo é aquela pessoa que um dia já confiou na sua empresa e consumiu seu produto ou serviço.

Porém, atualmente, ele não está mais com você e tem, até mesmo, ignorado suas chamadas. Por isso, você precisa de algumas estratégias para reativá-lo e fazer uma nova venda para ele.

Compreenda o cenário

Antes de partir para a implementação das técnicas para recuperar clientes inativos, você precisa compreender todo o cenário que impactou nesse acontecimento, como os motivos para que eles tenham  se afastado.

Nessa etapa, também é necessário conhecê-los e segmentá-los, para então aplicar as estratégias de uma forma mais assertiva.

Você pode utilizar ferramentas que auxiliem no gerenciamento e análise das interações com os clientes, como a CRM (Customer Relationship Management) — Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução para o português.

Técnicas para recuperar clientes inativos

Só após compreender o perfil dos seus clientes e os motivos que os levaram a deixar de  escolher novamente a sua empresa na hora da compra ou utilização de um serviço, você poderá aplicar as técnicas de recuperação.

Veja quais são elas:

1. Invista nas redes sociais com conteúdos interessantes

Atualmente, investir nas redes sociais é uma etapa fundamental para que sua marca tenha visibilidade, não apenas para conquistar novos clientes, mas também para fidelização e recuperação. Portanto, utilize essa tecnologia ao seu favor.

Além do mais, você também deve disponibilizar conteúdos que são relevantes e que despertam o interesse dos seus consumidores. Por esse motivo, é tão importante conhecê-los.

2. Ofereça um novo produto ou serviço

Lance um produto ou serviço novo para despertar o interesse dos clientes inativos. Aproveite essa oportunidade para fazer contato, como mandar um e-mail marketing sobre o lançamento.

3. Cupons de descontos ou brindes

Outro modo de reativar clientes é oferecer cupons de descontos ou brindes. Para isso, você pode analisar os últimos pedidos efetuados para entender os interesses e identificar quais produtos foram adquiridos para, então, criar uma proposta irresistível.

Por fim, não se esqueça de investir no pós-venda para conquistar o consumidor por meio do desenvolvimento de uma relação entre cliente e marca e, desta forma, evitar o distanciamento.

Continue acompanhando o Blog da Cetro para novos conteúdos que podem contribuir com seu crescimento pessoal, profissional e empresarial.

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